ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Borges,, F. (UNIVERSIDADE FERDERAL DO PARÁ) ; Mendes,, E. (UNIVERSIDADE FERDERAL DO PARÁ)
Resumo
Este projeto teve suas atividades aplicadas em uma escola da Ilha próxima ao município de Cametá-PA nas turmas de 6º e 7º ano, com o objetivo de trabalhar no ensino fundamental métodos de ensino-aprendizagem que familiarize o aluno ao conteúdo de bioquímica de maneira que ele possa aplicar e compreender sua relevância no cotidiano, através de aulas práticas e atividades lúdicas, conhecendo mais precisamente sobre os lipídios. Para esse fim, introduziu-se uma didática que focava na alimentação, trazendo as curiosidades, importâncias, perigos e funções dos lipídios no organismo. Informando como estes estão ricamente presentes no habito alimentar sendo alguns essenciais, mais outros perigosos, causando doenças e malefícios a saúde humana.
Palavras chaves
Lipídio; Lúdico; Bioquímica.
Introdução
Na formação acadêmica somos desafiados a desenvolver métodos práticos de ensino- aprendizagem que venham gerar conhecimento, de forma que os discentes compreendem e se conscientizem sobre a importância da disciplina ministrada em sala de aula. Em busca de resultados positivos na docência, o presente projeto trabalhou com os estudantes do Ensino Fundamental do 6º e 7º ano da E.M.E.F. Prof. João Teixeira Távora (na Ilha Pacuí de Baixo) do município de Cametá –PA a disciplina de Bioquímica com aulas teóricas, atividades lúdicas e experimentais, verificando o desempenho destes na assimilação de conceitos básicos sobre o conteúdo ministrado, além de avaliar o ensino e aprendizagem relacionada a disciplina e a manipulação experimental. Conforme LUCKESI, 2005, "Brincar, jogar, agir ludicamente, exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente, ao mesmo tempo. A atividade lúdica não admite divisão”. Sendo assim, torna-se atraente trabalhar jogos, com os jovens, pois as regras de elaboração mental tem relevância no desenvolvimento da consciência social (MEDRANO; OLIVEIRA, 2012), instigando a pesquisa cientifica, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de identificar as substâncias em seu cotidiano (DOMINGOS; RECENA) resultados que foram obtidos e observados durante o projeto.
Material e métodos
A aula se deu em duas etapas: na primeira etapa a aula foi teórica e expositiva e na segunda etapa foi desenvolvido uma aula experimental e lúdica. O primeiro momento contou com o auxilio de um projetor de imagens e de um notebook. A aula expositiva começou com uma pergunta: O que é lipídio?. A pergunta tinha como objetivo fazer o diagnostico do conhecimento que os alunos tinham sobre o assunto. Após a pergunta, se introduziu o conceito de lipídio, explicando suas características, funções, classificação e tipos de gorduras. Ao explicar sobre as características dos lipídios foi usado uma analogia utilizando água e óleo colocados em um recipiente para mostrar o caráter hidrofóbico do lipídio, logo depois adicionando sabão liquido demonstrou-se como ocorre a bile. Focando sobre os benefícios do lipídio, foi apresentado os tipos de gorduras que podemos encontrar na nossa alimentação e como estes são importantes precursores dos hormônios sexuais, por exemplo. Também foi falado sobre um assunto de saúde publica: Obesidade. Com isso dialogou-se sobre as gorduras insaturadas encontradas em óleos vegetais, frutas e peixes, como os ácidos graxos, e como essas gorduras são importantes pra a absorção de vitaminas, por exemplo, sendo conhecidas como “gorduras do coração” ou “gorduras do bem” é o HDL que são lipoproteínas que combatem o infarto do miocárdio. Na segunda etapa dividiu-se a classe em três grupos para realizar a gincana, em seguida, os grupos são orientados há construir uma pirâmide alimentar, o objetivo é conhecer os alimentos que contem lipídios e assim classificá-los quanto as seus tipos, funções, características e grupos. Após a parte teórica e a lúdica, foi aplicado aos alunos um questionário.
Resultado e discussão
Ensinar e educar vai muito além de escrever ou decorar. Como educadores devemos
entender que os alunos devem obter conhecimento que deve ser refletido em suas
vidas e, para isso ocorrer, o professor tem que investir em métodos diferenciados
para ensinar. Trabalhar alimentação com os alunos possibilitou demonstrar o que
bioquímica significa e sua importância para o nosso organismo, além de
conscientizar a prática de hábitos saudáveis, uma vez que, a má alimentação pode
ocasionar doenças. Logo, o projeto, demonstrando a contribuição do lúdico para o
ensino-aprendizagem, alcançou seu objetivo de assimilação de conceitos básicos da
bioquímica e de lipídio com a percepção de sua importância para a manutenção da
vida na terra.
Conclusões
Portanto, o presente projeto contribuiu para o aprendizado dos discentes apresentando resultado satisfatório na aplicação de métodos de ensino-aprendizado lúdico e experimental, uma vez que, possibilitou comprovar a eficácia de tais práticas para o ensino de Ciências quando estes estão fundamentados pedagogicamente. O projeto incentiva os docentes a buscarem melhorias em suas didáticas no ramo da Ciência, mostrando que tal disciplina não é apenas uma obrigação curricular mais um instrumento importante na formação de sujeitos críticos.
Agradecimentos
Ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão/PIBEX ao apoio financeiro. Ao Prof coordenador do projeto FÁBIO BORGES. A direção da EMEF Prof.João Teixeira Távora por
Referências
DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. - Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento, 2010.
LUCKESI, C. C- LUDICIDADE E ATIVIDADES LÚDICAS: uma abordagem a partir da experiência interna, 2005.
MEDRANO, A. C.; de OLIVEIRA F. G.- O brincar na concepção de Piaget. Editora GRUPO UNIASSELVI 2012.
POZZATTI, R. R.; MACHADO, H. L.; CALDAS, L. A.; LARENTIS, A. L.; HERBST, M. H.; ALMEIDA, R. V.; RIBEIRO, M. G. L. - Investigação de conceitos relativos a lipídeos presentes entre estudantes da Universidade Federal Fluminense, 2009 e 2010.