FABRICAÇÃO DE LICOR CASEIRO A PARTIR DA POLPA DE CUPUAÇU (THEOBROMA GRANDIFLORUM): UMA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Oliveira das Chagas, H. (UEA) ; Silva Vieira, R. (UEA) ; Azevedo dos Santos, V. (UEA) ; Monteverde Tavares, M.E. (UEA) ; Coelho Cardoso, T. (UEA) ; Lima Silva, R. (UEA) ; Lopes dos Santos, C. (UEA)

Resumo

O Cupuaçu (Theobroma grandiflorum ) é o fruto típico da região Amazônica, da família Sterculiaceae, parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, também encontrada nos estados do Amapá e Pará. Seu fruto é muito usado na culinária pelos nativos da Amazônia. Portanto, o presente trabalho refere-se a “fabricação de licor caseiro a partir da polpa de cupuaçu (Theobroma Grandiflorum): uma contribuição no ensino da química no contexto amazônico”, prática realizadas pelos acadêmicos de licenciatura em química da Universidade do Estado do Amazonas, no laboratório da universidade afim de contribuir para o ensino de química.

Palavras chaves

Ensino de química; Cupuaçu; Contexto Amazõnico

Introdução

A Amazônia é uma região rica em sua biodiversidade, a riqueza de sua flora compreende aproximadamente 30.000 espécies, cerca de 10% das plantas de todo o planeta. O Cupuaçu é uma frutífera tropical originária e cultivada comercialmente na Região Amazônica, seus frutos são utilizados para a fabricação de sucos, sorvetes, geleias, doces e vinhos. Suas sementes são utilizadas para extração de óleo e fabricação do copulate ou chocolate branco (MATOS, 2007). De acordo com CHASSOT (2008) A exploração dos saberes populares no contexto da educação em ciências vem sendo apontada como uma forma de valorizar o conhecimento construído por grupos sociais específicos, possibilitando adensar discussões sobre a ciência, o seu papel na sociedade, além de aspectos históricos e da preservação destes conhecimentos. Para CAVALCANTI (2010) Uma das maneiras mais coerentes de interligar os conteúdos de aprendizagem é desenvolver atividades que abordem temas que permitam a contextualização e a interconexão entre diferentes saberes. A experimentação no Ensino de Química segundo Marcondes (2006), no processo de Ensino-aprendizagem tem sua importância justificada quando se considera sua função pedagógica de auxiliar o aluno na compreensão de fenômenos e conceitos químicos. Com isso, este trabalho titulado como “fabricação de licor caseiro a partir da polpa de cupuaçu (Theobroma Grandiflorum): uma contribuição no ensino da química no contexto amazônico”, tem por finalidade, contribuir com o conhecimento químico e científico de saberes tradicionais amazônicos.

Material e métodos

Os materiais utilizados na fabricação do licor foram: Béquer de 500mL, água destilada, uma colher de madeira, peneira, panelas, funil, rolhas, garrafas claras, proveta, balança de precisão, tecido para filtragem e álcool etílico hidratado. De acordo com BARROS et. al. (2008) o Licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 54°GL, a 20°C, com percentual de açúcar superior a 30g/L, elaborado com álcool etílico potável de origem agrícola ou destilado alcoólico simples de origem agrícola ou bebidas alcoólicas, adicionado de extrato ou substância de origem vegetal ou animal, substâncias aromatizantes, saborizantes, corantes e outros aditivos. Primeiramente as frutas foram higienizadas com água corrente, despolpadas, retirando as sementes. Foi pesado 250g de polpa de cupuaçu, a polpa foi trituradas e transferida para um frasco de vidro higienizado e esterilizado, este foi transferido com o auxílio de um funil e logo após medimos em um béquer 500 mL de álcool etílico e adicionamos a mistura. O frasco foi envolvido por papel alumínio e mantido num local por 7 dias à temperatura ambiente. Em uma panela foi transferido 720g de açúcar e adicionado 1L de água para que a mistura estivesse homogeneizada e aquecida por 20 min. Foi retirada para esfriar toda a mistura. Passado o tempo da infusão retirou-se o papel alumínio que envolvia o frasco e o conteúdo da infusão foi coado em peneira limpa, sem seguida, adicionado o xarope em temperatura ambiente e homogeneizado. Após a mistura do xarope frio como filtrado da infusão este foi transferido para garrafas de vidro higienizadas, com o auxilio de um funil sendo em seguida tampado, revestido novamente com papel e alumínio e colocado em um local longe da incidência da luz por 15 dias até a realização da análise sensorial.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos após a experimentação realizadas pelos acadêmicos demonstraram que utilizando materiais e produtos como frutas, sementes do contexto amazônico como o exemplo o cupuaçú (Theobroma grandiflorum ) na fabricação de licor podem ser usados por professores de Ensino Médio abordarem conteúdos químicos em suas práticas docentes, através de aulas práticas experiementais, explorando os componentes químicos presentes no fruto, afim de, obter a compreensão dos alunos em determinados conteúdos de química, assim como o processo de fermentação durante a prática.

Conclusões

Esta prática experimental comprovou que é possível utiliza a fabricação de licor caseiro a partir da polpa de cupuaçu (Theobroma Grandiflorum): uma contribuição no ensino da química no contexto amazônico”, como uma das diversas alternativas e usos de produtos da região no ensino de química, fazendo com que os alunos compreendam os conteúdos abordados como composição química e estrutura, tornando as aulas mais prazerosas e motivadoras para os professores e alunos, contribuindo seu desenvolvimento intelectual e formativo.

Agradecimentos

À Universidade do Estado do Amazonas-UEA e aos colaboradores deste projeto.

Referências

BARROS, J. S.; ARAÚJO, J. V. F. de; ALMEIDA, A. A. de; MOREIRA, R. T.; SANTOS, E. P. dos. Elaboração e aceitação sensorial de licor misto de acerola (Malpighia emarginata D.C.) com laranja (Citrus aurantium). I JORNADA NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. Bananeiras, 17 a 20 de outubro de 2006.
CAVALCANTI. J. A.; et al. Agrotóxicos: Uma Temática para o ensino de Química. Química Nova na Escola.Vol.32.Fevereiro,2010
CHASSOT, A. Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova na Escola, 27(s/n), 9-12. 2008.
MARCONDES, M. E. R (org.) Oficinas temáticas no ensino público visando a formação continuada de professores. GEPEQ–Grupo de Pesquisa em Educação Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, 2006.
MATOS,C.B. Caracterização, física, química, físico-química de cupuaçus (Theobroma grandiflorum(Willd. Ex. Spreng.) Schum.) com diferentes tamanhos. Ilhéus-Bahia, 2007.
SOUZA, J.; HADLICH, D. P. F.; MAAHS, T. R. Automação da produção de chocolates em escala não industrial. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 14, n. 22, p. 113-238, jul./dez. 2013

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará