A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Iniciação Científica
Autores
Faria, D.M. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Bernardes, G.C. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Silveira, N.J. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA)
Resumo
Considerando-se a importância e a necessidade de realizar novos debates sobre o uso das TIC's nos processos de ensino e de aprendizagem, este trabalho buscou investigar a percepção de professores de química do município de Itumbiara – GO sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula, a fim de promover uma reflexão crítica sobre o atual desafio que as instituições educacionais vivem frente aos avanços tecnológicos, sua inclusão no espaço pedagógico e considerações que possam repercutir diretamente na elaboração, desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa permitem concluir que os recursos tecnológicos já começaram a ser utilizados no ensino de química, porém essa prática ainda é limitada devido aos desafios enfrentados.
Palavras chaves
Sala de aula; Tecnologia e Educação; Ensino de química
Introdução
As Tecnologias da informação e comunicação, também conhecidas como TIC’s, são de acordo com Mendes (2008) um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, pode proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nas atividades profissionais, no ensino e na pesquisa científica. Segundo Muzi (2010) sua utilização através das diferentes mídias como internet, filmes, televisão, games, livros, jornais, e outras, representam ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da vida intelectual do ser humano, pois elas estimulam a formação de comunidades que possuem um grande potencial cultural, informacional, comercial e educacional a ser explorado. Com isso percebe-se que o atual avanço tecnológico favorece para que as TIC's estejam presentes em todo o âmbito social e educacional, principalmente dentro das salas de aulas e podem ser utilizados a fim de se obter uma eficiência e uma qualidade no sistema educacional. De acordo com Mercado (2002), é preciso mobilizar uma formação docente que prepare os professores para o uso adequado das novas tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Diante deste contexto esta pesquisa buscou investigar a percepção de professores do ensino de química sobre o uso de novas tecnologias na sala de aula e como tem sido o uso dos mesmos no ensino de química, se há o investimento por parte da escola, bem como ampliar o conhecimento sobre os pontos favoráveis e desafios do seu uso na educação, a fim de gerar novos conhecimentos acerca do atual desafio que as instituições educacionais vivem frente aos avanços tecnológicos, sua inclusão no espaço pedagógico e considerações que possam repercutir diretamente na elaboração, desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas.
Material e métodos
Para o desenvolvimento desse trabalho inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica em artigos, revistas científicas e livros a cerca do tema com o cruzamento das palavras chaves: tecnologias; sala de aula, formação docente e ensino de química, a fim de se averiguar a importância do tema e quais os referencias teóricos sobre o assunto. Desenvolveu-se um estudo qualitativo a partir de um levantamento bibliográfico das escolas da região que ofertassem a disciplina de química e em seguida elaborou-se um questionário, que foi aplicado aos professores de química de escolas do município de Itumbiara-Go. As escolas foram selecionadas aleatoriamente, tendo como critério de inclusão a oferta da disciplina de química, abrangendo tanto escolas públicas quanto particulares. As escolas foram convidadas a participar mediante a entrega e esclarecimentos de uma carta de apresentação com os objetivos e procedimentos da pesquisa. Nas escolas que aceitaram participar da pesquisa foi aplicado um questionário para os professores de química. Foram seguidos cuidados éticos de sigilo referente à identidade das escolas e participantes envolvidos, os dados do estudo, bem como as transcrições. Sendo assim, participaram da pesquisa quatros escolas públicas e uma particular, nove professores com idade de 24 a 38 anos. Os questionários foram estruturados com sete perguntas discursivas, sobre a perspectiva dos professores sobre o uso das TIC’s no ensino de química, a compreensão sobre o conceito, o investimento na escola e a contribuição com contextualização do conteúdo estudado e a formação para o uso dos mesmos em sala de aula. Os resultados foram analisados segundo a técnica de Análise do Conteúdo, um conjunto de técnicas de análise de comunicações proposta por Bardin (2009).
Resultado e discussão
A análise dos conteúdos dos questionários possibilitou investigar os
discursos apresentados pelos professores pesquisados e separa-los
devidamente nas seguintes categorias: 1-Percepção dos professores
pesquisados sobre o conceito de TIC's: Os professores pesquisados percebem o
conceito de TIC’s como o uso de recursos tecnológicos para aprimorar a
comunicação e a transmissão de informações nas aulas tanto teóricas quanto
práticas contribuindo na contextualização do conteúdo estudado e
diversificando as aulas. Portanto, o uso das TIC’s pode auxiliar na
construção e reconstrução de conhecimentos químicos significativos que
permitam fazer interpretações do mundo físico com base na ciência. PCNEM
(BRASIL, 1999). 2-TICs utilizadas em aulas de química: Os recursos
tecnológicos mais citados nos questionários foram: Data show, computadores e
caixa de som, slides, filmes, documentários; laboratório de ciência,
laboratório de informática, e-mail, internet, aplicativos de celulares,
software de química, sala virtual, aplicativos para tabela periódica. 3-
Vantagens e Cuidados: Vantagens: Contextualização, visualização do conteúdo,
melhor compreensão de processos, aulas mais interativas, aprendizagem
significativa e desperta curiosidade. Cuidados: Fazer um bom planejamento e
explicitar os objetivos, usando-os em momentos adequados para não se tornar
um recurso cansativo e desmotivador que leve a distração. 4-Formação
profissional para o uso das TIC's: Seis dos noves pesquisados relataram que
não tiveram nenhuma formação sobre o uso de tecnologias no ensino. Sobre
isto Mercado (2002) afirma que as principais dificuldades dos professores
estão ligadas a sua formação, inicial e continuada, necessitando assim de
aperfeiçoamento.
Conclusões
A pesquisa com os professores de química sobre o uso das TIC's possibilitou um estudo sobre o contexto em que as instituições educacionais vivenciam para incorporar o uso de novas tecnologias em sala de aula. Percebe-se que os recursos tecnológicos já começaram a ser utilizados no ensino de química, porém essa prática ainda é limitada devido aos desafios enfrentados. O presente trabalho possibilita então uma reflexão sobre a relevância da formação continuada dos profissionais da área de educação e o potencial de aprimoramento das aulas de química, bem como ampliar espaço para novas pesquisas.
Agradecimentos
Aos professores que participaram e contribuíram com a pesquisa, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e CAPES.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70. LDA, 2009.
MUZI, Adilson Claudio; MUZI, Joyce Luciane Correia. Sobre a utilização das TIC’s na prática docente: contribuições para os estudos de gênero. VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero 05 a 09 de abril de 2010.
MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: reflexão sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
MENDES, Alexandre. TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Texto disponível em <http://imasters.uol.com.br/artigo/8278>. Acessado em 09/08/2017. Texto publicado em 2008.
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas – SP: Papirus, 2013.
PCNEM & Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, BRASIL, 1999.