Influência da sazonalidade nos parâmetros químicos e físico - químicos da UHE de Curuá - Una Santarém - PA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Iniciação Científica
Autores
Costa, B.M.P.A. (UFPA) ; Pereira, S.F.P. (UFPA) ; Oliveira, A.F.S. (UFPA) ; Freitas, K.H.G. (UFPA) ; Silva, C.S. (IFPA) ; Santos, L.P. (UFRA) ; Rocha, R.M. (LACEN - SESPA) ; Oliveira, G.R. (UFPA) ; Silva, T.M. (UFPA)
Resumo
Mudanças climáticas influenciam diretamente na disponibilidade de água em ecossistemas de água doce, alterações ocasionadas pela sazonalidade acabam afetando a qualidade, a composição química, a disponibilidade de nutrientes, e influenciam também nos processos ecológicos e nas estruturas bióticas dos ambientes aquáticos. Na região amazônica, ocorre a predominância de dois períodos anuais (inverno e verão), e o regime das chuvas é um importante fator de regulação do comportamento dos parâmetros que avaliam a qualidade da água. O estudo do efeito da sazonalidade na influência dos parâmetros de análise de água da UHE de Curuá - Una em Santarém mostra-se necessário e visa entender o efeito do dinamismo climático nas alterações das condições dos corpos hídricos na região.
Palavras chaves
Sazonalidade; Curuá - Una ; Qualidade de água
Introdução
No Brasil é comum o desenvolvimento do setor de hidrelétricas e a construção de reservatórios devido ao seu potencial hídrico, e que supre a necessidade de abastecimento para diversos fins. (BASTOS, 1998). Os reservatórios são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água (GUIMARÃES, et al. 2007). E também estão sujeitos a todos os fenômenos climáticos (vento, precipitação, e radiação solar), e se relacionam com os mecanismos operacionais de barragens como tempo de vazão e retenção (ESPÍNDOLA et al., 2000). O reservatório de Curuá-una está situado a 78 Km do município de Santarém, no Pará, teve início em 1977. A área inundada do reservatório é equivalente a aproximadamente 78 km2. A Bacia Amazônica é fortemente influenciada pela sazonalidade, sendo característica a presença de períodos com muitas chuvas, logo é de extrema importância o estudo dos parâmetros de qualidade de água em diferentes estações.(CUNHA et al., 2013). Com base nas diferentes condições climáticas da região amazônica e a direta influência desses fatores nos corpos hídricos da região, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito da sazonalidade na variação da qualidade da água no reservatório da UHE Curuá – Una avaliando parâmetros de qualidade de água em diferentes épocas do ano para comparação. Os parâmetros utilizados neste estudo foram: temperatura, transparência, pH, Eh, Oxigênio Dissolvido, Turbidez, TDS, Condutividade, Cloreto, Nitrato, Clorofila a, Fosfato, Cor aparente, Cor Verdadeira, Demanda Química de Oxigênio (DQO) e NH4+ nos quatro períodos sazonais, sendo o primeiro chuvoso, depois o intermediário chuvoso – estiagem, estiagem, e o intermediário estiagem – chuvoso. Para melhor avaliação dos resultados utilizou-se cálculos estatísticos descritivos.
Material e métodos
Inicialmente foi preparado um planejamento amostral para verificar onde as amostras seriam coletadas, e o período de coleta. As coletas foram realizadas em quatro períodos diferentes, em oito pontos da represa, as estações de coleta foram georreferenciadas através de um sistema de posicionamento global, o GPS (Global Positionning System). O acesso às estações de coleta, a montante próxima ao barramento do rio, foi realizado dentro da vila da Eletronorte da UHE de Curuá-Una, para realizar as coletas foi utilizado barco do tipo voadeira que acompanhou a equipe durante as viagens de campo. As amostras foram coletadas utilizando garrafa Hale vertical 5 litros, previamente descontaminadas e ambientadas com a água a ser coletada. Análises como pH, potencial de oxirredução (Eh), temperatura, condutividade, sólidos Totais Dissolvidos (TDS) e oxigênio dissolvido (OD) foram realizadas no local, utilizando a sonda multiparâmetro da marca Hanna. Para as demais análises as amostras foram coletadas, acondicionadas adequadamente em frasco de poliestireno expandido (EPS) com gelo e enviadas para o LAQUANAM - UFPA e o LACEN - Eletronorte. O Fosfato, cor aparente e cor verdadeira foram analisados com colorímetro da marca Hanna; Cloreto, e nitrato utilizou-se o analisador de cloreto e nitrato Hanna. A turbidez foi analisada com turbidímetro AP2000 e a transparência com disco de Secchi. Já o plâncton foi coletado com base em estudos e com dados históricos da Eletronorte, e determinado na forma de Clorofila a utilizando método espectrofotométrico UV - VIS.
Resultado e discussão
A figura 1 apresenta uma tabela com os resultados, contendo as informações
mais relevantes de cada parâmetro.
Entre os dezesseis parâmetros apresentados, pode-se salientar os mais
relevantes para discussão.
A temperatura teve um coeficiente de variação de 2,9%, com uma maior
variação no período chuvoso, é importante ter o controle deste parâmetro
pois ele no crescimento e reprodução dos organismos aquáticos.
O pH não apresentou grande variação entre os períodos, o que pode ser
observado a partir do CV de 6,33%. Este parâmetro não pode variar muito pois
influencia em todos os equilíbrios químicos que ocorrem na água, afetando
assim o comportamento de diversas espécies.
O OD apresentou valores muito baixos no período de estiagem em todas as
estações de coleta, o que pode ser explicado devido a maior quantidade de
matéria orgânica na água neste período e com isso a menor disponibilidade de
oxigênio.
A Turbidez apresentou grande variação entre os quatro períodos sazonais, com
maior variação no período chuvoso. As chuvas influenciam na quantidade de
material em suspensão, aumentando a turbidez nesses períodos.
O íon amônio (NH4+), que é a forma reduzida do nitrogênio,
apresentou valor elevado no período de estiagem, o que pode ser explicado
devido a maior quantidade de matéria orgânica presente nesta época devido a
pouca pluviosidade. A partir da análise multivariada montou-se a ACP para os
parâmetros, a figura 2 apresenta a ACP e mostra algumas correlações entre eles. É
possível observar que alguns parâmetros se encontram bem próximos, essa proximidade
ocorre devido a formação de grupos, já outros parâmetros não apresentam nenhuma
correlação entre si.
Tabela contendo valor máximo e mínimo do parâmetro entre os 4 períodos, período de maior variação do parâmetro, e o coeficiente de variação.
Análise de componentes principais dos parâmetros nos quatro períodos sazonais.
Conclusões
Em cada período sazonal foram observadas variações entre os parâmetros. Os resultados foram verificados a partir de métodos estatísticos multivariados, e então pôde-se estabelecer uma correlação entre eles. É natural a variação dos parâmetros entre cada período sazonal, uma vez que a quantidade de água, de matéria orgânica, e de efluentes vai ser diferente em cada período, o que influencia diretamente na variação dos parâmetros, no entanto é importante verificar quanto é essa variação, e saber a relação direta dessa mudança com a qualidade que a água vai ter.
Agradecimentos
A ANEEL pelo financiamento do projeto, ao CPA da Eletronorte/Tucuruí, ao laboratório de Química Analítica e Ambiental da UFPA, e ao laboratório central da Eletronorte
Referências
BASTOS, R. K. X. Impactos da construção de centrais hidrelétricas relacionados com a água: pressupostos para a avaliação e proposição de medidas mitigadoras. simpósio brasileiro de pequenas e médias centrais hidrelétricas, 1998, Poços de Caldas. Anais...São Paulo: CMGB, 1998.
GUIMARÃES A.J.A, CARVALHO D.F, SILVA L.D.B. Saneamento e meio ambiente. Ago. 2007.
ESPÍNDOLA, ELG., MATSUMURA-TUNDISI, T., RIETZLER, AC. and TUNDISI, JG. Spatial heterogeneity of Tucuruí Reservoir (State of Pará, Amazonia, Brazil) and distribution of zooplankton species. Revista Brasileira de Biologia, vol. 60, 2000.
CUNHA, A. C. Revisão descritiva sobre ecossistemas aquáticos na perspectiva da modelagem da qualidade da água. Biota Amazônia, v. 3, n. 1, p. 124-143, 2013.