Aplicação do planejamento de mistura para otimização do preparo de amostra de peixe da espécie Mugil Ceplahus empregando MP-AES
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Química Analítica
Autores
Pacheco, C.S.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Barreto, P.K.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Moreira, L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; Batista, M.A.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; da Silva, E.G.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) ; dos Santos, A.M.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
Resumo
Um planejamento de mistura simplex centroide foi utilizado para avaliar a melhor proporção de HNO3,H2O2 e H2O em um procedimento de decomposição de fígado de peixe utilizando o bloco digestor. A matriz utilizada consistia em 9 experimentos. As respostas avaliadas foram o sinal de intensidade dos elementos Zn, As e Mn, no qual uma mistura contendo 1,8 mL HNO3, 1,5 mL H2O2 e 1,7 mL H2O foi a melhor proporção indicada pelo planejamento para se obter uma melhor extração dos elementos de interesse. As ferramentas quimiométricas utilizadas foram eficazes para o estabelecimento de uma mistura satisfatória para a determinação de zinco, arsênio e manganês em amostras de peixe.
Palavras chaves
Simplex centroide; peixe; Decomposição
Introdução
Com o crescimento populacional e o aumento da atividade industrial, o ambiente costeiro vem sendo afetado pelas ações antrópicas provenientes do lançamento de efluentes domésticos e industriais no ecossistema aquático causando uma série de impactos incluindo a liberação de metais no ecossistema (QADIR & MALIK, 2011). O consumo de peixe vem crescendo mundialmente, sendo considerado um alimento saudável em uma dieta equilibrada, devido aos seus benefícios nutricionais e terapêuticos. Alguns órgãos metabólicos como brânquias, fígado e rins são utilizados como um índice de poluição de metais em um ecossistema aquático, onde acumulam maiores quantidades que outros tecidos. Com intuito de atenuar os valores de branco, custo e geração de resíduos foi empregado o uso de ácido diluído. O objetivo deste trabalho foi aplicar um método de digestão em amostras de fígado de peixes, utilizando ácido diluído em um planejamento de mistura simplex centroide para obter a melhor proporção entre HNO3,H2O2 e H2O.
Material e métodos
Um planejamento de mistura simplex-centroide com restrição foi aplicado na otimização do preparo da amostra por decomposição em bloco digestor para avaliar a melhor proporção entre os reagentes HNO3,H2O2 e H2O. As respostas avaliadas foram os sinais de intensidade para os elementos Zn, As e Mn. A condição ótima foi determinada aplicando-se a função desejabilidade, onde a resposta avaliada foi o aumento do sinal analítico.
Resultado e discussão
A Figura 1 possibilita concluir que a condição (1,8 mL HNO3, 1,5 mL
H2O2 e 1,7 mL H2O ) foi adequada para
determinação dos metais em amostra de peixes. Na Tabela 1 estão os modelos
matemáticos utilizados no ajuste do planejamento de mistura. O cúbico espacial
foi o melhor ajustado, pois os modelos linear e quadrático não foram
significativos apresentando falta de ajuste. A exatidão do método foi
confirmada por análise do material de referência certificado NIST 1577b de
fígado bovino. O método proposto será aplicado na determinação de As, Zn e Mn
das amostras de fígado de peixe da espécie Mugil Cephalus, coletadas na Baía
do Pontal na cidade de Ilhéus, litoral sul da Bahia.
Conclusões
As ferramentas quimiométricas utilizadas foram eficazes para o estabelecimento de uma mistura satisfatória entre os reagentes HNO3,H2O2 e H2O para a determinação de elementos essenciais em amostras de peixes.
Agradecimentos
CAPES, FAPESB, GRPQQ, GPQAS
Referências
QADIR, A.; MALIK, R. N. Heavy Metals in Eight Edible Fish Species from Two Polluted Tributaries (Aik and Palkhu) of the River Chenab, Pakistan. Biol Trace Elem Res , 143, 2011 1524- 1540.