ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Adeilson Mourão Cabral, F. (SEDUC) ; de Souza Gloria, A. (UEA) ; de Souza Sequeira, D. (UEA) ; Atos Mesquita, G. (UEA) ; da Silva Muniz, K. (UEA) ; Melo Brasil, T. (UEA) ; Coelho Cardoso, T. (UEA) ; Campelo de Assis Junior, P. (UEA) ; Oliveira das Chagas, H. (UEA)
Resumo
Ao longo dos anos os métodos de ensino aprendizagem vêm sendo estudado por diversos pesquisadores com intuito de tornar este processo mais satisfatório para os alunos e para os professores.Novos métodos didáticos são utilizados como instrumentos de aprendizagem, essas metodologias quando aplicadas em diferentes situações, iram auxiliar na construção de conhecimento e informação pelos alunos.Tendo em vista a possibilidade de utilização dos jogos educativos no apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9° ano do ensino fundamental, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo educacional que facilitassem de forma interativa o entendimento do conteúdo órgãos do sentido estudados em sala de aula. Neste trabalho, avaliamos a aplicabilidade deste jogo educativo.
Palavras chaves
Ensino aprendizagem; Ludico; PIBID
Introdução
A educação é um ato de busca, de interação, de troca e de apropriação de conhecimentos, e esta é sustentada por um tripé que consiste na escola, nos educadores e nos alunos. De acordo com Almeida (2009), aos educadores, cabe o compromisso de garantir a educação do aluno. Entretanto ensinar não é apenas transmitir um conteúdo, tornando o aluno um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor. Os alunos, ao iniciarem a vida escolar, possuem um conhecimento prévio, não são apenas caixas vazias no qual cabe ao professor enchê-las de conceitos e matérias, este aluno irá tornar o grande desafio do professor, aproveitando os conhecimentos prévios dos alunos e utilizando-os como alicerces para a construção de novos conceitos (FREIRE, 1997). Um professor atualizado deve ter instrumentos variados na promoção da educação, e um dos métodos que, no meio educacional, pode estimular o interesse deaprender nos alunos é o ensino lúdico.Segundo Campos (2003), a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo,brincadeira vulgar, diversão superficial. Ela é uma ação inerente na criança,no adolescente, no jovem e no adulto e aparece sempre como uma formatransacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboraçãoconstante do pensamento individual em permutações com o pensamentocoletivo. Como o processo de aprendizagem dos diversos conteúdos transmitidos em sala de aula está ficando cada vez mais difícil tanto para os alunos que assistem às aulas teóricas com pouca ou nenhuma contextualização, quanto para os professores que se sentem impotentes diante de tal problema, este trabalho teve como intuito de facilitar a aprendizagem do conteúdo órgãos dos sentidos do 9° ano do ensino fundamental.
Material e métodos
Para Piaget (1998), o jogo é uma alternativa freqüentemente ignorada pela escola tradicional, por dois motivos: primeiro, pelo fato de parecer privado de relevância funcional e segundo por ser considerado apenas um descanso ou desgaste de um excedente de energia. Em ambos os casos, ao jogo não é dada a sua devida importância. Uma vez que a direção do desenvolvimento intelectual da criança é dada por uma constante busca de equilíbrio entre o indivíduo e as solicitações do meio em que vive. Desta forma, o jogo é, para ela, uma ferramenta de conhecimento do mundo e deve ser utilizada por mais vezes no ambiente escolar. A metodologia desenvolvida se baseou no jogo das sensações e um questionário sobre o uso do jogo no laboratório de ciências para os alunos do 9° ano 1, 2 e 3 do Centro Educacional De Tempo IntegralGláucio Gonçalves (CETI/PIN).No primeiro momento os pibidianos aplicaram uma aula sobre os órgãos dos sentidos, conteúdo do capítulo 9 proposto no livro e em seguida os alunos receberam informações sobre aplicação do jogo. No segundo momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de ciências da escola, onde foi aplicado o jogo. Após o termino do jogo os alunos foram conduzidos a sala de aula e tiveram que responder ao questionário produzido pelos pibidianos. A aplicação de questionário nas três séries se deu com intuito de obter visões distintas dos alunos em relação ao jogo educativo, já que os mesmo estão na mesma série. . Este questionário possuía três questões que exigiam resposta de Sim ou Não diretas. E constava das seguintes perguntas: 1)Seu professor de ciências já trabalhou com sua turma algum tipo de jogoeducativo? Responda: sim ou não.2) Por acaso ocorreu de você se interessar por um tema, em que normalmente não se interessaria, se não fosse através
Resultado e discussão
Participaram desta etapa 54 alunos como mostra a figura 1. A primeira
pergunta, a respeito de jogos educativos utilizados na disciplina de
ciências, mostrou que 88% dos alunos não haviam vivenciado esta experiência
em sala de aula e no laboratório, enquanto 12% dos alunos responderam que
sim, já usaram jogos nos conteúdos repassados em sala de aula. Este
resultado mostra que os professores não dão importância aos jogos educativos
e não praticam essa metodologia na escola. O expressivo número de respostas
negativas pode ter se dado pela falta de iniciativa do professor em preparar
aulas atrativas com jogos. Mostrando que a iniciativa do jogo das sensações
partiu dos pibidianos de química.Na segunda pergunta dos 54 alunos que
responderam afirmativamente quanto ao caráter lúdico da atividade, 90%
disseram ter desenvolvido interesse pelo conteúdo órgãos dos sentidos após a
aplicação do jogo, enquanto 10% disseram não ter desenvolvido interesse
maior pelo assunto.A terceira questão visou analisar se há contribuição da
aplicação de jogos educativos no desempenho dos alunos e notou-se que 85%
dos alunos responderam sim, enquanto 10% não acreditam nesta contribuição e
0,5% apresentam-se indecisos a respeito desta questão. O jogo educativo
aplicado nas escolas tem por objetivo conciliar ludicidade e aprendizado aos
alunos. Os resultados (figura 2) permitiram confirmar a ideia de que essas
atividades são capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e que
podem ser um ótimo recurso didático como estratégia de ensino para os
educadores (GRÜBEL e BEZ, 2006).
Conclusões
Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o jogo educativo é uma alternativa muita boa á ser inserida no processo de ensino aprendizagem no CETI nas turmas de 9° ano. As maiorias dos alunos confirmaram a eficiência do jogo aplicado, facilitando o entendimento, auxiliando a assimilação e memorização do conteúdo órgãos dos sentidos, promovendo um melhor desempenho na disciplina de ciências. Desta forma o professor ao utilizar um jogo e avaliar o resultado deste com seus alunos, deve atentar para pequenas correções que necessitam ser acrescidas de acordo com a expectativa de cada turma.
Agradecimentos
Referências
ALMEIDA, P.L.; Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2009.
CAMPOS, L. M. L.; A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003.
BEZ, M. R. Jogos Educativos. RENOTE : Revista novas tecnologias na educação. NET, Porto Alegre, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote.pdf>Acesso em: 13 julho. 2016
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1998.
FREIRE, P.; Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 86 a 88.