Educação Ambiental nas aulas de Química: conhecimento prévio dos alunos do 3º ano sobre tratamento do lixo.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ambiental
Autores
Schitz, K.G. (UFAM) ; Farias, S.A. (UFAM)
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola Estadual, em Manaus. Com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tratamento do lixo, foi elaborado um questionário com 6 questões contendo perguntas sobre o que eles fazem com o lixo que produzem, os 3 R’S, tempo de decomposição e coleta seletiva. Pode-se observar que esses alunos tem uma grande carência de ensinos que tratem destes assuntos. A Educação Ambiental precisa ser uma aliada do currículo e não destiná-la como uma nova disciplina. Ela deve ser desenvolvida de maneira interdisciplinar e estar presente em todas as relações e atividades escolares.
Palavras chaves
Educação Ambiental; Lixo; Conhecimento Prévio
Introdução
Os problemas no meio ambiente, no qual o homem vem causando há muito tempo por suas ações, podem ser amenizados a partir da Educação Ambiental nas escolas. A partir deste meio de ensino, cada aluno passará a assumir e adquirir o papel de membro principal do processo de ensino/aprendizagem. Essa educação precisa ser uma aliada do currículo e não destina-la como uma nova disciplina. Ela deve ser desenvolvida de maneira interdisciplinar e estar presente em todas as relações e atividades escolares, na busca de um conhecimento integrado, para refletir sobre as questões atuais e sobre qual mundo queremos viver (MEDEIROS, et. al, 2011). . De acordo com Ausubel, as ideias âncoras, ou seja, os conhecimentos prévios dos alunos, seria uma ponte para construção de um conhecimento integrador. Esse conhecimento se daria por conta da reconfiguração das estruturas mentais existentes, ou a elaboração de novas estruturas. Quando se identifica uma concepção prévia do aluno, o professor deve fazer sua intervenção no planejamento do seu trabalho diário para sanar as dificuldades encontradas ou integrar o novo conhecimento com o já existente. A escola é o lugar onde o aluno irá dar sequência ao seu processo de socialização, no entanto, comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no decorrer da vida escolar com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, contudo a escola deve oferecer a seus alunos os conteúdos ambientais de forma contextualizada com sua realidade (MEDEIROS, 2011). O objetivo da pesquisa foi diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao tratamento do lixo.
Material e métodos
No desenvolvimento da pesquisa adotamos os pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, visto que buscamos compreender conhecimentos que os estudantes já traziam com eles sobre o tratamento do lixo. Na análise e organização dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. De acordo com Bardin (2011) nessa pesquisa, não busca compreender apenas as mensagens explícitas, mas também as implícitas. Para coleta dos dados, foi elaborado um questionário com 6 perguntas sobre o tratamento do lixo, conforme pode ser observado abaixo: 1. O que você faz com o lixo que você reproduz? 2. O que você entende por reciclagem? 3. Você costuma reutilizar algum tipo de material que vai para o lixo? 4. Qual material tem uma decomposição mais adequada? 5. Você sabe o que é coleta seletiva? 6. Observe a figura ao lado que representa lixeiras para separação do lixo e, associe a cor da lixeira com o tipo de matéria: Cada questão dessas tinha algumas opções para marcar a resposta.
Resultado e discussão
A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano em uma escola Estadual,
localizada em Manaus, Amazonas. O questionário foi aplicado com 35 alunos. A
primeira pergunta é sobre o que eles fazem com o lixo que produz, e 91, 45 %
da turma marcaram a opção: Joga no lixo.
Na segunda pergunta uma média de 54,28% de alunos disseram que reciclagem é
o reaproveitamento de materiais específicos para um novo produto.
Uma das alternativas encontradas para a diminuição dos problemas causados
pelo excesso do lixo na natureza foi a reciclagem, que, portanto harmoniza a
relação entre o homem e a natureza, mantendo assim um equilíbrio.
Ao perguntar qual lixo tinha o maior tempo de decomposição, 60% dos alunos
marcaram o vidro com o maior tempo e, 34, 3% dos alunos marcaram a
alternativa plástico. De acordo com as pesquisas realizadas, o vidro é um
material inorgânico, tendo seu reaproveitamento de 100%. Ele por sua vez, é
sim um dos com maiores tempos de decomposição. Decompõe-se aproximadamente
entre 100 mil anos a 1 milhão de anos.
Na pergunta sobre coleta seletiva, 11 alunos responderam que não sabem o que
é, 20 responderam que sim e alguns explicaram o que é a coleta seletiva, foi
possível categorizar as respostas
Analisando a tabela, vemos que maioria dos alunos conhece coleta seletiva do
lixo, mas ao mesmo tempo que demonstram esse conhecimento, existe o
desconhecimento do processo da coleta seletiva do lixo e a situação atual.
Os 11 alunos que não conhece a coleta seletiva do lixo, representam as
pessoas em geral que não conhecem e se houvesse um projeto eficaz, seria
impossível que todas essas pessoas não soubessem ao menos a existência dela.
E por fim, na ultima questão apenas 4 alunos acertaram as 4 cores das
lixeiras.
Conclusões
Sendo assim, após os resultados obtidos, conclui-se que a grande maioria desses alunos joga o lixo no lixo. Eles não separam em suas casas, pois, como foi visto em suas respostas, até entendem o conceito sobre os 3Rs, mas não sabem ainda definir e como se fazer uma Coleta Seletiva. Mesmo sabendo todos os impactos causados pelo excesso e descarte incorreto do lixo, eles ainda sim continuam não separando. A partir disso, deve-se levar em consideração que não devemos nos fixar apenas na conscientização ambiental, mas sim nas técnicas como, por exemplo, ensinar as cores das lixeiras seletivas.
Agradecimentos
Agradeço a Deus por tudo que me concedeu e concede. À minha querida orientadora por sua dedicação e principalmente sua paciência. À minha linda mãe por estar sempre a
Referências
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L.; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.