ANÁLISE DE SÓLIDOS DOS EFLUENTES NO MUNICÍPIO DE IPIXÚNA-PA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Barbosa Figueiroa, L. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Soares Costa, K.L. (UFPA) ; Nascimento Freitas, G.F. (UFPA) ; Lopes da Cunha, E. (UFPA) ; do Nascimento Damascendo, V.G. (UFPA) ; Pereira Santos, S. (UFPA) ; Cabral Modesto, S. (UFPA) ; Fernandes Dantas, K.G. (UFPA)

Resumo

Efluentes são resíduos produzidos por indústrias ou outras atividades exercida por humanos, que são despejados no meio ambiente, podendo ser na forma de sólido ou gases. Muitos desses influentes são nocivos para a fauna e a flora, ocasionando até complicação na saúde dos cidadãos que vivem ao redor onde são despejados esses resíduos. Esse trabalho mediu os parâmetros necessários para determinar se a água de Ipixuna é possível ser consumido.

Palavras chaves

EFLUENTES; SÓLIDOS; IPIXÚNA

Introdução

INTRODUÇÃO O trabalho aborda a importância das analises feitas nos dejetos encontrados no município de Ipixúna no estado de Pará. Pelo o fato de sede de varias mineradoras, a cidade recebe rejeito de variados minérios prospectados, e por conta do crescimento urbano, os impactos ambientais têm crescido de forma exponencial (ROMEIRO, ADEMAR RIBEIRO, 2004). A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque é finita, vulnerável e essencial para a conservação da vida e do meio ambiente. Além disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regiões (Salim, F. P. C., 2004). Escolhemos analisar os sólidos totais dissolvidos e os sólidos totais, coletamos três amostras de diferentes pontos.

Material e métodos

Utilizamos 6 garrafas de âmbar para coletarmos as amostras, logo depois foram levadas para a Universidade Federal do Pará para o laboratório de analítica. Para determinar os sólidos totais, Foi utilizado uma capsula de porcelana, primeiramente eliminamos qualquer tipo de vestígio que possa atrapalhar nossa analise pesamos a capsula, em seguida colocamos 100mL d amostra e levamos a uma estufa entre 103-105 ºC por uma hora. Depois da evaporação deixamos esfriar dentro de um dessecador, após desse processo, pesamos a capsula novamente e com isso podemos observar a quantidade de sais presentes na água. A metodologia dos sólidos totais dissolvidos é igual a anterior.

Resultado e discussão

Tanto os sólidos totais e sólidos totais dissolvidos conforme a resolução 357/2005 do CONAMA que preconiza, valor máximo permitido de 500 mg/L, nenhuma das amostras estão irregular, ou seja, todos os pontos estão em bom estado.

TABELA 1. SÓLIDOS TOTAIS



TABELA 2. SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS



Conclusões

Com base as analises que realizamos em cada ponto de efluentes, nenhum dos pontos possuem risco para a saúde humana ou algum risco para o meio ambiente, estão dentro conforme como a CONAMA propõe.

Agradecimentos

Agradecemos a Universidade Federal do Pará

Referências

Romeiro, Ademar Ribeiro. Avaliação e contabilização de impactos ambientais. Editora da UNICAMP, São Paulo, 2004.
Salim, F. P. C. "Desenvolvimento de sistema de suporte a decisão para o gerenciamento da qualidade das águas em rios considerando múltiplas fontes de poluição pontual." MD thesis, Environmental Engineering, Federal Univ. of Espirito Santo, Brazil (2004).

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul