PRODUÇÃO DE CARTEIRA E CADEIRA ESCOLAR A PARTIR DE GARRAFAS PET

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Santos, L.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA UERR) ; Carvalho-oliveira, J.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA) ; Silva, A.F. (ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR) ; Oliveira, A.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA UERR) ; Santos, E.S. (INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA IFRR)

Resumo

o presente trabalho fez parte das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) e visou reutilizar garrafas PET. Trabalhou-se com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola de Rorainópolis-RR no segundo semestre de 2016, produzindo carteiras e cadeiras escolares. Os estudantes consideraram um produto inovador e com muito potencial de uso. Durante o projeto foram trabalhados conteúdos de química e educação ambiental. Os resultados foram muito satisfatórios em relação à motivação e interesse dos estudantes. O produto foi escolhido para ser apresentado na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Roraima, mostrando que a proposta atingiu os objetivos.

Palavras chaves

PIBIC; Lixo Plástico; Educação Ambiental

Introdução

O aumento dos resíduos sólidos no Brasil cresce continuamente. A produção de lixo chega a 1 a 1,15 kg por hab./dia semelhante aos países da União Europeia de 1,2 kg por hab./dia (JACOBI, 2011, p.139). O plástico possui como principal matéria-prima a Nafta, um derivado do petróleo sendo um recurso não-renovável. Há necessidade de reutilizar e reciclar a fim de reduzir o volume do lixo e outros fatores importantes para a gestão ambiental de resíduos. Comercialmente existem diversos tipos de plásticos: HDPE – Polietileno de alta densidade, PET – Poli(tereftalato de etileno), PVC – Poli(cloreto de valina), PP – Propileno e PS – Poliestireno. O PET vem sendo utilizado na fabricação de garrafas para acondicionamento de bebidas gasosas, filmes de poliéster para embalagens e fiação para o setor de vestuário, representando 3% do total de mercado de plástico e 10% do mercado de plástico destinado à embalagens. Porém os plásticos permanecem na natureza por muito tempo, causando poluição no ambiente (CARDOSO, et al, 2009). Para Russo (2003, p. 100) reciclar é uma das principais formas de reduzir a produção de lixo, destacando que a sensibilização das pessoas é de extrema importância na seleção da origem. Sendo assim, esse trabalho visou utilizar a reciclagem para se obter um produto novo, de importância e praticidade para um ambiente educacional, fácil de construir e de baixo custo, além da sensibilização da comunidade escolar. Em Rorainópolis RR a produção de lixo plástico é elevada e a população carece de sensibilização ambiental para a sua redução.

Material e métodos

A pesquisa foi desenvolvida em forma de projeto interdisciplinar em parceria com uma escola pública de Rorainópolis RR e aplicada em uma turma de 27 estudantes do 1ª ano do ensino médio. Contou com o auxílio de dois alunos voluntários em horário oposto ao da aula. A natureza da pesquisa é aplicada, pois considera a utilização e prática dos conhecimentos dos envolvidos avaliando uma realidade circunstancial. Possui característica qualitativa em que a discussão e os resultados são embasados nos levantamentos e análise dos dados que a pesquisa fornece (GIL, 2008, p. 175), onde os dados coletados são predominantemente descritivos (CRESWELL, 2007). Quanto aos procedimentos tratou-se de uma pesquisa de campo, com o objetivo de conseguir informações sobre o lixo plástico PET e testar algumas hipóteses como descarte incorreto desse resíduo, pois foi necessário ir a campo e utilizar métodos para extrair essas informações (LAKATOS, 2003, p. 186). Para a coleta de dados utilizou-se questionários, observação sistemática, diário de campo e registro fotográfico.

Resultado e discussão

O diagnóstico revelou que o lixo PET quando reaproveitado é utilizando para acondicionar água, suco, óleo de fritura, entre outros, e que os entrevistados não sabem como reutilizar esse material; a produção de lixo de garrafas PET é elevada; parte dos entrevistados possuem consciência ecológica, porém não podem contribuir diretamente com o desenvolvimento sustentável, pois separariam o lixo para a coleta seletiva, por exemplo, mas o município não possui este programa de coleta; também esclareceu que o destino final que o lixo PET recebe é o lixão da cidade, pois o lixo comum e o lixo residencial acabam tendo este destino. A confecção da carteira e cadeira foi trabalhosa, apresentou diversos desafios, mas foi muito satisfatória tanto em relação à sensibilização quanto à qualidade do produto final obtido e motivação dos estudantes envolvidos. Os resultados apontaram a necessidade de políticas públicas para sanar o problema e um trabalho contínuo de sensibilização nas escolas.

Conclusões

Os objetivos foram alcançados. Obteve-se um produto de qualidade e inovador, de baixo custo, sendo uma ideia sustentável que pode ser usada dentro do ambiente escolar ou residencial. A maioria dos participantes defende que não tem culpa direta na situação atual, considerando a trajetória dos resíduos desde a sua fabricação até seu descarte. A situação da cidade em relação ao grande volume de resíduo que é enviado ao lixão é resultado do consumismo, e se justifica pelo fato de que o município não possui nenhum tipo programa de coleta seletiva que ajudaria a reduzir o volume do lixo.

Agradecimentos

Ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ); à UERR; aos gestores, professores e estudantes da Escola campo participantes do projeto.

Referências

CARDOSO, R.S., et al. Uso de SAD no apoio à decisão na destinação de resíduos plásticos e gestão de materiais. Pesquisa Operacional, v. 29, n. 1, p. 67-95, jan-abr. 2009.
CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos avançados, v. 25, n. 71, p. 135-158, 2011. p. 139.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2003. ISBN 85-224-3397-6. p. 202.
RUSSO, M. A. T. Tratamento de resíduos sólidos. Texto de apoio aos alunos da disciplina de Tratamento de Resíduos Sólidos. Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2003. Disponível em: www1.ci.uc.pt/mhidro/edicoes_antigas/Tratamentos_Residuos_Solidos.pdf. Acesso em 22 Mar. 2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul