Síntese de derivados bis-1,4-naftoquinonas catalisada por l-aminoácidos
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Química Orgânica
Autores
Rosandiski, A. (IFRJ) ; Carvalho, C. (IFRJ) ; Reis, S. (IFRJ) ; Silva, F. (UFF) ; Resende, G. (IFRJ)
Resumo
Uma metodologia eficiente e simples foi desenvolvida para sintetizar 3,3'- (aril/alquilmetileno)bis(2-hidroxinaftaleno-1,4-dionas)através da condensação de aldeídos e 2-hidroxi-1,4-naftoquinona (lausona), catalisada por L- aminoácidos. Essa nova metodologia possui várias vantagens frente às encontradas na literatura, tais como: temperatura ambiente (todas as rotas na literatura utilizam aquecimento), reações rápidas (5 a 40 minutos) e excelentes rendimentos (70 a 92%).
Palavras chaves
lausona; l-aminoácidos; bis-1,4-naftoquinonas
Introdução
As quinonas são uma classe de compostos orgânicos que possuem diversas atividades biológicas e importantes aplicações industriais[1]. Dentre as várias quinonas, os derivados 1,4-naftoquinonas possuem uma grande quantidade de propriedades medicinais tais como anticâncer, antiviral, bactericida, fungicida, anti-inflamatória, antimalaria, antialérgica, dentre outras [2]. Além disso, várias naftoquinonas são coloridas, desempenhando um papel importante como corantes.Por exemplo, a 2-hidroxi-1,4-naftoquinona (lausona) é o principal corante extraído das folhas da Henna (Lawsonia inermis), onde é utilizado a mais de 5000 anos como corante para cabelo e pele [3]. Cabe ressaltar que a lausona possui excelente atividade antimicrobiana [2]. Considerando-se a diversidade das naftoquinonas, o desenvolvimento de novas metodologias para sintetizar derivados de 1,4- naftoquinonas é de suma importância. Este trabalho tem o objetivo de sintetizar bis-1,4-naftoquinonas através da condensação de aldeídos e lausona, catalisada por L-aminoácidos.
Material e métodos
Todos os aldeídos, lausona e aminoácidos foram obtidas na Aldrich. Os solventes foram utilizados sem nenhuma purificação. As reações foram acompanhadas através de cromatografia em camada fina (CCF), utilizando-se placas prontas de sílica-gel, contendo indicador fluorescente F254. Os espectros de RMN 1 H e RMN 13C foram feitos no instrumento Brucker DRX-400, utilizando-se DMSO como solvente.
Resultado e discussão
As reações (esquema 1) foram realizadas sob temperatura ambiente, num
intervalo entre 5 e 45 minutos e com ótimos rendimentos (70-92%;),
mostrando-se uma metodologia branda e eficiente, visto que a maioria das
reações encontradas na literatura necessitam aquecimento. Após otimização do
solvente (etanol, etanol/água e ácido acético) e do catalisador (alanina,
valina, leucina, prolina e fenilalanina), verificou-se que a melhor
combinação foi ácido acético e L-fenilalanina.
Esquema reacional para a obtenção das bis-1,4- naftoquinonas desejadas
Conclusões
O presente trabalho mostrou-se muito eficiente no tocante à síntese de bis- 1,4-naftoquinonas derivadas da lausona, catalisadas por l-aminoácidos. Os produtos foram obtidos com ótimos rendimentos, através de reações rápidas (5 à 45 minutos) e em condições brandas (temperatura ambiente).
Agradecimentos
Os autores são gratos ao IFRJ e CNPQ.
Referências
[1] Thomson R. H. Naturally Occurring Quinones. 4th ed. London: averaged. Chapman & Hall; 1997.
[2] Jordão, A. K.; Vargas, M. D.; Pinto, A. C.; Silva, F. C.; Ferreira, V. F. RSC Adv., 2015, 83,67909.
[3] J. Y. Heo, C. H. Cho, H. S. Jeon, B. S. Cheong, and H. G. Cho, Spectrochim. Acta, Part A., 2011, 83, 425.