SÍNTESE DE CUMARINAS UTILIZANDO METODOLOGIAS VERDES

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Antônio, J. (IFRJ) ; Marinho, M. (IFRJ) ; Pires, M. (IFRJ)

Resumo

Na busca por novas metodologias para a síntese de produtos naturais bioativos, o uso de irradiação por microondas tem se mostrado interessante como fonte de energia para reações endergônicas, melhorando tanto aspectos termodinâmicos quanto cinéticos das reações, além de ser econômica e “verde”, por não haver necessidade do uso de catalizadores e solventes tóxicos. Neste trabalho realizamos a síntese de cumarinas assistidas por microondas, sendo possível obter sínteses mais rápidas e com excelentes rendimentos.

Palavras chaves

Química Verde; Cumarinas; Microondas

Introdução

A síntese de produtos naturais bioativos tem sido alvo de muitos grupos de pesquisa em todo mundo, haja vista, a gama de atividades biológicas apresentadas por estes compostos, bem como ao fato de os mesmos serem obtidos em pequena quantidade de suas respectivas fontes naturais (Sampaio et al.; 2012). Entretanto, considerando a necessidade de um contínuo desenvolvimento Econômico, social e ambiental sustentável, com vistas à manutenção e melhoria da qualidade de vida atual e vindoura em todo o planeta, torna‐se imperiosa uma nova conduta química para o aprimoramento de técnicas e metodologias, com a geração cada vez menor ou, idealmente, inexistente, de resíduos e efluentes tóxicos (KURANOV et al 2005). O objetivo deste trabalho é realizar a síntese de cumarinas e alcaloides acridônicos bioativos utilizando princípios de “Química Verde” através do emprego de reator de micro-ondas (Sanseverino ;2002), solventes não tóxicos e sem uso de catalizadores, propondo novas metodologias sintéticas.

Material e métodos

As sínteses foram realizadas com metodologia convencional e com assistência de irradiação por micro‐ondas em reator de micro‐ondas do Laboratório de Bases Químicas do Campus Realengo do IFRJ. As sínteses foram monitoradas por CCD e as substâncias sintetizadas foram purificadas por recristalização e/ou coluna Cromatográfica de sílica gel, tendo suas estruturas foram identificadas por IV, RMN de 1H e 13C.

Resultado e discussão

Dentro do esperado com a utilização do reator de micro‐ondas, foi possível alcançar um rendimento de 100% para os produtos 1 e 2, enquanto que na reação em banho maria o rendimento para estes dois produtos foi de apenas 2%. Por meio do produto 1 onde, foram realizadas novas sínteses com auxílio do reator foram obtidas novas cumarinas 3, 4 e 5 com excelentes rendimentos.

Síntese das Cumarinas

processo de síntese das cumarinas tanto para o método convencional como para o método com auxilio do reator de microondas.

Conclusões

Através dos resultados obtidos, torna‐se interessante para síntese das cumarinas a utilização do reator de micro‐ondas, uma vez que a etapa de ciclização para a formação do anel lactônico é lenta em condições normais de laboratório, sendo a reação assistida por microondas mais rápida e promissora no que diz respeito ao rendimento dos produtos, ao tempo da reação, além de ser mais econômica e pautada em princípios de química verde.

Agradecimentos

IFRJ, CNPQ

Referências

KURANOV, G. L.; ARAPOV, O. V.; KOSTIKOV, R. R. Microwave activation in organic synthesis. Russ. J. Org. Chem., 2005, 41: 1719‐1749. Corrêa,Arlene G. / Zuin,Vânia G. Química Verde - Fundamentos e Aplicações., Edufscar., 2009. Pag 55-73

SAMPAIO, O. M.; SILVA, M.F.; VEIGA, T. A. M.; KING-DÍAZ, B.; LOTINA-HENNSEN, B. Avaliação de furanocumarinas como inibidores da fotossíntese através de ensaios de fluorescência da clorofila a. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 2115-2118, 2012.

SANSEVERINO, A.M., MICROONDAS EM SÍNTESE ORGÂNICA., Quím. Nova vol.25 no.4 São Paulo July 2002

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul