Identificação dos alimentos oriundos da agricultura ricos em agrotóxicos e metais pesados mais consumidos por adolescentes
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
Autores
Oliveira Martins, G. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Flores Argenti, L. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Bernardes Marcolino, J. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Borba Fehlberg, E. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Machado de Oliveira, S. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT)
Resumo
O Brasil, em 2013 foi o país que mais utilizou agrotóxicos, ultrapassando um milhão de toneladas. O consumo excessivo de agrotóxicos e metais pesados causa complicações à saúde. Neste contexto, investigou se alunos de uma escola que consomem alimentos oriundos da agricultara, identificando quais são os mais consumidos e quantificando a frequência diária de ingestão por meio de questionário. Análises indicam que banana, laranja, maçã, morango, abacaxi tomate, alface e batata são os mais consumidos. Bem como, metade da amostra os consome, no mínimo uma vez ao dia. Sabe-se que morango, abacaxi, tomate e alface estão entre os produtos que mais possuem agrotóxicos segundo lista da ANVISA e que seu consumo ao longo dos anos podem causar síndromes, transtornos e doenças.
Palavras chaves
Alimentos da agricultura; Metais pesados; Adolescentes
Introdução
O agrotóxico é um composto químico que faz parte de uma das inúmeras denominações para um grupo de agentes controlador de pragas e doenças em plantas e lavouras. Conforme o Dossiê ABRASCO - Um alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde, o agrotóxico além de auxiliar na agricultura, o seu uso excessivo pode causar doenças, síndromes e/ou transtornos para o organismo dos seres humanos. São formados por princípios ativos (G. Lucchese, 2005), termo usado para descrever os compostos responsáveis pela atividade biológica desejada. Segundo bula da Abamectina é um dos princípios ativos presentes no cultivo de abacaxi, morango e tomate, um composto químico da classe acaricida, inseticida de origem biológica, pertencente ao grupo químico das Avermectinas, de ação translaminar, ou seja, a fim de atingir o que se encontra no outro lado e atua por ingestão e contato no controle de ácaros e insetos Conforme Mayara Cardoso, 2017, os metais pesados apresentam uma densidade maior que os demais, por isso, são considerados pesados e são caracterizados também por apresentar grandes valores de numero atômico, massa especifica e de massa atômica. O ser humano necessita apenas de algumas quantidades de metais no organismo, quando essa quantidade ultrapassa um limite, os metais são entendidos como tóxicos, resultando em algumas doenças (J. Ruppenthal, 2013). O título de um dos metal mais preocupantes vai para o Cádmio por conta de seus efeitos no organismo dos seres humanos. (A. Rocha, 2008/2009). O Cd é um metal pesado localizado no grupo IIB, que em concentrações muito pequenas pode causar danos ao organismo. Sabe-se que sua ação tóxica ocorre pela relação de radicais dos grupos SH, OH e outros. Bem como a competitividade com elementos do tipo Zn, Cu, Fe e Ca (A. Rocha, 2008/2009).
Material e métodos
Para tentar relacionar doenças, síndromes e transtornos desenvolvidos ao longo dos anos com o consumo de agrotóxicos e metais pesados nos alimentos oriundos da agricultura foi realizado um questionário com intuito de identificar os mais consumidos pelos estudantes e, associar a quantidade de agrotóxicos presentes nos mais consumidos Possivelmente será realizada a análise de metais pesados e agrotóxicos mais consumidos pela amostra. Salienta-se que para uma análise mais criteriosa serão realizados questionários sazonais.
Resultado e discussão
Com a criação dos gráficos do percentual de consumo dos alimentos oriundos
da agricultura, foi visto que as frutas mais consumidas pelos adolescentes
são respectivamente: banana (85%), laranja e maçã (82%), morango (77%) e
abacaxi (72%). Segundo a lista divulgada pela ANVISA em 2016, 63,3% da
amostra testada de morango apresentou teores acima do permitido. Para o
abacaxi foi de 32,8%, para a laranja 12,2% e para a maçã 8,9% de
agrotóxicos, a banana não se encontra na lista. As hortaliças mais
consumidas pela amostragem foram respectivamente: tomate (80%), cebola
(78%), alho (74%) e alface (72%). Os mesmo se encontram na lista disponível
pela ANVISA, sendo que do total de tomates testados, 16,3% possui teor acima
do permitido, para a cebola foi de 3,1%, para o alface foi 54,2% e o alho
não faz parte da mesma. Já, na categoria dos tubérculos e raízes, os mais
consumidos foram: batata inglesa (93%), cenoura (62%), mandioca/aipim e
batata doce (52%) e beterraba (46%). A lista da ANVISA indica que em toda
amostra de cenoura testada, 49,6% tem mais agrotóxico do que deveria e a
beterraba foi de 32,6%, a batata inglesa e doce bem como a mandioca/aipim
não fazem parte da lista.
Conclusões
Pode-se concluir que os adolescentes consomem alimentos que possuem uma significativa quantidade de agrotóxicos, conforme classificados pela AVISA em suas dietas. Acredita-se que em longo prazo o consumo tanto de agrotóxico como metais pesado, podem ocasionar diversas doenças.
Agradecimentos
Escola SESI de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt - Sapucaia do Sul
Referências
CARNEIRO, F. et al. Dossiê ABRASCO, Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Parte 1 - Agrotóxicos Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2012.
LUCCHESE, G. Agrotóxicos - Construção Da Legislação. Estudo - Câmara dos Deputados, Brasília, DF. 2005.
RUPPENTHAL, J. E. Toxicologia. – Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013.
LIMA, V. F. MERÇON, F. Metais Pesados no Ensino de Química. Química nova na escola, Vol. 33, Nº 4, 2011. – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, 2010/2011.