O SOFTWARE PERIODIC TABLE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO NÍVEL MÉDIO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, P. (SEDUC) ; Silva, S. (PPGQ-UFPA E SEDUC-PA) ; Barbosa, C.B. (SEDUC-PA) ; Gonçalves, J. (SEDUC-PA) ; Costa, L. (UEPA)

Resumo

O uso de softwares educacionais gera questionamentos no que diz respeito sua eficiência e contribuição para os discentes. Com isso, esta pesquisa analisou a eficiência do software Periodic Table como ferramenta educacional no ensino de tabela periódica em uma escola de Abaetetuba-PA. O software foi apresentado aos alunos da primeira série do ensino médio, para conhecimento de suas funções, em seguida realizou-se uma entrevista com 149 destes discentes. Os resultados mostraram que Periodic Table é uma excelente ferramenta para o ensino de tabela periódica, além de contribuir com outros conceitos em química. Com isso, é indispensável que os educadores usem softwares e praticas educacionais inovadoras, que possam atuar significativamente como ferramenta pedagógica e educacional para o ensino.

Palavras chaves

Ensino de Química; Informática; Praticas Inovadoras

Introdução

O uso da informática já faz parte do cotidiano, portanto na educação não poderia ser diferente. A informática é considerada um dos instrumentos que podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem, por ser uma ferramenta de auxílio e reforço para melhor assimilação do conhecimento (SILVA et al., 2005). Muito se discute sobre a forma correta de aliar o computador (informática) ao ensino, não só da Química, mas das demais disciplinas. Para Levy (1999) o professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão em seu encargo, sua atividade é centrada no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: o incitamento à troca dos saberes, a mediação relacional e simbólica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem. Subsidiar o campo dos estudos e debates sobre o uso da informática na educação como perspectiva inovadora e criativa, aponta a implementação no campo da pesquisa de um aprofundamento teórico, o qual é fonte substancial na elaboração e aquisição de novas concepções ligadas ao uso da informática como recurso didático (SILVA e SANTOS, 2009). Como forma de dinamizar o debate sobre as questões supracitadas, faz-se necessário criar instrumentos científicos que são referências na área acadêmica e fora dela, servindo, portanto, como fonte de estudo e aprimoramento dos diversos conhecimentos, em especial as referentes ao uso da informática em favor do ensino-aprendizado (TAVARES, 2005). Nesse contexto, apresenta-se uma pesquisa com o uso do software Periodic Table como ferramenta pedagógica educacional no ensino de tabela periódica, a qual foi realizada com quatro turmas, totalizando 149 alunos, do 1º ano do ensino médio.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada em uma escola de Abaetetuba-PA com 149 alunos de quatro turmas da primeira série do ensino médio turno da manhã. Inicialmente, todos os alunos estudaram o assunto tabela periódica e teoricamente, já tinha um conhecimento prévio do tema escolhido. O software Periodic Table foi apresentado aos alunos para que eles pudessem explorar o conteúdo do programa, como: classificação da tabela (período, família e seus respectivos nomes), dos elementos (representativos, transição, metais, ametais, gases nobres e hidrogênio), estados físicos dos elementos, distribuição eletrônica e propriedades periódicas. A preferência a essas habilidades é devido serem estas que a Secretaria de Educação do Estado do Pará SEDUC-PA ressalta para o assunto tabela periódica. Após a realização das atividades desenvolvidas pelos alunos, os mesmos responderam um questionário, no qual avaliamos se o aluno obteve maior entendimento do assunto abordado, com ou sem o software. O programa Periodic Table v 3.8.1 é um software educacional para o ensino de tabela periódica, possui versão inglês, gratuita, disponível para download no site http://www.baixaki.com.br/site/dwnld48169. Este software pode ser utilizado com alunos da 8ª série (9º ano) na disciplina Ciências e 1º ano do ensino médio em Química, é recomendado para Windows, XP/98/2000/2007. O espaço ocupado no hardware pelo software é de 20,10 MB.

Resultado e discussão

Analisando a importância do Periodic Table no ensino de tabela periódica, percebe-se que os conteúdos apresentados proporcionaram um aprendizado mais completo aos alunos, pois 90% aprovaram a utilização do software em sala de aula e 83% destes alunos afirmaram que seus conhecimentos no tema escolhido aumentaram a partir de seu uso como recurso metodológico. Quando questionados sobre o entendimento do assunto, 90% dos alunos foram categóricos em afirmar que com o software o entendimento foi mais rápido, evidenciando a eficiência da informática no ensino. De acordo com Valente et al., (1999), quando a informática é bem utilizada por educadores com visão construcionista, possibilita a seus alunos a construção de conhecimento de acordo com suas necessidades diárias e sem imposição do professor, uma educação em que o aluno possa exercitar sua cidadania. Para Bona (2009) a química é uma disciplina que apresenta conteúdos abstratos e de difícil compreensão e visualização principalmente pelos alunos, dessa forma, essa pesquisa mostra uma possível solução pra esses problemas, uma vez que 95% dos pesquisados afirmam que o software Periodic Table contribui para que a Química deixe de ser vista por eles como uma ciência abstrata. Também foi possível averiguar, entre os envolvidos na pesquisa, que é unânime o reconhecimento da informática como uma ferramenta com grande potencialidade no que se refere à qualidade e melhoria do ensino de Química.

Conclusões

Para o aluno assimilar e desenvolver os variados conceitos que são trabalhados em sala de aula é necessário à introdução da informática na educação de forma efetiva. Desta forma, a pesquisa mostrou que o software Periodic Table possui eficácia como ferramenta pedagógica no ensino de tabela periódica contribuindo com o aprendizado significativo, desenvolvimento de conceitos, e colaborando também para que o ensino de química deixe de ser visto como abstrato. Além disso, nota-se que os recursos tecnológicos, quando trabalhados da maneira correta, melhoram a qualidade da educação brasileira.

Agradecimentos

Referências

BONA, B. O. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, vol.4, n. 1, pp.35-55, 2009.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
SILVA, H.; JAMBEIRO, O.; LIMA, J.; BRANDÃO, M. A. Inclusão Digital e Educação para a Competência Informacional: uma Questão de Ética e Cidadania. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p.28-36, 2005.
SILVA, R.E.V. SANTOS, E.da C. Informática na Educação e o Ensino de Ciências Naturais: contribuições para a educação ambiental no contexto amazônico. Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2009.
Software Periodic Table, disponível para download em: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld48169. Acesso em: 26 fev. 2015.

TAVARES, R. Animações interativas, conceituais e mapas conceituais. Simpósio Nacional de Ensino de Física, V.16, 2005, Rio de Janeiro – RJ. Anais... Rio de Janeiro, 2006.

VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares na educação.In informática para a mudança na educação.1999. p 9-31

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará