QuEChERS PARA ANÁLISE DE PARATION METÍLICO EM COUVE-MANTEIGA (Brassica oleracea) USANDO HPLC-UV/Vis.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Silva, L. (IFMA) ; Brito, N. (IFMA) ; Santos, P. (IFMA) ; Sousa, E. (IFMA)

Resumo

Um método analítico utilizando QuEChERS associado a HPLC com detecção por UV/Vis foi desenvolvido para análise de um dos pesticidas mais utilizados no cultivo de hortaliças, o paration metílico. O método foi aplicado para análise de amostras de Brassica oleracea que são consumidas na região metropolitana de São Luís e na cidade de Bacabal, no qual as amostras foram preparadas com a aplicação do método de extração QuEChERS e analisadas por HLC-UV/Vis garantindo uma análise rápida, simples e eficiente. A recuperação foi estudada em três níveis de fortificação 0,2, 0,3 a 0,5 mg L-1 obtendo-se recuperação média de 115% e desvio padrão relativo (DPR) de 9,6%. Os limites de detecção e quantificação calculados foram 0,066 e 0,201 mg L-1.

Palavras chaves

Organofosforados; Quechers; HPLC/UV-Vis

Introdução

A extensiva utilização de pesticidas representa grave problema ao meio ambiente e à saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente aqueles com economias baseadas no agronegócio, como no Brasil. Somente nos EUA, segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), existem mais de 18 mil produtos licenciados para uso, e a cada ano cerca de 1 bilhão de litros de pesticidas são aplicados na produção agrícola, residências, escolas, parques e florestas (COSTA, 20015). A maioria dos casos de intoxicação por pesticidas envolve o uso de agrotóxicos da classe dos organoclorados e dos organofosforados que possuem atividade neurotóxica. O paration é um pesticida OFS geralmente aplicado em plantações de algodão, arroz e árvores frutíferas, é altamente tóxico para os organismos não-alvo (SOUZA, 2016). Com a intenção de agilizar e diminuir a contaminação ambiental, métodos de preparo de amostra rápidos, simples e eficientes estão surgindo para análise multiresidual (BRONDI et al, 2013; LAMBERT, 2012). O método QuEChERS foi criado por Anastassiades e Lehotay (2003) com o objetivo de superar as limitações práticas dos métodos multirresíduo. Com abordagem simples, o método torna-se dinâmico e reprodutível possibilitando bons percentuais de recuperação. Basicamente, é feito em etapas que promovem a extração com solvente orgânico, adição de sal para proporcionar o efeito salting out e o clean up da amostra (OSMAR, D. P. 2009).

Material e métodos

A pesquisa foi realizada no laboratório do Grupo de Estudos Ambientais que possui a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, equipamento necessário para o trabalho e está localizado no IFMA – Campus São Luís - Monte Castelo. Para o preparo das amostras foram utilizados os métodos QuEChERS, que foi desenvolvido para análise de pesticidas em alimentos e é amplamente utilizado por ser simples e robusto, ainda com a intenção de minimizar uso de solventes e tempo de preparo de amostra. Posteriormente a análise foi feita utilizando a técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. A couve foi coletada, transportada, armazenada em plástico e condicionada em uma temperatura de aproximadamente -5°C. As amostras foram cortadas e maceradas para facilitar o processo de pesagem. Foi pesado 10 gramas da amostra e armazenada em tubo Falcon (50mL), solubilizada com 10 mL de água deionizada e 10 mL de acetonitrila e agitada por 1 minuto, o processo foi realizado em triplicata. Em seguida, foi pesado em triplicata 4g de Sulfato de Magnésio (MgSO4) e 1 g de Cloreto e Sódio (NaCl), solubilizada em cada uma as amostras de couve, e centrifugada por 2 min a 3000 rpm. Foi retirado 2 mL do sobrenadante (três vezes de cada tubo) com uma micropipeta, e adicionada 1 quit QuEChERS, novamente centrifugada por 1 minuto.Logo após, a amostra foi filtrada e armazenada em tubos para análise cromatográfica. Os parâmetros de validação de um método analítico envolvem: Seletividade, Gráfico analítico, Linearidade, Sensibilidade, Exatidão, Precisão, Limite de Detecção (LD), Limite de Quantificação (LQ) e Robustez

Resultado e discussão

CONDIÇÕES CROMATOGRÁFICAS, LINEARIDADE E SENSIBILIDADE DO MÉTODO. Neste método, a faixa de concentração investigada foi de 0,05 a 1 mg L-1 utilizada na construção da curva analítica, pode-se verificar a linearidade do método através do coeficiente de correlação (R) encontrado que foi de 0,9996. O mesmo possui uma correlação fortíssima, demonstrando que o detector obteve uma resposta linear em função do intervalo de concentração estudado, satisfazendo as recomendações da ANVISA (2013) para a validação de métodos analíticos. Bandeira (2014), Vieira (2012) e Velkoska-Markovska (2013), a linearidade, logo, o momento linear obteve um resultado satisfatório, pois resultou em um coeficiente angular (R2) maior que 0,99. o limite de quantificação calculado para o método foi 0,20 mg L-1. De acordo com Brito (2003), o método possui uma excelente seletividade, pois, possui uma alta capacidade de detecção do analito de interesse em função de outros componentes da matriz estudada. A precisão e a exatidão do método foram avaliadas a partir de ensaios de recuperação. Os níveis de fortificação utilizados foram de 0,2; 0,3 e 0,5 mg kg-1. As recuperações encontradas foram de 117%, 116% e 113% para o menor, intermediário e maior nível de fortificação, respectivamente. De acordo com Ribani (2004), Strelau (2013) e Velkoska-Markovka (2013), os intervalos de recuperação são aceitáveis. APLICAÇÃO EM AMOSTRA CAMPO As amostras analisadas foram obtidas de Supermercados localizados em São Luís, das marcas Ilha Nativa e Hort Verde, e de dois Mercados localizados na cidade de Bacabal, sem marca especificada, foram encontradas concentrações que variam de 0,04 e 0,05 mgL-1 em quarto das seis amostras coletadas, mostrando que o paration é amplamente consumido.

Curva de analítica para o composto Paration Metílico

Curva de analítica para o composto Paration Metílico com concentração expressa em mg L-1

10 uL de paration metílico

Cromatograma obtido a partir na injeção de 10 uL do padrão paration metílico

Conclusões

A recuperação foi estudada em três níveis de fortificação 0,2, 0,3 a 0,5 mg L- 1 obtendo-se recuperação média de 115% e desvio padrão relativo (DPR) de 9,6%. Os limites de detecção e quantificação calculados foram 0,066 e 0,201 mg L-1, respectivamente. Os parâmetros sensibilidade, linearidade, e limites de detecção e quantificação, satisfazem às exigências da legislação definida pela ANVISA, e por estudos feitos pelo método já validado. Quanto aos parâmetros relacionados à exatidão e à precisão do método, estes satisfazem as exigências do modelo estatístico aplicado.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, que me deu condições para a realização deste trabalho. Agradeço também ao IFMA Campus Monte Castelo pela disponibilazação do laboratório e equipamento

Referências

BRONDI S. H. G., SOUZA G. B. DE, NOGUEIRA, A. R. A., CAMARGO, L. A. DE, MAJARON, R. F. Desenvolvimento e validação do método quechers na determinação de resíduos de medicamentos veterinários em leite e carne de búfalo. Quim. Nova, Vol. 36, No. 1, 153-158, 2013.

BRITO, Natilene Mesquita et al. Validação de métodos analíticos: estratégia e discussão. Pesticidas: r. ecotoxicol. e meio ambiente, Curitiba, v. 13, p. 129-146, 2003.

COSTA, M. J. et al. Effects of the organophosphorus pesticide Folisuper 600 (methyl parathion) on the heart function of bullfrog tadpoles, Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802). Brazilian Journal of Biology, v. 75, n. 4, p. 163-168, 2015.

ANASTASSIADES, M., LEHOTAY, S. J., Štajnbaher, D., & Schenck, F. J. Fast and easy multiresidue method employing acetonitrile extraction/partitioning and “dispersive solid-phase extraction” for the determination of pesticide residues in produce. Journal of AOAC international, 86(2), 412-431, 2003.

BRONDI, Silvia HG et al. Desenvolvimento e validação do método QuEChERS na determinação de resíduos de medicamentos veterinários em leite e carne de búfalo. Quím Nova, v. 36, p. 153-8, 2013.

LAMBERT, Olivier et al. Bees, honey and pollen as sentinels for lead environmental contamination. Environmental Pollution, v. 170, p. 254-259, 2012.

ANASTASSIADES, Michelangelo et al. Fast and easy multiresidue method employing acetonitrile extraction/partitioning and “dispersive solid-phase extraction” for the determination of pesticide residues in produce. Journal of AOAC international, v. 86, n. 2, p. 412-431, 2003.

RIBANI, Marcelo et al. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos. Química nova, v. 27, p. 771-780, 2004.


VELKOSKA-MARKOVSKA, Lenche; PETANOVSKA-ILIEVSKA, Biljana. Optimization and development of SPE-HPLC-DAD method for the determination of atrazine, malathion, fenitrothion and parathion pesticide residues in apple juice. Macedonian Journal of Chemistry and Chemical Engineering, v. 32, n. 2, p. 299-308, 2013.



OSMAR, Prestes D. et al. QuEChERS–um método moderno de preparo de amostra para determinação multirresíduo de pesticidas em alimentos por métodos cromatográficos acoplados à espectrometria de massas. Química Nova, v. 32, n. 6, p. 1620-1634, 2009.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Agrotóxicos e toxicologia. programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, 2003.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, 2013.

BANDEIRA, Danieli Daiani et al. DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM LEITE BOVINO EMPREGANDO MÉTODO QuEChERS MODIFICADO E GC-MS/MS. Quim. Nova, v. 37, n. 5, p. 900-907, 2014.

BRITO, N. M. Resíduos de pesticidas organoclorados (OC) e organofosforados (OF) em matriz de coco:metodologia e aplicação.Dissertação (Mestrado em Química Analítica), Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2001.


Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul