Síntese do 2-(3,4,5-trimetoxibenzidileno)tiossemicarbazida (Ju-878)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Kelen de Mendonça Gomes, R. (UFPE) ; Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, J. (UFPE)

Resumo

A tiossemicarbazida e seus derivados estão amplamente presentes na literatura representando um ramo bastante promissor de pesquisas na área farmacológica devido a sua excelente atividade biológica em vários campos da ciência. Isto faz com que o manuseio, o baixo custo de trabalho a facilidade de obtenção justifica a síntese de novos derivados da série dita. Desse modo foi realizada a síntese do derivado tiossemicarbazônico 2-(3,4,5- trimetoxibenzidileno)tiossemicarbazida (Ju-878), por meio da reação entre tiossemicarbazida e um benzaldeído aromático o 3,4,5-trimetoxibenzaldeído (AT – 10). A comprovação da estrutura química deste composto foi determinada pelas propriedades físicas do produto e os espectros de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio, Carbono treze, Infravermelho e Massa.

Palavras chaves

Tiossemicarbazida; Tiossemicarbazona; tiossemicarbazônicos

Introdução

As Tiossemicarbazonas constituem uma classe de compostos que têm despertado considerável interesse em estudos que avaliam suas propriedades físico- químicas e farmacológicas entre outras, (EBENSO et al., 1999; EKPE et al., 1995). Para sua obtenção sintética são utilizadas diversas metodologias. Aquela que se enquadra nos nossos trabalhos é a condensação com aldeídos que nos leva a um produto que futuramente dará origem a um fechamento de anel levando a um tiazol, molécula existente em muitos medicamentos usados em diversas doenças. Nos últimos anos a busca por moléculas com alta especificidade em diversos males tem crescido tanto na Indústria Farmacêuticas como em vários centros de pesquisas no mundo tornando-se objeto de estudo para a síntese de vários medicamentos. Essa classe de composto exibe grande variedade de atividades biológicas como antiviral, antitumoral, fungicida, bactericida, anti-inflamatória (HE et al 2012). (Tenório et al., 2005). A versatilidade destes compostos leva ao estudo de diversas reações químicas. Esta classe de substâncias apresenta um imenso potencial em aplicações síntéticas orgânicas, uma vez que, podem ser utilizados em reações de condensação, oxidação, transformação de grupos funcionais e também na formação de ligação carbono-carbono (AMR, et al.,2009). As tiossemicarbazidas exibem grande versatilidade, pois são moléculas bastante reativas funcionando como intermediários na síntese orgânica de heterocíclicos como tiazol que será objeto de estudo nosso na próxima etapa deste estudo. O desenvolvimento deste trabalho teve o objetivo de sintetizar o composto 2-(3,4,5-trimetoxibenzidileno)tiossemicarbazida (Ju-878) a partir da reação entre a tiossemicarbazida e o 3,4,5- trimetoxibenzaldeído (AT – 10), bem como determinar sua estrutura química.

Material e métodos

A um balão volumétrico de fundo redondo de 50 mL, sob agitação magnética e temperatura ambiente foram adicionados 0,1085 g (5,53x10-4mol) do reagente 3,4,5-trimetoxibenzaldeído (AT – 10). O material foi dissolvido em 05 mL de isopropanol e aguardado a total solubilização deste aldeído, após esse processo foram adicionados 03 mL de uma solução padrão preparada a partir de uma gota de ácido clorídrico concentrado e 33 mL de isopropanol, a qual funciona como catalisador e serve para preparar a molécula do aldeído para receber o reagente seguinte. O conjunto foi mantido sob agitação magnética por 15 minutos. Em seguida, foram acrescentados 0,0526 g (5,77x10-4mol) de tiossemicarbazida, os quais já estavam parcialmente solubilizados em 3 mL de isopropanol. O balão foi mantido em temperatura ambiente sob agitação magnética. O processo reacional foi comprovado por cromatografia em camada delgada usando um sistema de solvestes apropriados. Após a constatação do término da reação o conteúdo foi vertido em um béquer, o qual foi deixado sobre a bancada para que ocorresse a cristalização do produto. Durante esse processo de evaporação do solvente, foram surgindo cristais transparentes e alongados. O produto obtido foi submetido à filtração a vácuo e lavado várias vezes com etanol, em seguida levado à estufa a 37 °C para secagem no período de 3 a 4 horas de duração. Após constatar a secagem dos cristais foi determinada sua massa e esse foi posteriormente transferido para um frasco de penicilina, sendo devidamente etiquetado. Subsequentemente foram retiradas amostras para determinação de Rf definitivo, ponto de fusão e realização do teste de solubilidade como também para os espectros de confirmação da estrutura química. Depois de atestada a pureza foi calculado o rendimento reacional.

Resultado e discussão

A reação de síntese do composto 2-(3,4,5-trimetoxibenzilideno) tiossemicarbazida (Ju-878), esquematizada na figura 1, teve duração de 58 minutos, gerando como produto cristais transparentes e alongados. Isto correspondeu a uma massa pura de 0,1258 g (4,67x10-4 mol), totalizando o rendimento reacional de 85 %. O ponto de fusão ocorreu na faixa 193 – 194 °C. Os fatores de retenção (Rf) obtidos foram determinados em dois sistemas apropriados, sendo o primeiro Rf = 0,42 no sistema (Diclorometano/Metanol – 0,95:0,05) e o segundo com Rf de 0,47 no sistema (Diclorometano/Acetona – 0,9:0,1).O teste de solubilidade apresentou os seguintes resultado: Solubilidade em Dioxano, Metanol e Tween. Pouco solúvel em Cloreto de metileno e Clorofórmio. Para outros solventes o composto 2-(3,4,5- trimetoxibenzidileno) tiossemicarbazida (Ju-878) foi insolúvel para os demais solventes testados. Após conhecimento da solubilidade do composto este foi submetido aos demais espectros para determinação da sua estrutura química. Os sinais referentes a cada hidrogênio e carbono foram identificados por meio dos espectros de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e de Carbono treze. Os picos obtidos foram os seguintes: no Infravermelho (IV) (cm -1) (KBr1%,) apresentou pico de absorção em 3235,13 referente ao (N–H); em 1598,82 (C=N);em 1287,31 (C-O). O RMN de hidrogênio (300 MHz, DMSO-d6, δ, ppm), apresentou picos referentes aos três hidrogênios do grupo OCH3 em 3,58 ppm também apresentou em 7,15 sinal para os dois hidrogênios orto do anel aromático; e singlete em 8,35 para o hidrogênio CH=; em 2,1 para NH e em 8,53 para o grupo NH2. O espectro de Carbono 13 mostrou todas as absorções para os 10 carbonos da molécula. O espectro de massa apresentou o peso molecular do composto como também o pico base.

Figura 1

Síntese do 2-(3,4,5- trimetoxibenzidileno)tiossemicarbazida.

Conclusões

O composto 2-(3,4,5-trimetoxibenzidileno)tiossemicarbazida (Ju-878) foi sintetizado segundo os padrões reacionais estabelecidos na literatura para síntese de compostos a base de tiossemicarbazida sendo o rendimento obtido de 85%. A estrutura química foi determinada pelos métodos espectroscópicos de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio, Carbono treze, Infravermelho e de Massa. Também foram observadas as absorções do infravermelho para determinação dosgrupos funcionais. Os testes futuros serão a determinação da atividade antimicrobiana e também os testes contra certos tipos de Leishmania.

Agradecimentos

Ao CNPq pelo financiamento da pesquisa. Ao Departamento de Química fundamental da UFPE pelos espectros realizados.

Referências

AMR, A. El-Galil E.; SABRRY, N. M.; ABDALLA, M. M.; ABDEL-WAHAB, B. F. Synthesis, antiarrhythmic and anticoagulant activities of novel thiazolo derivatives from methyl 2-(thiazol-2-ylcarbamoyl)acetate, European Journal of Medicinal Chemistry,v 44, p 725-735, 2009.

EBENSO, E. E.; EKPE, U.J.; ITA, B. I.; OFFING, O. E.;IBOK, U. J. 1999. Effect of molecular structure on the efficiency of amide sand thiosemicarbazones used for corrosion inhibition of mildsteel in hydrochloricacid. Material chemistry and physics, 60: 79-90.
HE, Junbo et al. Synthesis and natitumor activity of novel quinazoline derivatives containing thiosemicarbazide moiety. European journal of medicinal chemistry, v. 54, p. 925-930, 2012.
Tenorio, R.P.; Goes, A.J.S.; Lima, J.G.; de Faria, A.R.; Alves, A.J.; Aquino, T.M. Tiossemicarbazonas: metodos de obtencão, aplicações sintéticas e importância biologica. Quimica. Nova. 2005, v.28, p.1030.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul