ESTUDOS DO ÓLEO DAS SEMENTES DA ESPÉCIE Annona muricata L. PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Química Inorgânica
Autores
Freitas, M. (IFAL) ; Meneghetti, S. (UFAL) ; Silva, L. (IFAL) ; Atanazio, R. (IFAL) ; Freitas, A. (IFAL)
Resumo
Devido à busca pela sustentabilidade econômica, estudos sobre obtenção de energia através de biocombustíveis têm aumentando nos últimos anos. A energia proveniente do biodiesel é obtida através de sua síntese a partir de fontes vegetais, dessa forma a energia gerada é renovável. Hoje os recursos renováveis apresentam cerca de 20% de suprimento total de energia no mundo. O presente trabalho tem como objetivo estudar espécies adaptáveis ao nordeste brasileiro para geração de energia. Nesse contexto, annona muricata L. (graviola), se caracteriza como matéria-prima com potencial uso para fonte alternativa de energia. As mesmas contêm alto teor de óleo que pode ser empregado como fonte de triacilgliceróis para a produção de biodiesel.
Palavras chaves
aproveitamento energético; biomassa; oleaginosa
Introdução
A annona muricata L. (gravioleira) é uma árvore de pequeno porte que mede entre 5 e 6 m de altura, permanece viçosa ao longo do ano com folhas largas de cor verde escuro, de aparência mole e brilhante. O fruto graviola possui cor esverdeada, espesso e comestível que possui entre 15 e 23 cm de diâmetro, em forma de coração, com polpa mucilaginosa branca e levemente ácida. A semente, com 1 a 2 cm de comprimento é preta na sua retirada do fruto passando a marrom, dias após; e encontra-se em media 100 sementes por fruto. É originária da América tropical, e encontrada em todos Estados brasileiros, mas principalmente no Nordeste (SACRAMENTO et al., 2003; MELO, 2006; NOVA, 2008). A biomassa transformada em biocombustíveis tem a vantagem de ser renovável, a possibilidade de ser produzida perto do seu local de uso, e por ser uma atividade que envolve a fase de silvicultura ou agrícola, tem um importante alcance do ponto de vista socioeconômico, na medida em que pode contribuir grandemente para a geração de emprego e renda (CENBIO, 2002). De um modo geral, esse trabalho tem como objetivo estudar a espécies para obtenção do biodiesel por reação de transesterificação, empregando rota metílica, a partir do óleo da sua semente.
Material e métodos
Antes da extração do óleo, as sementes passaram por um processo de secagem sendo exposta ao sol por aproximadamente 7 dias. Para obter o óleo da semente da graviola (Annona muricata L.), foi feita uma extração por (Soxhlet) utilizando o solvente hexano. A reação de transesterificação foi realizada em num reator de aço inox no qual foi empregada uma razão molar de 400:100:1 de álcool metílico, óleo e DBTDL como catalisador, respectivamente. temperatura.. Os espectros de RMN (1H: 400 MHz e 13C: 100 MHz) foram registrados em espectrômetros da Bruker Avance 400 as amostras foram dissolvidas em solvente clorofórmio deuterado.
Resultado e discussão
O biodiesel foi obtido empregando uma razão molar de 400:100:1
(álcool:óleo:catalisador) respectivamente. O catalisador empregado na reação
de transesterificação foi dibutil dilaurato de estanho (DBTDL) e o álcool foi
o MeOH, no qual o rendimento em ésteres metílicos foi de 96,8% como mostra o
espectro de RMN 1H da Figura 1, que, permitem a comparação entre o óleo antes
da reação de transesterificação após a reação.
Espectro de RMN 1H ante e ao término da reação de transesterificação.
Conclusões
A espécie Annona muricata L. que é uma espécie de fácil adaptação em solos castigados pela seca e que não exije muitos cuidados em seu cultivo, o oleo da semente da graviola apresenta também bons rendimentos no que diz respeito a reação de transesterificação é possível produzir o biocombustível e que o mesmo atende o parâmetro de densidade como recomendado pela ANP.
Agradecimentos
Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Penedo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Referências
B. S. C. MELO. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2006.
C. K. SACRAMENTO, et al. Caracterização física e química de frutos de três tipos de gravioleira (Annona muricata L.). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 329-331, 2003.
CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM BIOMASSA. Estado da arte da gaseificação. São Paulo, 2002.
N. S. V. NOVA. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Ceará, 2008.