PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS INSERIDOS NA COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE RECEITAS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Alimentos

Autores

Silva, A.C.A.D. (SEDUC/CRQXIV) ; Leao, H.M. (SEDUC) ; Fonseca, R.F. (SEDUC) ; Nascimento, R.M. (SEDUC) ; Penha, T.S. (SEDUC) ; Aquino, K.A. (SEDUC)

Resumo

A presente proposta sugere a investigação das PANCS (Plantas Alimentícias não Convencionais) nas quais são plantas consideradas pela população como daninhas. A inserção das PANCS no ambiente escolar trará a inclusão de novos cardápios; no qual poderá se trabalhar com a comunidade, para explicar a importância dessas plantas não-convencionais, além de mostrar os nutrientes que existem nesses alimentos. Muitos dos alimentos locais são plantas que aos poucos tem sido substituído por uma alimentação básica homogênea, monótona e globalizada (KINUPP & LORENZI, 2014).

Palavras chaves

PANCS; Alimentos; Receitas

Introdução

Muitos dos alimentos locais são plantas que aos poucos tem sido substituído por uma alimentação básica homogênea, monótona e globalizada (KINUPP & LORENZI, 2014). Apesar desta substituição, muitas plantas registradas na literatura com potencial alimentício ainda são utilizadas por populações tradicionais e ainda exercem grande influência na alimentação e na cultura dessas populações (MAPA, 2010). A falta de informações sobre estas plantas contribui para o não uso e até mesmo para o desaparecimento das mesmas. Os valores alimentícios dos produtos locais também precisam ser melhor pesquisados e divulgados. Atualmente, estamos vivendo uma época de busca pelos produtos saudáveis, de origens conhecidas e que contribuam para conservação ambiental. A referência do valor nutritivo dos alimentos não se relaciona com sua composição química, mas com os componentes classificados como nutrientes conhecidos como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e água. O organismo humano necessitade nutrientes diferentes para seu perfeito desenvolvimento e as perdas devem ser substituídas dia a dia, com material novo, pois sendo variadas as necessidades do corpo, não se pode limitar a um só tipo de alimento (CRUZ e DIAS, 1992). Os paradigmas e tabus alimentares precisam ser repensados. O trabalho tem como objetivo subsidiar ações voltadas para o Ensino Médio a partir das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), através da produção de receitas.

Material e métodos

O trabalho foi realizado com 10 alunos do CEJA fase 2 da Escola Jacira Caboclo, alcançando toda a comunidade escolar através das Oficinas. 1) Foram realizados atividades para explicar a definição e os tipos de PANCs: 2) Participaram de uma visita técnica de campo para conhecerem algumas PANCs: 3) Coleta de dados: 4) Levantamento Bibliográfico da composição química das plantas para produção de de receitas de PANCs; 5) Oficinas culinárias utilizando as PANCs: A visita técnica foi realizada no Sítio das PANCs, no ramal do Brasileirinho em Manaus e a coleta de dados através de levantamento bibliográfico. As oficinas foram realizadas na escola, onde a comunidade teve a oportunidade de degustar e conhecer algumas PANCS.

Resultado e discussão

Utilizamos algumas hortaliças não convencionais, como a bertalha (Anredera cordifolia Basellaceae) que apresenta altos teores de vitaminas A e C , alguns aminoácidos, tais como arginina, leucina, isoleucina, lisina, treonina e triptofano (KHARE, 2007).O ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Mill. –Cactaceae) suas folhas apresentam altos teores de proteínas e de fibras e quantidade significativa de ferro e cálcio (KAZAMA et al.,2012). A taioba (Xanthosoma agittifolium (L.) Fonte de vitamina A e C, rica em ferro, potássio, cálcio e manganês. Urtica dioica L. Apesar da fama de urticante, tem sabor incrível e é uma das plantas mais ricas em ferro, Flavonóides,caroteno, sais minerais (potássio, cálcio, ferro, enxofre, manganésio, silício), ácidos orgânicos (cafeico, clorogênico, acético, fórmico e gálico), pro vitamina A, mucilagens, vitamina C, clorofila, tanino. Os tricomas (pêlos) têm: ácido fórmico, serotonina, histamina e acetilcolina . Estes compostos encontram-se principalmente na base dos pelos, e quando estes penetram no interior da epiderme, libertam um suco que contem estes compostos. O coração da bananeira é altamente rico em carboidratos e proteínas, importante fonte de minerais e fibras. A composição química das hortaliças confere a elas certas características como a cor, o sabor, além das características nutricionais e nutracêuticas. Os pratos elaborados pelos alunos foram: bolo de urtiga, pizza de palmito de bananeira, pudim de capim santo, arroz com taioba,salada de ora-pro-nobis, carne com umbico de bananeira, carne com bertalha.Nas oficinas culinárias foram feitas as degustações , entre os pratos o que mais chamou atenção foi o bolo de urtiga.

Pancs

Alunos no Projeto PANCS

Conclusões

Durante a realização do projetos os alunos se mostraram motivados , tornando as aulas mais atrativas.Verificou-se que os paradigmas e tabus alimentares precisam ser repensados. O objetivo proposto no projeto foi alcançado.

Agradecimentos

Agradecemos ao Dr. Valdely Kinupp e a Escola CEJA Professora Jacira Caboclo.

Referências

KINUPP, V.F; LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil:
guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. 1 ed. Nova Odessa:
Plantarum,2014.
LORENZI, H. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2 ed. Nova Odessa:
Plantarum, 2008

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA). Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Hortaliças não convencionais: (tradicionais) – Brasília: MAPA/ACS. 2010. 52p.

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