ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Cavalcante, K.C. (IFMA) ; Pinheiro, G.D. (IFMA) ; Morais Neto, M.D. (IFMA) ; Lopes de Azevedo, C.C. (IFMA)
Resumo
O presente projeto contendo atividades práticas realizadas com os alunos da 1º serie do ensino médio do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma no município de Codó – MA, teve como objetivo incentivar o lado investigativo dos alunos e propor uma forma alternativa de orientação sobre os riscos, segurança e materiais de laboratório, através da aplicação de um minicurso. A metodologia que foi utilizada durante o minicurso consiste em debates e jogos para avaliar os conhecimentos adquiridos. Ao final das atividades os alunos conseguiram compreender e manipular corretamente cada vidraria e equipamento de laboratório
Palavras chaves
minicurso; segurança ; vidrarias de laboratório
Introdução
A aprendizagem garantida com o uso de materiais manipuláveis foi destacada por vários estudiosos, como Locke, Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Dewey, Montessori, entre outros, conforme afirma Lorenzato (2006). Assim, a utilização de metodologias voltadas para os laboratórios são fundamentais, principalmente nos estudos da Química. As vidrarias e os equipamentos presentes nos laboratórios de química facilitam a realização de descobertas e permitem um trabalho menos formal. A Química trata-se de uma disciplina composta por dois tipos de atividades (prática e teórica) que devem andar lado a lado. O objetivo da Química compreende a natureza, e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem, pois essa não é uma ciência petrificada; seus conceitos, leis e teorias não foram estabelecidos, mas têm a sua dinâmica própria (SAVIANI, 2000). Geralmente o primeiro contato dos alunos com um laboratório de química é na 1ª serie do ensino médio e é fundamental que neste momento, o professor oriente-os sobre os procedimentos de segurança que irão permitir-lhes atuar com um mínimo de riscos. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo incentivar o lado investigativo dos alunos e propor uma forma alternativa de orientação sobre os riscos, segurança e materiais de laboratório, através da aplicação de um minicurso com os alunos 1º serie do ensino médio do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma no município de Codó – MA.
Material e métodos
O minicurso foi dividido em duas etapas. Para a realização da primeira etapa, efetuou-se inicialmente as inscrições de 38 alunos da 1º serie do ensino médio do turno da tarde. O minicurso foi realizado nas quartas-feiras com auxílio da professora e dos pibidianos. Em seguida todos os alunos foram direcionados ao laboratório onde receberam uma apostila contendo uma abordagem teórica sobre: simbologias de riscos, acidentes, equipamentos, vidrarias e recomendações de segurança no laboratório. Todos os tópicos foram discutidos, inclusive alguns reagentes tóxicos e inflamáveis presentes no laboratório foram utilizados como ilustrações. Em uma segunda etapa, para avaliar os conhecimentos adquiridos com a fundamentação teórica, cada aluno recebeu um papel contendo o nome de uma vidraria ou equipamento de laboratório, onde o mesmo deveria indicar esse material na bancada, informar sobre sua principal utilização e manipula-lo da forma correta.
Resultado e discussão
No decorrer das atividades práticas propostas pelo minicurso foi possível
perceber um aumento significativo e satisfatório no interesse e domínio dos
conteúdos por parte dos alunos, já que eles perguntavam e promoviam um
momento de debate com os outros colegas, com a professora e com os
pibidianos. Além disso, foi notório que os alunos conseguiram absorver
informações sobre regras essenciais de segurança de laboratório, promovendo
a atenção e cuidados tanto nas práticas experimentais, quanto no ambiente de
trabalho.
Os alunos conseguiram compreender as finalidades, utilidades e a forma
correta de manuseio cada vidraria e equipamento de laboratório. Assim, no
final da atividade a maioria dos participantes comentou que a aplicação do
minicurso foi muito importante, pois permitiu o conhecimento prévio sobre as
normas de segurança e sobre os materiais de laboratórios que serão
utilizados nas futuras práticas experimentais propostas pelo professor.
Instruções sobre manipulação correta da proveta
Conclusões
Conclui-se que as aulas práticas desempenham papel importante no processo ensino aprendizagem, pois relacionando a teoria com a prática os alunos absorvem melhor o conteúdo e despertam atitudes investigativas, o que contribui para um bom desempenho e rendimento acadêmico tanto dentro do ambiente de sala de aula quanto no laboratório de química.
Agradecimentos
Ao Centro de Ensino Luzenir Matta Roma pelo espaço cedido, ao Programa de Bolsas de Iniciação a DocênciaPIBID/CAPES e ao IFMA CAMPUS- Codó.
Referências
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: ______ (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SAVIANI, O. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.