ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Almeida, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; Magalhães, A.C. (DQAFQ/UFC) ; Barbosa, A.S. (DQAFQ/UFC) ; Bezerra, L.F. (DQAFQ/UFC) ; da Silva, K.T. (DQAFQ/UFC)
Resumo
Com o intuito de minimizar a evasão nos cursos da Universidade Federal do Ceará, a Coordenação do curso de Química selecionou alunos de semestres avançados para acompanhar e auxiliar os ingressantes visando realizar ambientação desses alunos e motivá-los para realização do Curso. A metodologia consistiu no acompanhamento dos ingressantes pelos Coordenadores e 3 monitores no ano de 2016, promovendo ações para ajudar em sua adaptação bem como seu desempenho nas disciplinas básicas do curso. Foi constatado que os estudantes que participaram das atividades propostas obtiveram um melhor rendimento acadêmico em comparação aos faltosos. Isso demonstra que as ações do projeto geraram resultados positivos na busca por propiciar uma melhor adaptação dos estudantes recém-chegados à Universidade.
Palavras chaves
Evasão; Curso de Bacharelado em Q; UFC
Introdução
A evasão nos cursos de ensino superior na área de ciências exatas, no Brasil, vem sendo estudada há vários anos por diversas Universidades. Existem casos aonde o índice de evasão chegou a superar 70% (BRAGA et al, 1997). Esses índices elevados são explicados majoritariamente por dificuldades de adaptação de parte dos alunos ingressantes na rotina universitária, fatores econômicos ou ainda, por perceberem que seu curso não corresponde à carreira que querem de fato seguir (MACHADO et al, 2005). Com o intuito de minimizar a evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Pró-reitoria de Graduação, em parceria com as coordenações dos cursos com maiores índices de evasão desenvolveu projetos, através da seleção de alunos de semestres avançados para acompanhar e auxiliar os ingressantes. No curso de Bacharelado em Química, sua coordenação, por meio de três monitores, acompanhou os ingressantes durante todo o ano de 2016, promovendo palestras, visitas a laboratórios de pesquisa, divulgação de benefícios estudantis que a Universidade disponibiliza e auxiliando nas dúvidas a respeito dos conteúdos da disciplina de Química Geral. Portanto, esse trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias que facilitassem a ambientação do aluno recém-ingresso na Universidade, além de acompanhamento desses discentes nas dificuldades encontrados no entendimento dos conteúdos básicos, para consequentemente diminuir a evasão no Curso de Bacharelado em Química da UFC.
Material e métodos
Para dar início a esse trabalho, foi realizada uma palestra realizada durante a aula da disciplina Introdução ao Curso de Bacharelado em Química, na qual foi exposto aos alunos ingressantes o projeto que objetivou primordialmente reduzir ao máximo a evasão no curso. Na ocasião, foi solicitado aos estudantes que respondessem a um breve questionário contendo treze questões objetivas, de modo a se obter um perfil dos mesmos. Posteriormente, os alunos foram distribuídos, de forma aleatória, igualmente entre os três monitores participantes do projeto em um sistema de apadrinhamento, onde estes os acompanharam em um período compreendido entre março a junho, realizando diversas atividades, tais como: visita à Residência Universitária; visitas aos laboratórios de pesquisa em Produtos Naturais, Bioinorgânica, Adsorção e Catálise, Análise de Traços e o laboratório de Cromatografia, onde cordialmente os pesquisadores apresentaram seus trabalhos. Além disso, os bolsistas repassaram informações a respeito de atividades complementares, ajudando-os em grupos de estudo e tirando dúvidas sempre que possível. Em conjunto, os monitores organizaram duas palestras destinadas aos ingressantes, enfatizando a aplicabilidade da Matemática e da Estatística na Química. Nas atividades foram feitas chamadas, a fim de avaliar quantitativamente a participação dos alunos. Resumidamente, segue o fluxograma com a esquematização da metodologia aplicada.
Resultado e discussão
Dentre as perguntas do questionário aplicado, escolheu-se destacar os resultados obtidos da pergunta 07, “Até agora (em março de 2016), qual das seguintes cadeiras você sentiu mais dificuldade?”, e da pergunta 12, “Como você se imagina daqui a cinco anos?”. Os resultados encontrados para as citadas questões estão expressos na figura 2. A figura 2 (a) indica que, até março de 2016, 59.7% dos ingressantes sentiam mais dificuldade em disciplinas de Matemática que em disciplinas de Química. Entretanto, após o final do semestre letivo, constatou-se que o percentual de reprovação em Química Geral I Teoria foi de 47,03%, enquanto que o percentual de reprovação em Cálculo Diferencial e Integral I foi de apenas 34,70%. Entre as aprovações com notas mais elevadas, estão os alunos com frequência superior a 75% nos encontros do grupo de estudo do citado projeto. A figura 2 (b) mostra que 65.5% dos ingressantes planejam ir para uma pós-graduação após o término do curso. Dentre estes alunos (que atualmente se encontram no segundo semestre), 27%, até o presente momento, já estão engajados em laboratórios de pesquisa. Entretanto, 9.09% se imaginam em outro curso de graduação. Ou seja, pelo menos 9.09% dos alunos, teoricamente, irão evadir do curso de Bacharelado em Química.
Conclusões
Após a realização desse trabalho e dos resultados encontrados, constatou-se que os estudantes que participaram das atividades propostas pelos monitores obtiveram um melhor rendimento acadêmico em comparação aos faltosos. Isso demonstra que as ações do projeto geraram resultados positivos na busca por propiciar uma melhor adaptação dos estudantes recém-chegados ao Curso de Química da UFC em 2016. Ademais, até o presente momento 27% dos estudantes procuraram por sua inserção em algum laboratório de pesquisa, sendo, portanto, pouco provável que estes evadam do curso.
Agradecimentos
À Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a turma de alunos ingressantes de 2016.1 do Curso de Química Bacharelado.
Referências
BRAGA, M. M.; MIRANDA-PINTO, C. O. B.; CARDEAL, Z. L.; Perfil sócioeconômico dos alunos, repetência e evasão no Curso de Química da UFMG. Química Nova, 20, 438, 1997.
MACHADO, S. P.; MELO FILHO, J. M.; PINTO, A. C. A evasão nos cursos de graduação de química: uma experiência de sucesso feita no instituto de química da universidade federal do rio de janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28, Suplemento, S41-S43, 2005.