A QUÍMICA DA OBESIDADE: ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE AULA PARA O ENSINO MÉDIO DO TEMA TERMOQUÍMICA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Alimentos
Autores
de Souza Leão, I. (IFRJ) ; Barbalho Ribeiro de Freitas, A. (IFRJ) ; Salles Macena da Cruz, B. (IFRJ)
Resumo
A presente atividade didática foi desenvolvida em uma disciplina do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Nilópolis, e aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio, onde o tema termoquímica foi mediado aos alunos de forma mais atrativa através de sua correlação direta com o cotidiano. Esse trabalho teve como objetivo relatar a elaboração e desenvolvimento de atividade facilitadora do entendimento do referido tema mediante abordagem por meio da metodologia da problematização. A utilização da temática “A química da obesidade”, contribuiu no processo de ensino- aprendizagem, de forma a incentivar os alunos, favorecendo o estudo e percepção de que a química está presente em seu cotidiano.
Palavras chaves
Obesidade; Termoquímica; Problematização
Introdução
A teoria da problematização possibilita o caráter motivador necessário a uma boa atividade de ensino, pois por ela se permeia a voz do aluno, fortalecendo e reconhecendo seu argumento real de vida. A prevalência do sobrepeso em adolescentes é notória e é de conhecimento publico que o crescimento da obesidade entre os jovens nos últimos anos em decorrência do mau hábito alimentar é uma constante. Alimentos industrializados, “fastfood”, facilidade de acesso e a praticidade das comidas “pré- fabricadas” têm modificado os hábitos alimentares tidos até então como saudáveis. O excesso de gordura e de peso corporal gera problemas na autoestima, além de distúrbios na saúde. O aumento da obesidade e do sobrepeso na população brasileira está mais relacionado ao consumo excessivo de carboidratos, como arroz, massas e batata, do que à ingestão inadequada de gordura. Nesse contexto, o presente trabalho, realizado pelo projeto de pesquisa “A química contra a obesidade”, relata a experiência desenvolvida no Colégio Estadual Vila Bela, situado em Mesquita- Rio de Janeiro, que teve como objetivo mostrar aos alunos que o estudo da termoquímica tem a sua aplicabilidade no cotidiano, conscientizando os alunos a manter uma vida saudável usando como tema gerador dentro da metodologia da problematização, a obesidade.
Material e métodos
A presente atividade foi desenvolvida com 82 estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Vila Bela, no bairro de Mesquita RJ. Para o desenvolvimento da atividade abordou-se a forma de consumo de produtos alimentícios comercializáveis que estão presentes no cotidiano desses alunos. Em um primeiro momento, foi realizado uma abordagem sobre o tema obesidade, iniciando então as atividades questionando os alunos acerca de seus conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável para nossa vida e sua relação com a Química. No segundo momento, foi realizado um debate com as palavras-chave escolhidas pelos alunos e inseriu-se a explanação dos tópicos sobre: caloria e reações endotérmicas e exotérmicas a partir da ingestão de alimentos e as curiosidades nutricionais assim como gastos energéticos em cima dos rótulos de alimentos, explicando como o entendimento sobre a termoquímica é importante e abrangente, tendo como finalidade a formação de cidadãos conscientes em relação à obesidade e os alimentos em geral. Para mensuração dos resultados, uma terceira etapa, foi aplicada a partir das palavras-chave escolhidas pelos alunos, os mesmos foram organizados em grupos menores para que eles levantassem hipóteses que fossem possíveis de serem aplicadas na escola para a resolução do problema inicialmente abordado dentro de sala de aula. Com as possíveis hipóteses percebidas por eles, em consenso com a turma e o professor, foi aplicado pelos próprios alunos as resoluções mais cabíveis para resolver o problema abordado em forma de cartazes confeccionados e colados por toda a escola para conscientizar toda a comunidade escolar,sobre a importância de obter uma vida mais saudável a partir de conhecimentos químicos.
Resultado e discussão
De acordo com Silva (2011) a responsabilidade do professor é grande em mudar
o pensamento do aluno sobre a Química ser algo difícil e abstrato de se
aprender e que é necessário o seu entendimento para que o ser humano tenha
qualidade de vida mais saudável. Em consonância com a discussão é papel do
professor desmistificar o que os alunos pensam da Ciência, e que a
compreensão dessa disciplina para que o aluno se torne um cidadão consciente
e perceba que a Ciência está no seu dia a dia é de suma importância. Os
alunos participantes se envolveram ativamente com o trabalho, onde eles
mesmos criaram os cartazes, visto que foi algo mais cabível de ser
implantado na escola a fim de promover a conscientização dos demais. Os
cartazes possuíam frases motivadoras para as pessoas se exercitarem, para as
pessoas fazerem escolhas mais adequadas de alimentos, apresentaram tabelas
de gastos energéticos para certos alimentos, fazendo com que a pessoa
refletisse sobre a ingestão daquele alimento e qual atividade seria
necessária para queimar aquele determinado alimento ingerido, e apresentaram
a comparação do volume de cada alimento com a sua respectiva caloria.
Conforme mostra a tabela em anexo, foi possível observar que a
contextualização, a interdisciplinaridade e uma metodologia diferente da
tradicional, puderam despertar o interesse dos alunos pelos conhecimentos
químicos. Ratifica-se a análise de Oliveira (2005) que afirma que a
contextualização possibilita o estabelecimento de inter-relações entre
conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia a dia dos alunos,
imprimindo reais significados aos conteúdos escolares. Acredita-se que essas
estratégias facilitam o processo de aprendizagem dos alunos e despertam no
aluno o interesse pela matéria.
Tabela dos dados obtidos na pesquisa
Conclusões
A partir da atividade desenvolvida verificou-se que a maioria dos alunos não compreendia a química relacionada com os alimentos consumidos diariamente por eles. Esse método contribuiu para uma melhor reflexão acerca dos hábitos alimentares dos alunos assim como para mostrar que a química está inserida na alimentação de um modo geral.
Agradecimentos
Referências
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