ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Oliveira das Chagas, H. (UEA) ; Barbosa Guerreiro, D. (UEA) ; Monteiro da Gama, K. (UEA) ; Gama de Souza, T. (UEA) ; Campelo de Assis Junior, P. (UEA)
Resumo
Várias literaturas confirmaram que as aulas de Química se tornaram mais atraentes quando os conteúdos curriculares são ensinados de forma lúdica. Estrutura a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor fazendo dessa maneira um melhor aprendizado dos assuntos abordados. Tendo em vista essa realidade, a utilização desse jogo serviu como uma alternativa para o Ensino de Química despertando o interesse dos educandos para o aprendizado e, aumentando seu potencial criativo. A criação da Roleta Periódica de Química trouxe consigo o processo de Ensino-aprendizagem do conteúdo Tabela Periódica para o 1º ano do Ensino Médio.
Palavras chaves
Lúdico; Roleta Periódica; Ensino - aprendizagem
Introdução
A Química é uma área escolar vista como uma disciplina complexa, fator que muitas das vezes dificulta o entendimento dos alunos das escolas públicas a compreenderem os conceitos aplicados em sala de aula. O estudo da Tabela Periódica é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldade em aprender as propriedades periódicas e aperiódicas e, até mesmo, como os elementos foram organizados na tabela e como essas propriedades se estruturam para a formação das substâncias (GODOI, et al., 2010). Com isto em mente, o professor deve ter o maior número possível de instrumentos e estratégias a sua disposição, para atrair a atenção dos alunos, havendo assim uma interação do professor com a turma para o melhor entendimento. Tendo em vista essa realidade, a utilização desse jogo serviu como uma alternativa para o ensino de Química despertando o interesse dos educandos para o aprendizado e, aumentando seu potencial criativo. De acordo com Melo (2005) o lúdico é um instrumento importante para o trabalho. A atividade lúdica tem como objetivo proporcionar um ambiente em que mostre e consequentemente induza o raciocínio do aluno, os pensamentos reflexivos são resultados da formação de seu conhecimento. Quando se cria ou se adéqua um jogo ao conteúdo escolar, ocorrem o aumento de habilidades que envolvem o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para motivar a aprendizagem, sendo acessíveis, modernas e de baixo custo, é sempre um desafio para os professores (ROSA e ROSSI, 2008). Diante disso, o jogo de Roleta Periódica de Química tem como finalidade auxiliar o conteúdo de Tabela Periódica de uma maneira dinâmica.
Material e métodos
Para a confecção da roleta periódica o professor desenvolverá uma aula com o tema ácidos e bases com a melhor compreensão do assunto e aplicação dos procedimentos. A roleta periódica foi construída pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, durante a prática de iniciação à docência, os alunos foram divididos em pequenos grupos com 5 componentes, para cada grupo os materiais foram adquiridos pelos próprios alunos de baixo custo e fácil acesso, como papel cartão, cola, tesoura, suporte de madeira e disco de papelão, os mesmos recortaram e colaram com o auxílio dos professores auxiliares. Primeiramente os alunos recortaram em 8 triângulos o papel cartão com cores diferenciadas afim de ajudar a identificar os ácidos e bases durante o jogo. Em seguida os alunos colaram os triângulos no disco de papelão, após a colagem recortamos as identificação de ácido e base em cada triangulo. Com os discos totalmente prontos cada grupo fixou seus discos em um suporte de madeira para ficar mais fácil de girar enquanto estiver jogando. A confecção das fichas para o jogo, o professor elaborou 20 perguntas referentes a ácidos e bases para que os alunos identificarem e responderem de acordo com o sorteio da roleta, as cartas amarelas eram referentes a ácidos e as de cor azul sobre bases. Estas perguntas foram digitadas e impressas em papel A4 para cada grupo recortar e colar no papel cartão e recobertas com papel adesivo para que as mesmas sejam mais duráveis para os alunos. Após a aula sobre o assunto, a roleta periódica foi aplicada para testar as habilidades e o conhecimento adquirido pelos alunos durante a prática realizada.
Resultado e discussão
Com a prática realizada com a utilização da roleta periódica (figura 1), verificamos a análise da competitividade dos alunos participantes da atividade em relação para saber o que os discentes acharam da elaboração da roleta como um auxílio para a compreensão do assunto ácido e bases. A maioria dos alunos acharam bom e significativo a aplicação da roleta periódica, pois ajudaram os mesmos a compreender mais o assunto abordado. Assim, como avaliar a competitividade e o grau de atenção dos alunos durante a prática (figura 2).
Desta maneira podemos observar que práticas que utilizem recursos didáticos como o lúdico, ajuda os alunos a compreender melhor os assuntos, e ampliar seu conhecimento relacionando e utilizando materiais de fácil aquisição, que são relacionados ao seu cotidiano. Além de ser um auxílio para os professores abordarem os conteúdos químicos dentro de sala de aula de maneira divertida e educativa.
Conclusões
Com a utilização da roleta periódica como recurso didático de classificação dos elementos químicos para alunos do 1º ano do Ensino médio. Demonstrou-se eficaz, tornando as aulas de química mais prazerosa para os alunos e também um material didático prático para professores que necessitem utilizar para aplicar os assuntos em sala de aula. Esse tipo de atividade apresenta um diferencial, frente a outras já conhecidas e difundidas no âmbito da comunidade de profissionais.
Agradecimentos
Referências
BARBOSA, R. M. N. & JÓFILI, Z. M. S. Aprendizagem cooperativa e ensino de Química –parceria que dá certo. Ciência & Educação, v. 10, n.1, p. 55-61, 2004.
GODOI, F. A. T; OLIVEIRA, M. P. H; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio; Vol. 32, N° 1, FEVEREIRO 2010.
KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LIMA, K. O.; SILVA, G. M.; MATOS, M. S. Analise de dificuldades encontradas por alunos do ensino médio na construção de relações entre os modelos atômicos, distribuição eletrônica e propriedades periódicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSOINO DE QUIMICA, 15. 2010, BRASILIA, Anais... Brasília: SBQ, 2010.
MELO, C. M.R. As Atividades Lúdicas são Fundamentais para Subsidiar ao Processo de Construção do Conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128- 137.
PINTO, L.C.M.; MELO, M.J.C.;LOPES, L.K.C.;SOUZA, J.R.T. a importância dos jogos didáticos para o ensino de ciências no Nível fundamental. Atuação dos profissionais da química frente aos desafios atuais.14º Encontro de profissionais da área de química da Amazônia, 2015.p.199.
ROSA, M.I.P. e ROSSI, A.V. Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008.
SILVEIRA, R. S.; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação. 1998.