A INTRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Iniciação Científica

Autores

Reis, J.S. (IFRJ-CDUQ) ; Loredo, L.A. (IFRJ-CDUQ) ; Grunewald, T.G. (IFRJ-CDUQ) ; dos Santos, A.P.B. (IFRJ-CDUQ)

Resumo

A abordagem expositiva difundida na prática docente e plano pedagógico de muitas escolas acaba por privilegiar a memorização de conteúdos desvinculados de situações cotidianas.A utilização de métodos que valorizem a problematização de situações cotidianas a sociedade. A difusão de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar configura-se como auxílio didático onde o recurso visual e a linguagem são privilegiados e permite a abordagem de variados temas. O projeto “HQuímica” desenvolvido no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias, tem como proposta a criação de personagens, roteirização e elaboração de Histórias em Quadrinhos. os bons resultados já obtidos há dois anos revelam a prosperidade e potencialidade da proposta que inclui o estímulo à prática da leitura.

Palavras chaves

Ensino de Química ; Histórias em Quadrinhos; Divulgação Científica

Introdução

A função da educação básica é formar alunos para conviver em sociedade, preparar para a prática da cidadania e qualificar para um trabalho futuro, adequando o ensino de acordo com as condições físicas e metais compatíveis com a idade do aluno. No ensino médio o foco é a consolidação dos conhecimentos tratados no ensino fundamental, a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual, a compreensão de teorias cientifico-tecnológicas, tanto teórica como prática, para a qualificação para um trabalho e a preparação para a cidadania. (Brasil,1996).As unidades curriculares são trabalhadas de forma compartimentada, o que não beneficia a compreensão interdisciplinar dos assuntos tratados, além de manter distante teoria e realidade vivenciada pelos alunos. Como resultado, temos a consolidação de um método em desalinho com as atuais demandas para o ensino evidenciando a necessidade de discussões e práticas que possam promover a autonomia intelectual e formação cidadã e critica do aluno.A criação e o desenvolvimento de materiais didáticos diversificados podem dinamizar as aulas, incentivando os alunos a participação ativa na construção do próprio conhecimento. Com base nisto, o presente projeto tem como proposta a roteirização e elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) aliadas a realização de atividades lúdicas diversas, bem como a divulgação e popularização da Química e das Ciências através da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).As histórias em quadrinhos podem ser úteis para o processo de ensino e aprendizagem, por possuírem apelo visual, fácil compreensão e interseção entre as informações de texto e imagem. Sua linguagem de caráter popular permite que conteúdos muitas vezes tratados de forma complexa se tornem acessível estimando a leitura.

Material e métodos

O projeto consiste na elaboração e aplicação de histórias em quadrinhos junto a atividades lúdicas para facilitar o ensino de química e ciências dentro e fora da escola. Para isso inicialmente foi realizado uma pesquisa sobre HQ no ensino das disciplinas, constando-se que havia um numero limitados destas. Tomando como base as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do estado do Rio de Janeiro, a etapa seguinte envolveu a seleção de temáticas divididas por bimestre e o ano. Os temas tratados buscam colocar em foco problemas sociais, os quais requerem reflexão sobre situações que ocorrem cotidianamente com o aluno. A etapa seguinte envolve a elaboração de um roteiro envolvendo uma problematização que culmina no envolvimento dos personagens por uma solução passando conteúdos curriculares. Os personagens criados buscam atender a diversidade cultural do país fazendo a adaptação aos ambientes vividos pelos alunos. Ao fim de cada história, é apresentada uma atividade lúdica complementar com a função de analisar o aprendizado do aluno e estimular sua curiosidade, senso crítico e elaboração de estratégias por parte dos próprios discentes na busca pela solução do problema.

Resultado e discussão

Em 3 anos de projeto já foram confeccionadas uma história em quadrinho por bimestre para atender o 9º ano do Ensino Fundamental, bem como o 1º ano do Ensino Médio. Estas histórias relacionam temas e conteúdos tais como apagão, lixão, crise hídrica e energia nuclear para abordar o assunto fontes energéticas, conteúdo associado ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para o 1º ano do Ensino Médio, explorou-se as temáticas estação de tratamento de água, lixo eletrônico, culinária e derramamento de óleo para abordar os conteúdos separação de misturas, tabela periódica, ligações químicas e interação intermolecular. Durante a etapa de consolidação da proposta, o projeto contou com a parceria do Colégio Estadual São Bento, em Duque de Caxias que disponibilizou três turmas do 9° ano e 1° serie no turno da tarde. Isso permitiu que os licenciados visitassem a escola para que durantes as aulas de química e ciências as HQ e atividades fossem aplicadas com o acompanhamento dos professores da escola. Essa experiência ajudou os licenciados a compreender o futuro ambiente de trabalho e a desenvolver estratégias para que o conteúdo seja ensinado e desenvolvido de forma compreensível ao aluno. O desenvolvimento da proposta junto aos alunos do CE São Bento, motivou a criação de HQs com uma nova composição. No formato de um almanaque, cada bimestre abarcaria 3 histórias em quadrinhos distintas separadas por suas respectivas atividades lúdicas e interconectáveis. Este novo formato estimulou a seleção de temas transversais, desenvolvendo uma proposta mais interdisciplinar com a colaboração de docentes de outras áreas do conhecimento. Esta nova organização permite que o docente escolha o momento adequado para a utilização desta ferramenta e aborde seus conteúdos de forma interdisciplinar.

Conclusões

A aplicação de Histórias em Quadrinhos através desses temas como forma de problematizar e contextualizar as situações vividas na sociedade com soluções construídas junto aos alunos através de atividades lúdicas complementares pode ser uma estratégia eficaz para a disseminação das às Ciências e fenômenos cotidianos incentivando o habito da leitura. Junto a essas atividades criou-se um blog, onde todo o material aplicado encontra-se disponível em: http://hquimica.edublogs.org/.

Agradecimentos

Ao IFRJ - Campus Duque de Caxias e CAPES pelo financiamento.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília:MEC, 2000.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. S. A UTILIZAÇÃO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSIA. ln: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 2003, Bauru. Anais... .Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul