REUTILIZAÇÃO DE PLÁSTICOS: UMA FORMA DE ARTICULAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE POLÍMEROS ATRAVÉS DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ambiental
Autores
Salles Macena da Cruz, B. (IFRJ) ; Barbalho Ribeiro de Freitas, A. (IFRJ) ; Leão, I.S. (IFRJ)
Resumo
Atualmente muito se discute sobre os impactos ambientais causados pelo descarte dos plásticos. A falta de conhecimento, o desinteresse pelo problema e a falta de oportunidade para amenizá-lo, são significativos empecilhos para melhora deste quadro na sociedade. Neste trabalho é descrita a realização de uma exposição de ciências a partir da reutilização de polímeros, em especial o tipo PET, com o objetivo de promover a conscientização dos males que o descarte de plásticos pode gerar para o meio ambiente, trabalho este que cooperou para a reflexão sobre a importância do reuso dos plásticos para o meio ambiente.
Palavras chaves
Química; Reaproveitamento; Meio Ambiente
Introdução
As enchentes podem causar entupimentos de valas e bueiros, desabrigar pessoas principalmente as moradoras de periferias. A poluição visual é outro problema causado pelos resíduos plásticos. Além disso, há um forte impacto no ecossistema marinho. As embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira regular ou irregular - em lugar de serem encaminhadas para reciclagem contribuem muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica, e muitos outros tipos de impactos ambientais menos visíveis ao consumidor final. (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2016) Um dos poluidores mais efetivos é o plástico. Os danos causados ao meio ambiente são reflexos da falta de consciência ambiental da população como um todo, pois sem este conhecimento não há a prática da reutilização e da reciclagem. Segundo Silva (2007), a escola é um dos meios indispensáveis para se conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação entre a sociedade e a natureza, bem como para buscar soluções para os problemas ambientais. O presente trabalho ressalta o ensino de química interligado a conscientização ambiental, através da problematização do descarte indevido de plásticos em seu cotidiano, em especial o politereftalato, PET. Onde realizou-se uma feira de ciências com o objetivo de promover a conscientização da importância de reutilizar o PET em nosso cotidiano.
Material e métodos
O campo de observação deste trabalho foi a Escola Estadual Vila Bela, situada no bairro de Mesquita – Rio de Janeiro. A turma trabalhada foi a 2ª série do Ensino Médio, turno matutino, composta de 45 alunos e este trabalho foi realizado utilizando uma abordagem quantitativa através de estatística descritiva oriunda dos questionários aplicados durante a culminância do projeto. A metodologia aplicada neste trabalho baseou-se em duas etapas. Na primeira foram confeccionados objetos oriundos da reutilização de garrafas PET. A segunda etapa se constituiu na aplicação desta pesquisa onde aconteceu a culminância do projeto durante a realização da feira de ciências, momento este que foram aplicados questionários investigativos na entrada e na saída dos alunos durante a ocorrência do evento. Questionário aplicado antes da entrada na feira de ciências 1- Você já visitou de uma feira de ciências? 2- Você já reutilizou o plástico da garrafa PET para algum fim? 3- Você sabe o que é um polímero? 4- Você tem conhecimento acerca de descarte de plásticos? 5- Você tem noção sobre educação ambiental? Questionário aplicado na saída da feira de ciências 1- Você vai reutilizar plásticos de garrafa PET em seu dia a dia? 2- Você vai informar seus amigos sobre os danos que o descarte inadequado de plásticos gera ao meio ambiente? 3- Você compreendeu o que é um polímero? 4- Você sabe a diferença entre reuso e reciclagem?
Resultado e discussão
Nota-se uma mudança significativa no que diz respeito ao conhecimento
teórico adquirido sobre os polímeros após o tempo de estudos, assim como a
aceitação em participar de mais atividades como esta e a vontade de estudar
de forma mais detalhada a temática em questão.
A partir da figura 1 pode-se verificar que a maior parte dos estudantes
nunca haviam participado de eventos como este e que não têm consciência do
que é educação ambiental, visto que na última pergunta a grande maioria
marca a opção positiva, resposta esta que não é coerente com o que disseram
não ter praticado nos itens anteriores.
Analisando a figura 2 é possível averiguar que um número significativo dos
estudantes compreendeu os ensinamentos propostos no evento e que pretendem
repassar a ideia do reuso de plásticos, mostrando assim que o objetivo do
trabalho foi alcançado.
Ainda foi possível verificar durante o evento o grande interesse dos alunos
em aprender mais sobre o reuso dos plásticos e alguns relatos por parte dos
mesmos acerca dos impactos ambientais causados por garrafas PET na região
onde moram e um estudante ao sair do evento disse que no mesmo dia iria
começar a juntar garrafas PET para confeccionar uma cama e uma mesa , pois
eram móveis que ele não possui em sua casa.
Gráfico relativo as respostas do questionário aplicado antes da entrada na Feira de Ciências.
Gráfico relativo as respostas obtidas no questionário aplicado após a Feira de Ciências.
Conclusões
Diante dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários aplicados aos alunos no começo e no fim da atividade da Feira de Ciências, pode-se afirmar que o objetivo principal da pesquisa foi alcançado, pois os alunos visitantes saíram do evento com um mínimo de conscientização sobre o descarte inadequado de plásticos no meio ambiente e um melhor conhecimento da teoria dos polímeros. Quanto aos integrantes do grupo,todos estudaram o tema em questão e repassaram os conhecimentos adquiridos durante o tempo de pesquisa tornando-se difusores do conhecimento científico.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental> Acesso em: Acesso em: 05 jun. 2017.
DA SILVA, Erivanildo Lopes. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores. 2007.