ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Bastos da Costa, V. (UNIFESSPA) ; Yasue Simote Silva, S. (UNIFESSPA) ; de Freitas Alchaar, M.M. (UFG)
Resumo
A separação cromatográfica utilizando pigmentos extraídos de produtos naturais proporciona uma abordagem didática e interessante para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Rio Tocantins localizada na cidade de Marabá/PA, aos alunos do 3º ano do ensino médio, permitindo o acompanhamento de separação pela simples observação das cores dos pigmentos possibilitando uma correlação entre a química e o cotidiano. Este trabalho descreve o experimento de extração e separação cromatográfica de pigmento de pimentão utilizando materiais alternativos. O experimento mostra conceitos de misturas, substâncias, solubilidade, polaridade e de funções orgânicas. Vale salientar que com essa metodologia inserimos os conceitos básicos de cromatografia aos alunos.
Palavras chaves
Cromatografia; materiais alternativos; pigmentos
Introdução
Os alunos do ensino médio tem muita dificuldade em associar a química em sua teoria com a química existente no seu cotidiano. Em virtude disso, a utilização de substâncias naturais tem sido empregada como uma importante alternativa metodológica para o ensino de química, principalmente, aquelas relacionadas ao emprego dos conceitos e técnicas utilizadas na química orgânica, como a cromatografia e extração de óleos essenciais (FONSECA e GONÇALVES, 2004). Segundo RIBEIRO e NUNES (2008), a cromatografia é uma técnica de separação bastante adequada para ilustrar os conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades de funções orgânicas, com uma abordagem ilustrativa e relevante. Com a inserção da cromatografia na escola de ensino médio, possibilitaria maior interesse do aluno nas aulas de química e consequentemente aumentaria o desempenho do mesmo, pois na maioria das vezes as aulas práticas são mais atrativas do que as teóricas. Para tanto, faz-se necessário uma pesquisa inicial pelos materiais convenientes para se confeccionar sistemas cromatográficos em coluna (parte fixa e parte móvel) que se adaptem ao processo de ensino-aprendizagem no ensino médio, bem como materiais para se cromatografar. Sendo assim, a realização de aulas experimentais envolvendo uma metodologia de Cromatografia alternativa possibilitaria a introdução dos processos e técnicas de cromatografia com materiais de baixo custo e o experimento podendo ser executado em sala de aula no Ensino Médio.
Material e métodos
Os experimentos foram aplicados para turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Marabá/PA. Foram utilizadas Seringas de 50 mL, Pimentões vermelhos e verdes, Removedor de gordura (mistura de hidrocarbonetos),Removedor de esmalte (contendo acetona), Pilão de cozinha (que foi usado como almofariz e pistilo), Frasco de alimentação infantil, Garrafa pet, algodão, papel de filtro de coar café, Farinha de trigo e Fita adesiva. No experimento usou-se a farinha de trigo como fase estacionária, e o removedor de gordura e de esmaltes como solventes. Pimentões verdes e vermelhos foram picados em pedaços pequenos, foram pesados cerca de 30 g dos pedaços de cada pimentão, aos quais foram adicionados 10 mL de acetona e 50 mL de removedor de gordura, para obtenção do extrato. Em seguida foi feita a coluna com seringas, farinha de trigo e removedor de gordura (fase móvel). Foi adicionado o extrato, no qual ocorreu a separação dos pigmentos.
Resultado e discussão
Durante a realização dos experimentos os alunos observaram a extração dos
pigmentos dos pimentões por maceração usando removedor de gordura e
removedor de esmalte, demonstrando muito interesse e foram feitos muitos
questionamento. Obteve-se um extrato contendo os principais constituintes
dos pimentões que são: carotenos, criptoxantinas, capsantinas e capsorubina
(todos muito coloridos). Ao passar o extrato pela coluna, os alunos puderam
observar a separação dos constituintes químicos presentes no extrato,
através das separações das cores dos mesmos (carotenos = alaranjados,
criptoxantinas e capsantinas = avermelhados e capsorubina = rosada) ficando
muito admiração na técnica pelos alunos. No experimento aplicado na escola,
pode-se estimular uma discussão em aula sobre as variáveis importantes em um
processo cromatográfico, tais como poder de eluição e fator de retenção
versus estrutura química. Mostrando assim, a diferença de solubilidade entre
os diferentes pigmentos.
Conclusões
O experimento descrito abordou o método de extração e de separação por cromatografia, demonstrando algumas das técnicas cromatográficas, utilizando materiais alternativos e de fácil acesso. O mesmo, pode ser facilmente executado em sala de aula. A realização do experimento permitiu aos estudantes o conhecimento de vários conceitos de forma prática, desde a extração de compostos com o auxílio de solvente, do seu dia-a-dia, até a cromatografia do extrato obtido.
Agradecimentos
Ao Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM-Unifesspa).
Referências
RIBEIRO, N. M.; NUNES, C. R. Análise de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 29, p. 34-37, 2008.
FONSECA, S.F. e GONÇALVES, C.C.S. Extração de pigmentos do espinafre e separação em coluna de açúcar comercial. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 20, p. 55-58, novembro, 2004.