A INTRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Iniciação Científica
Autores
Reis, J.S. (IFRJ-CDUQ) ; Loredo, L.A. (IFRJ-CDUQ) ; Grunewald, T.G. (IFRJ-CDUQ) ; dos Santos, A.P.B. (IFRJ-CDUQ)
Resumo
A abordagem expositiva difundida na prática docente e plano pedagógico de muitas escolas acaba por privilegiar a memorização de conteúdos desvinculados de situações cotidianas.A utilização de métodos que valorizem a problematização de situações cotidianas a sociedade. A difusão de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar configura-se como auxílio didático onde o recurso visual e a linguagem são privilegiados e permite a abordagem de variados temas. O projeto “HQuímica” desenvolvido no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias, tem como proposta a criação de personagens, roteirização e elaboração de Histórias em Quadrinhos. os bons resultados já obtidos há dois anos revelam a prosperidade e potencialidade da proposta que inclui o estímulo à prática da leitura.
Palavras chaves
Ensino de Química ; Histórias em Quadrinhos; Divulgação Científica
Introdução
A função da educação básica é formar alunos para conviver em sociedade, preparar para a prática da cidadania e qualificar para um trabalho futuro, adequando o ensino de acordo com as condições físicas e metais compatíveis com a idade do aluno. No ensino médio o foco é a consolidação dos conhecimentos tratados no ensino fundamental, a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual, a compreensão de teorias cientifico-tecnológicas, tanto teórica como prática, para a qualificação para um trabalho e a preparação para a cidadania. (Brasil,1996).As unidades curriculares são trabalhadas de forma compartimentada, o que não beneficia a compreensão interdisciplinar dos assuntos tratados, além de manter distante teoria e realidade vivenciada pelos alunos. Como resultado, temos a consolidação de um método em desalinho com as atuais demandas para o ensino evidenciando a necessidade de discussões e práticas que possam promover a autonomia intelectual e formação cidadã e critica do aluno.A criação e o desenvolvimento de materiais didáticos diversificados podem dinamizar as aulas, incentivando os alunos a participação ativa na construção do próprio conhecimento. Com base nisto, o presente projeto tem como proposta a roteirização e elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) aliadas a realização de atividades lúdicas diversas, bem como a divulgação e popularização da Química e das Ciências através da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).As histórias em quadrinhos podem ser úteis para o processo de ensino e aprendizagem, por possuírem apelo visual, fácil compreensão e interseção entre as informações de texto e imagem. Sua linguagem de caráter popular permite que conteúdos muitas vezes tratados de forma complexa se tornem acessível estimando a leitura.
Material e métodos
O projeto consiste na elaboração e aplicação de histórias em quadrinhos junto a atividades lúdicas para facilitar o ensino de química e ciências dentro e fora da escola. Para isso inicialmente foi realizado uma pesquisa sobre HQ no ensino das disciplinas, constando-se que havia um numero limitados destas. Tomando como base as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do estado do Rio de Janeiro, a etapa seguinte envolveu a seleção de temáticas divididas por bimestre e o ano. Os temas tratados buscam colocar em foco problemas sociais, os quais requerem reflexão sobre situações que ocorrem cotidianamente com o aluno. A etapa seguinte envolve a elaboração de um roteiro envolvendo uma problematização que culmina no envolvimento dos personagens por uma solução passando conteúdos curriculares. Os personagens criados buscam atender a diversidade cultural do país fazendo a adaptação aos ambientes vividos pelos alunos. Ao fim de cada história, é apresentada uma atividade lúdica complementar com a função de analisar o aprendizado do aluno e estimular sua curiosidade, senso crítico e elaboração de estratégias por parte dos próprios discentes na busca pela solução do problema.
Resultado e discussão
Em 3 anos de projeto já foram confeccionadas uma história em quadrinho por
bimestre para atender o 9º ano do Ensino Fundamental, bem como o 1º ano do
Ensino Médio. Estas histórias relacionam temas e conteúdos tais como apagão,
lixão, crise hídrica e energia nuclear para abordar o assunto fontes
energéticas, conteúdo associado ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para o 1º ano
do Ensino Médio, explorou-se as temáticas estação de tratamento de água, lixo
eletrônico, culinária e derramamento de óleo para abordar os conteúdos
separação de misturas, tabela periódica, ligações químicas e interação
intermolecular. Durante a etapa de consolidação da proposta, o projeto contou
com a parceria do Colégio Estadual São Bento, em Duque de Caxias que
disponibilizou três turmas do 9° ano e 1° serie no turno da tarde. Isso
permitiu que os licenciados visitassem a escola para que durantes as aulas de
química e ciências as HQ e atividades fossem aplicadas com o acompanhamento
dos professores da escola. Essa experiência ajudou os licenciados a
compreender o futuro ambiente de trabalho e a desenvolver estratégias para que
o conteúdo seja ensinado e desenvolvido de forma compreensível ao aluno. O
desenvolvimento da proposta junto aos alunos do CE São Bento, motivou a
criação de HQs com uma nova composição. No formato de um almanaque, cada
bimestre abarcaria 3 histórias em quadrinhos distintas separadas por suas
respectivas atividades lúdicas e interconectáveis. Este novo formato estimulou
a seleção de temas transversais, desenvolvendo uma proposta mais
interdisciplinar com a colaboração de docentes de outras áreas do
conhecimento. Esta nova organização permite que o docente escolha o momento
adequado para a utilização desta ferramenta e aborde seus conteúdos de forma
interdisciplinar.
Conclusões
A aplicação de Histórias em Quadrinhos através desses temas como forma de problematizar e contextualizar as situações vividas na sociedade com soluções construídas junto aos alunos através de atividades lúdicas complementares pode ser uma estratégia eficaz para a disseminação das às Ciências e fenômenos cotidianos incentivando o habito da leitura. Junto a essas atividades criou-se um blog, onde todo o material aplicado encontra-se disponível em: http://hquimica.edublogs.org/.
Agradecimentos
Ao IFRJ - Campus Duque de Caxias e CAPES pelo financiamento.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília:MEC, 2000.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. S. A UTILIZAÇÃO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSIA. ln: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 2003, Bauru. Anais... .Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.