Uso de novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem de Química

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Caixeta Neta, A. (UFG) ; dos Santos Nascimento, D.C. (UFG) ; Pereira de Melo, J. (UFG) ; Pereira da Costa, R. (UFG) ; Almeida Martins, M.V. (IFG) ; Pereira de Carvalho Oliveira, J. (UFG)

Resumo

A Química é considerada por muitos alunos como uma disciplina complexa e de difícil compreensão, o que pode gerar resistência na aprendizagem. Neste sentido, para ajudar nesta situação, o uso de novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem de Química pode ser um recurso. Podemos observar através dos dados obtidos que com o uso da tecnologia é possível melhorar a visualização e, portanto, facilitar a transmissão de conceitos químicos considerados abstratos e de difícil compreensão. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar como as novas tecnologias têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Química em uma turma de 3º ano do Ensino médio integrado ao técnico em Química do Instituto Federal de Goiás em aparecida de Goiânia – GO.

Palavras chaves

Ensino de Química; Tecnologias; Escola pública

Introdução

Nossa sociedade está cada vez mais globalizada e a utilização de tecnologias desempenha papel de destaque no dia a dia das pessoas e, como não poderia ser diferente, na educação também. Hoje, é difícil pensar em um processo de ensino/aprendizagem que não associe os recursos tecnológicos às práticas educativas (SOUZA et al, 2004). Carvalho (1997) afirma que “A humanidade está vivendo um processo acelerado de modificações e rupturas, que se reflete em todos os setores da sociedade. Assim sendo, tanto a educação, como a informação assumem significativo papel nesse processo”. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) tornaram-se importantes recursos que podem favorecer a aprendizagem e o ensino que devem, quando possível, adaptar-se a esses avanços e não é diferente no ensino de Química. A Química é considerada por muitos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e/ou complexas (SILVA, 2011). E, devido a esta dificuldade em conseguir entender conceitos químicos e/ou associar o que se aprende com a realidade, torna-se cada vez mais necessária a utilização de recursos que possam melhorar o aprendizado. A importância do uso da tecnologia no ensino é reconhecida, porém, o que mais se vê na maioria das escolas é o uso do giz e quadro negro, que, apesar de ter sido introduzido há mais de cem anos na sala de aula, ainda continua como único recurso disponível para muitos professores (FERREIRA, 1998). Isso ocorre devido à falta de estrutura das escolas públicas no Brasil. Uma realidade um pouco melhor é a observada nos Institutos Federais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar como as tecnologias têm sido utilizadas no processo de ensino/aprendizagem de Química em uma turma de 3º ano do Ensino médio integrado ao técnico em Química do IFG- Aparecida de Goiânia-GO.

Material e métodos

Os dados para este trabalho foram obtidos através de questionário específico com dez questões a respeito do uso de tecnologias no ensino de química que foi elaborado pelos alunos de Instrumentação para o Ensino de Química 1 do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão e aplicados a alunos do Instituto Federal de Goiás em Aparecida de Goiânia - GO. A pesquisa teve caráter exploratório, investigativo e analítico, realizada entre os meses de Maio e Junho de 2016, envolvendo uma turma do Ensino Médio integrado ao técnico em Química. Foi aplicado um questionário a um total de 22 alunos, indagando sobre o uso de tecnologias na prática educativa do Ensino de Química e no dia a dia. Após a tabulação dos dados foram feitas as análises com elaboração de gráficos e discussão dos resultados.

Resultado e discussão

A partir do questionário aplicado aos alunos, foi possível obter respostas de 22 alunos na faixa etária de 16 a 19 anos de idade, sendo 16 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, e todos eles, além de fazerem o Ensino médio regular, também cursam o técnico em química de forma integrada. Todos responderam que a escola possui materiais multimídia e que a maioria encontra-se em boas condições de uso. Ao responderem se utilizam esses equipamentos na escola com periodicidade, alguns divergiram nas respostas de acordo com o apresentado no gráfico da Figura 1. Na questão se era mais fácil ter acesso às informações pela internet ou livros, 21 dos alunos responderam que preferem internet por considerarem mais prática. A respeito da utilização da internet para estudar Química 50% responderam não utilizar e 50% responderam que utilizam principalmente para assistir vídeo-aulas. Dentre as disciplinas que mais utilizam tecnologia nas aulas, estão: Química, Estatística, Biologia e Introdução à pesquisa e inovação. Quanto ao uso de celular durante as aulas (Figura 2) um pouco mais de 1/3 disse não usar o aparelho durante as aulas, já os demais, mesmo usando às vezes, afirmaram não atrapalhar a aula. Por fim, todos os alunos concordaram que se os conteúdos químicos também fossem trabalhados na forma de jogos digitais, o acesso a esses para estudar seria espontâneo. Através dos resultados foi possível confirmar a importância da utilização de tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de Química, pois esta é uma geração de jovens que cresceu utilizando a internet e tem muita facilidade em utilizá-la, porém há a necessidade de se melhorar as condições da maioria das escolas, bem como capacitar os professores para utilizarem cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis

Figura 1: No caso da escola ter materiais multimídia e computadores, o

Gráfico a respeito da utilização dos equipamentos da escola pelos alunos

Figura 2: Uso do celular durante as aulas.

Gráfico a respeito da utilização do celular durante as aulas

Conclusões

Foi possível confirmar a importância da utilização de tecnologias no ensino de Química, mas é necessário advertir que o uso de materiais multimídia no complexo processo de ensino/aprendizagem, apesar de na maioria das vezes tornar a aula mais interessante e dinâmica, sua utilização precisa ter um objetivo claro e relacionado ao conteúdo químico a ser ministrado. Deve-se também melhorar as condições das escolas públicas e capacitar os professores para que esse objetivo possa ser alcançado.

Agradecimentos

À UFG-Regional Catalão e ao IFG-Aparecida de Goiânia.

Referências

-CARVALHO, M.G. Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica. Revista Técnico-Científica dos programas de Pós-Graduação em Tecnologia dos CEFETs PR/MG/RJ, Curitiba, 1997.
-FERREIRA, V. F. As tecnologias interativas no ensino. Química Nova, v. 21, n. 6, p. 780-786, 1998.
-SILVA, A. M. Proposta para tornar o Ensino de Química mais atraente. Revista de química Industrial, p. 07-12, 2º trimestre, 2011.
-SOUZA, M, P.; SANTOS, N.; MERÇON, F.; RAPELLO, C. N.; AYRES, A. C. S. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFAM, Manaus, 2004, 10 p.

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