Cálculos espectroscópicos de infravermelho de p-cimeno

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Huiza, J.F.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Hinojosa, A.R.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Rocha, P.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos, S.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Nery, F.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Torres, D.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Ribeiro Neto, P.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos, B.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Serafim, E.J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

O composto p-cimeno é uma estrutura cíclica encontrada na natureza na forma de óleo essencial que é extraído de plantas aromáticas, e possui atividades anestésica, antibacteriana, antiviral, antifúngica, antioxidante, anti-inflamatória e outros (SOLANA, 2014). Para o estudo detalhado dessa molécula e suas propriedades físicas e químicas requeremos de tempo para a extração, separação e purificação do composto, assim como o uso de equipamento de Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier. Outra maneira para predizer o espectro do composto a ser analisado é usar aproximações de modelos quânticos inseridos no software GAUSSIAN 09, fazendo uso de equipamentos que possuem alta velocidade de processamento para realizar os cálculos e uso de pacotes como GABEDIT.

Palavras chaves

Espectroscopia; Quiralidade; Propriedade eletrônica

Introdução

A molécula de p-cimeno se encontra nas plantas aromáticas, é caracterizado por ser um monoterpeno constituinte de vários óleos essenciais (TORRES, 2017). O p- cimeno é um metabolito produzido e liberado para o ambiente, atuando como aglomerados de núcleos que facilitam a condensação de nuvens e/ou dispersão da luz solar, contribuindo dessa maneira na diminuição da temperatura do meio ambiente (TEÓFILO, 2012). Estudos das propriedades químicas do p-cimeno, aplicadas aos organismos biológicos, requerem ter um conhecimento mais detalhado de sua estrutura. A espectroscopia de absorção molecular serve de suporte para conhecer essas propriedades de estiramento e flexão dos grupos funcionais químicos devido a interação da radiação eletromagnética na faixa infravermelha com grupos funcionais da molécula. No espectro infravermelho onde o intercambio energético é intermédio promove vibrações nas ligações moleculares, que correspondem à forma da superfície de energia potencial da molécula, da geometria molecular, da massa dos átomos e eventualmente do acoplamento vibrónico. Os espectros de absorção em número de onda para grupos funcionais aromáticos constituem em estiramentos (ν) da ligação C=C posicionada na faixa 1625-1440 cm-1 e =C-H em 3080-3030 cm-1, deformação angular (δ) no plano da ligação =C-H entre 1290-1000 cm-1 e bandas harmônicas de combinação que indicam se o composto é mono, di, tri, até a substituição completa dos hidrogênios do anel aromático que ocorrem na faixa 2000-1660 cm-1. Para os compostos metila temos que a absorção em número de onda para estiramentos C-H ocorrem na faixa de 3000-2850 cm-1, na qual irá influenciar o tipo de interação, ou seja, estiramentos simétricos e assimétricos do carbono com hibridação sp3 e/ou sp2. Neste trabalho fazemos uso dos métodos de aproximação computacional da Teoria do Funcional da Densidade (TFD), usando o funcional B3LYP com o conjunto base 6-31G(d), e para sua visualização o uso de software aplicado à química molecular para descrever espectros característicos da molécula de p-cimeno. Os cálculos obtidos foram comparados com a base de dados experimentais do Spectral Database for Organic Compounds (SDBS).

Material e métodos

A importância da escolha da molécula de p-cimeno é devido a estar presente nas plantas medicinais e possuir funções bioquímicas (MEDEIROS, 2014). Para seu estudo, foi desenhada o p-cimeno com ajuda do software AVOGADRO que fornece a geometria molecular inicial, gerando um arquivo de entrada input que será usado por GAUSSIAN 09. A geometria molecular foi otimizada aplicando o método TFD com o funcional híbrido B3LYP usando o conjunto de base 6-31G(d), e como solvente tetracloreto de carbono do modelo de solvatação SCRF. Foram realizados cálculos das frequências (sob influência do solvente mencionado) para obter o espectro de infravermelho que foi visualizado com o uso do software GABEDIT (com opção de alisamento Gaussian lineshape). Neste espectro os cálculos de infravermelho apresentam intensidades de bandas de absorção em função do número de ondas, que a seguir são comparados com a base de dados experimentais do SDBS.

Resultado e discussão

Usando o GAUSSIAN 09 para o estudo da molécula p-cimeno foram identificadas, como mostradas na figura 1, as bandas de absorção que aparecem nas faixas de absorção do espectro infravermelho nos números de onda de 2920 cm-1, correspondente à existência de um estiramento C-H no grupo metila, em 1600 cm-1 existe um estiramento (ν) ligação múltipla C=C, do anel aromático, em 1470 cm-1 temos uma deformação axial (δ) da ligação C-H do grupo metila, na faixa de 1070-1160 cm-1 a existência de um estiramento múltiplo C-C no grupo -CH=CH-, e finalmente em 820 cm-1 temos flexão da ligação C-H de dois átomos de H adjacentes. Na Figura 2 fornecemos os espectros no infravermelho do SDBS que aparecem com número de onda 2962 cm-1 do C-H no grupo metila, 1517 cm-1 para a ligação C=C, de tipo aromático, 1464 cm-1 para a ligação C-H do grupo metila, na faixa de 1021-1057 cm-1 de C-C no grupo -CH=CH-, e em 543 cm-1 temos a ligação C-H de dois átomos de H. Os dados na faixa correspondente coincidem enquanto à posição das bandas de absorção para estiramentos C-H da metila, C-H metilénico, C-C saturado e C=C insaturado.

Figura 1

Espectro calculado de infravermelho da molécula de p-cimeno.

Figura 2

Espectro infravermelho de p-cimeno fornecido pela SDBS.

Conclusões

Os resultados da molécula modelada de p-cimeno para o espectro de absorção de infravermelho mostram boa aproximação e coerência com dados experimentais publicados no Spectral Database for Organic Compounds (SDBS). Concluímos que usando o solvente CCl4 há uma predominância da extensão da ligação CH3, e as ligações duplas C=C, verificando dessa maneira que podemos realizar cálculos espectroscópicos dos grupos funcionais dos compostos orgânicos com boa aproximação para a molécula usando TFD.

Agradecimentos

Agradecimentos a Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

FRISCH, M. J.; Trucks, G. W.; Schlegel, H. B.; Scuseria, G. E.; Robb, M. A.; Cheeseman, J. R.; Scalmani, G.; Barone, V.; Mennucci, B.; Petersson, G. A.; Nakatsuji, H.; Caricato, M.; Li, X.; Hratchian, H. P.; Izmaylov, A. F.; Bloino, J.; Zheng, G.; Sonnenberg, J. L.; Hada, M.; Ehara, M.; Toyota, K.; Fukuda, R.; Hasegawa, J.; Ishida, M.; Nakajima, T.; Honda, Y.; Kitao, O.; Nakai, H.; Vreven, T.; Montgomery, Jr., J. A.; Peralta, J. E.; Ogliaro, F.; Bearpark, M.; Heyd, J. J.; Brothers, E.; Kudin, K. N.; Staroverov, V. N.; Kobayashi, R.; Normand, J.; Raghavachari, K.; Rendell, A.; Burant, J. C.; Iyengar, S. S.; Tomasi, J.; Cossi, M.; Rega, N.; Millam, J. M.; Klene, M.; Knox, J. E.; Cross, J. B.; Bakken, V.; Adamo, C.; Jaramillo, J.; Gomperts, R.; Stratmann, R. E.; Yazyev, O.; Austin, A. J.; Cammi, R.; Pomelli, C.; Ochterski, J. W.; Martin, R. L.; Morokuma, K.; Zakrzewski, V. G.; Voth, G. A.; Salvador, P.; Dannenberg, J. J.; Dapprich, S.; Daniels, A. D.; Farkas, Ö.; Foresman, J. B.; Ortiz, J. V.; Cioslowski, J.; Fox, D. J.; Gaussian 09 Revision A.02, Gaussian Inc. Wallingford CT, 2009.
MEDEIROS, F. C. M. Caracterização química e atividade biológica de óleos essenciais de plantas do Cerrado contra fungos xilófagos. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, 2014.
ORTOLAN, A. O. Apostila de práticas de química computacional, Trabalho de conclusão de curso, Pato Branco, 2014.
OWOLABI, M. S. Ogundajo A.; Lajide L.; Oladimeji M. O.; Setzer W. N.; Palazzo M. C. Chemical Composition and Antibacterial Activity of the Essential Oil of Lippia multiflora Moldenke from Nigeria, Academy of Chemistry of Globe Publications, vol 3:4, p. 170 – 177, 2009.
SDBSWeb : http://sdbs.db.aist.go.jp (National Institute of Advanced Industrial Science and Technology, 08 de junho de 2017).
SILVA, R. C. et al. Carcinogenicidade do carbendazim e sus metabólitos. Química Nova. Brazil, 2014.
SOLANA, R. R. Estudio del proceso de elaboración de bebidas con aguardiente de orujo: Desde las matérias primas empleadas hasta el producto final, Tese do doutorado, Universidad de Vigo, Espanha, 2014.
TEÓFILO, T. M. N. G. Efeito antiespasmódico do óleo essencial da Lippia sidoides Cham. e seus consituíntes, timol, para-cimeno e beta-cariofileno, sobre o músculo liso traqueal de ratos. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Ceará. 2012.
TORRES, D. C. Estudos dos constituintes químicos do óleo essencial de Lippia Thymoides SCHAUER e avaliação do seu potencial antioxidante. 2017. 46p. Monografia (bacharelado em química) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul