Dominó das funções inorgânicas: sua influência como ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Química Inorgânica
Autores
Nogueira Moraes, P. (IFMA) ; de Freitas, S.L. (IFMA)
Resumo
Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em Química, na sala de aula e a nossa experiência na construção e elaboração, aplicação de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química, com alunos da 8ª série do Ensino fundamental em escolas da rede privada em São Luís MA.
Palavras chaves
Inorgânica; Dominó; Aprendizagem
Introdução
O ensino de química no nível médio é, ainda hoje, um desafio para muitos professores e alunos. Percebemos que há uma insatisfação muito grande por parte dos professores, que não conseguem atingir certos objetivos educacionais propostos e uma desmotivação entre os alunos, que consideram a química uma disciplina difícil e que exige muita memorização. Para isso segundo Carvalho (2004) torna-se indispensável à correta gestão do lúdico, adequando os jogos aos alunos, a sala e as necessidades que o professor queira desenvolver em seus alunos. Recentemente, esforços vêm sendo feitos na tentativa de encontrar estratégias para a melhoria do ensino de química. Em síntese, as atividades lúdicas não levam apenas à memorização do assunto abordado, mas induzem o aluno à reflexão. Além disso, essas práticas aumentam a motivação dos alunos perante as aulas de Química, pois o lúdico é integrador de várias dimensões do universo do aluno, como afetividade, trabalho em grupo e as relações com regras pré-definidas. Sendo assim, a finalidade deste trabalho foi a aplicação do dominó das funções inorgânicas e suas Influências no ensino aprendizagem, com alunos da 8ª série do Ensino fundamental em escolas da rede privada em São Luís MA.
Material e métodos
O jogo foi desenvolvido com o objetivo de memorizar fórmulas moleculares de ácidos, bases e sais e seus respectivos estados de oxidação, baseado nas regras do dominó. O dominó das funções inorgânicas foi confeccionado a partir de um dominó comercial de 28 peças e colando (no verso das peças com papel cartão) os símbolos dos cátions e ânions que substituem os números de dominó comercial, e papel contato para melhor proteção das peças. Após aplicação do jogo tornou-se necessário a realização de uma pesquisa e avaliação do jogo e das atividades lúdicas através da aplicação de um questionário para um grupo de alunos formado por 100 pessoas que participaram das atividades, onde o questionário possuía 10 questões sobre o jogo dominó das funções inorgânicas e os alunos deveriam avaliar o jogo e dar as suas opiniões e sugestões.
Resultado e discussão
O jogo, possui duas funções: a lúdica e a educativa (Kishimoto, 1996). Esses
dois aspectos devem coexistir em equilíbrio pois, caso a função lúdica
prevaleça, a atividade não passará de um jogo, e se a função educativa for a
predominante, têm-se apenas um material didático. Os jogos oferecem um
contato simulado com a realidade modelada, permitindo tanto um espaço de
vivência e apreciação quanto de experimento e reflexão. Os resultados que
serão apresentados e discutidos a seguir foram obtidos através das
observações do professor e também através das respostas de alguns
questionamentos feitos para os alunos a respeito dos jogos. Quando foram
solicitados para justificar a sua resposta os alunos responderam que os
jogos serviam de estímulo para o estudo, ficava mais fácil de entender o
assunto, aprendia-se brincando, a aula ficava mais interessante, saindo de
monotonia tornando-se mais incentivadora do processo de ensino-aprendizagem,
ainda segundo os alunos através dos jogos pode-se conhecer mais os
colegas/alunos e seus comportamentos.
Conclusões
Notamos que os jogos devem ser utilizados como ferramentas de apoio ao ensino e que este tipo de prática pedagógica conduz o estudante à exploração de sua criatividade, dando condições de uma melhora de conduta no processo de ensino e aprendizagem, além de uma melhoria de sua autoestima. Dessa forma, podemos concluir que o indivíduo criativo constitui um elemento importante para a construção de uma sociedade melhor, pois se torna capaz de fazer descobertas, inventar e, consequentemente, provocar mudanças. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que a introdução de jogos no cotidiano escolar é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.
Agradecimentos
A professora Mirzea Monteiro de Jesus, Sergio Lucas, Ifma e ao CBQ por esta oportunidade de divulgar estew trabalho que será de suma importância para a aprendizagem.
Referências
CARVALHO, A. M.R. Jogos pedagógicos ou a gestão lúdica das necessidades. O Professor. III Série n. 87 2004 p. 26-29.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. IN: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. KISHIMOTO, T. M. (org). São Paulo, Cortez Editora, 4ª Edição, 1996.
MELO, C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Informação filosófica. V.2 nº1 2005 p.128- 137.
SANTANA, E.M.; REZENDE, D. B. A influência de Jogos e atividades lúdicas no Ensino e Aprendizagem de Química. In: Encontro de Pesquisa em ensino de Ciências, 6, Florianópolis, 2007. Anais, Florianópolis- Santa Catarina, 2007.