ESTUDOS DO ÓLEO DAS SEMENTES DA ESPÉCIE Annona muricata L. PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Inorgânica

Autores

Freitas, M. (IFAL) ; Meneghetti, S. (UFAL) ; Silva, L. (IFAL) ; Atanazio, R. (IFAL) ; Freitas, A. (IFAL)

Resumo

Devido à busca pela sustentabilidade econômica, estudos sobre obtenção de energia através de biocombustíveis têm aumentando nos últimos anos. A energia proveniente do biodiesel é obtida através de sua síntese a partir de fontes vegetais, dessa forma a energia gerada é renovável. Hoje os recursos renováveis apresentam cerca de 20% de suprimento total de energia no mundo. O presente trabalho tem como objetivo estudar espécies adaptáveis ao nordeste brasileiro para geração de energia. Nesse contexto, annona muricata L. (graviola), se caracteriza como matéria-prima com potencial uso para fonte alternativa de energia. As mesmas contêm alto teor de óleo que pode ser empregado como fonte de triacilgliceróis para a produção de biodiesel.

Palavras chaves

aproveitamento energético; biomassa; oleaginosa

Introdução

A annona muricata L. (gravioleira) é uma árvore de pequeno porte que mede entre 5 e 6 m de altura, permanece viçosa ao longo do ano com folhas largas de cor verde escuro, de aparência mole e brilhante. O fruto graviola possui cor esverdeada, espesso e comestível que possui entre 15 e 23 cm de diâmetro, em forma de coração, com polpa mucilaginosa branca e levemente ácida. A semente, com 1 a 2 cm de comprimento é preta na sua retirada do fruto passando a marrom, dias após; e encontra-se em media 100 sementes por fruto. É originária da América tropical, e encontrada em todos Estados brasileiros, mas principalmente no Nordeste (SACRAMENTO et al., 2003; MELO, 2006; NOVA, 2008). A biomassa transformada em biocombustíveis tem a vantagem de ser renovável, a possibilidade de ser produzida perto do seu local de uso, e por ser uma atividade que envolve a fase de silvicultura ou agrícola, tem um importante alcance do ponto de vista socioeconômico, na medida em que pode contribuir grandemente para a geração de emprego e renda (CENBIO, 2002). De um modo geral, esse trabalho tem como objetivo estudar a espécies para obtenção do biodiesel por reação de transesterificação, empregando rota metílica, a partir do óleo da sua semente.

Material e métodos

Antes da extração do óleo, as sementes passaram por um processo de secagem sendo exposta ao sol por aproximadamente 7 dias. Para obter o óleo da semente da graviola (Annona muricata L.), foi feita uma extração por (Soxhlet) utilizando o solvente hexano. A reação de transesterificação foi realizada em num reator de aço inox no qual foi empregada uma razão molar de 400:100:1 de álcool metílico, óleo e DBTDL como catalisador, respectivamente. temperatura.. Os espectros de RMN (1H: 400 MHz e 13C: 100 MHz) foram registrados em espectrômetros da Bruker Avance 400 as amostras foram dissolvidas em solvente clorofórmio deuterado.

Resultado e discussão

O biodiesel foi obtido empregando uma razão molar de 400:100:1 (álcool:óleo:catalisador) respectivamente. O catalisador empregado na reação de transesterificação foi dibutil dilaurato de estanho (DBTDL) e o álcool foi o MeOH, no qual o rendimento em ésteres metílicos foi de 96,8% como mostra o espectro de RMN 1H da Figura 1, que, permitem a comparação entre o óleo antes da reação de transesterificação após a reação.

Espectro de RMN

Espectro de RMN 1H ante e ao término da reação de transesterificação.

Conclusões

A espécie Annona muricata L. que é uma espécie de fácil adaptação em solos castigados pela seca e que não exije muitos cuidados em seu cultivo, o oleo da semente da graviola apresenta também bons rendimentos no que diz respeito a reação de transesterificação é possível produzir o biocombustível e que o mesmo atende o parâmetro de densidade como recomendado pela ANP.

Agradecimentos

Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Penedo Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Referências


B. S. C. MELO. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2006.

C. K. SACRAMENTO, et al. Caracterização física e química de frutos de três tipos de gravioleira (Annona muricata L.). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 329-331, 2003.

CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM BIOMASSA. Estado da arte da gaseificação. São Paulo, 2002.

N. S. V. NOVA. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Ceará, 2008.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul