ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
F. Costa, L. (UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Borges, F.C. (UFPA)
Resumo
Este estudo tem como objetivo favorecer o ensino-aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental através de aulas Expositiva teórica,atividades lúdicas, experimentais e o teatro de fantoche para discorrer sobre bioquímica, direcionado ao tema "proteínas", na escola da Ilha próxima ao município de Limoeiro do Ajuru-PA na turma do 9º ano, com intuito de verificar através dessa didática se é possível na referida série absorver ou entender conteúdo dessa natureza. Metodologias diferentes de aprendizagem foram testadas para auxiliar a compressão do conteúdo de forma dinâmica tal qual promover a integração dos alunos nos conteúdos de bioquímica, além de tudo, estar cientes da importância das proteínas para os seres vivos.
Palavras chaves
Proteína; Ensino-aprendizagem; Bioquímica
Introdução
Nos cursos de licenciatura, o discente é instigado a praticar na docência atividades que contribuam para o melhor aprendizado de seus alunos. Uma dessas formas de atividades seria incluir o que este projeto vem praticando, que seria proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental do 9º ano da Ilha Tatuoca do município de Limoeiro do Ajuru –PA, contato preliminar com a disciplina Bioquímica através de aulas teóricas, atividades lúdicas, experimentais e por final o uso do teatro de fantoche para transmitir conhecimento e para nossa surpresa foi um importante instrumento de repasse informações por prender atenção dos alunos, dentre as demais estratégias de ensino aprendizagem foi a mais significativa. Constatou-se que de fato os educandos conseguem absorver conceitos básicos ao se examinar o ensino e aprendizagem referente a essa disciplina através de questionário. Portanto, esse estudo está de acordo com que se encontra em algumas referências como Jaqueline Harres (2008), em seu estudo sobre O lúdico e a prática pedagógica, a formação de professores precisa estar baseada em teorias e práticas vinculadas às atividades lúdicas; analisando as concepções de professores, os autores observaram que o brincar é considerado importante, serve para aprender, para extravasar, para refletir sobre o mundo (p. 80). Daí a relevância de oportunizar atividades lúdicas, contribuindo para ressignificar os conteúdos. Baía , M.C.F. (2009) diz que o teatro de fantoches pode ser introduzido nas práticas pedagógicas das escolas; porém, enfatizaram o papel do educador, que precisa estar em sintonia com os alunos e disposto não apenas a ensinar, mas também a aprender”.
Material e métodos
A aula se deu em três etapas: a primeira foi expositiva teórica, na segunda aplicou-se uma aula experimental com material alternativo e atividade lúdica (forma de gincana), na terceira e última foi executada o uso do teatro de fantoche para transmitir conceitos básicos de bioquímica em forma de historinha. A primeira etapa contou com a ajuda de quadro negro e giz. Na aula expositiva se falou sobre os conceitos das proteínas e sua característica também foi dito a importância da mesma para nossa saúde. Ao ser explicado aos estudantes como se formam as proteínas usou-se analogias para representar cadeias proteicas clips coloridos, para mostrar as estruturas das proteínas foi utilizado quatro fios de telefone que serviram para indicar as estruturas primárias, secundárias, terciárias e etc. Foram muito úteis também para representar a construção e degradação, na qual à construção acrescentavam-se muitos clips formando cadeias grandes, e ao falar em degradação a corrente de clips se rompia. Também foi explicitada a existência de muitas proteínas no nosso dia-a-dia como a ovalbumina, proteína presente na clara do ovo. Na segunda aula foi utilizado método experimental e como exemplo de proteína foi apresentado à turma o colágeno na gelatina, muito abundante no organismo humano. Foi adicionado em três tubos de ensaio com gelatina: um que continha o suco de maracujá outro com água e o por último possuía suco de laranja. Foram questionados sobre a concentração das proteínas. E acertaram ao dizer que havia mais no primeiro tubo de ensaio, ainda na atividade lúdica, a turma foi dividida em duas equipes para a gincana.Na terceira parte aplicou-se o uso de teatro de fantoche no qual criou-se uma historinha entre dois aminoácidos.
Resultado e discussão
Durante a execução das
atividades do projeto na EMEF do
Limoeiro do Ajuru o
que se observou é que, os alunos
conseguiram compreender que as
proteínas
exercem várias funções em nossa
vida, como estrutura, catálise e
movimento.
Assim sendo, conseguiram afirmar
com certeza que a gelatina ao
entrar em
contato com o suco de maracujá
amolecia, devido as suas
proteínas serem
degradadas pelas enzimas da
fruta, o mesmo acontece com a
laranja. Dessa
forma, este projeto veio com o
intuito de demonstrar que a
ludicidade,
experimentação e o teatro de
fantoche contribui
significativamente para o
aprendizado do estudante. E
ainda o trabalho apresentado
alcançou seu
objetivo que foi a assimilação
de conceitos básicos da
bioquímica
(constatado através de
questionário). Dessa forma
verificou-se um melhor
ensino-aprendizagem através de
práticas inovadoras no ensino de
ciências,
além de contribuir com
conhecimentos sobre proteínas e
a percepção de suas
importâncias no cotidiano.
Conclusões
Sendo assim, o resultado deste projeto foi bastante produtivo para os estudantes, tendo em vista que essas didáticas contribuíram principalmente para o desenvolvimento intelectual dos alunos, ressaltando ainda, que essas práticas lúdicas e experimentais são ferramentas que devem ser utilizadas pelos professores de forma controlada e com fundamentos pedagógicos em sala de aula para o melhor aprendizado do aluno. A surpresa maior ficou por conta do teatro de fantoche por prender a atenção dos alunos, seu uso foi significativo.
Agradecimentos
Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - PAPIM.
Referências
BAÍA, M.C.F;Santos, V.R; Santana, A. R;Rawietsch,A.K; Nakayama, L. O teatro de fantoche: instrumento para educação ambiental em escolas do entorno do Parque Ambiental de Belém. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. V, 2009.
HARRES, J. S; PAIM, G. M; Norma, L. V. M. O lúdico e a prática pedagógica. In: SANTOS, Santa M. Pires dos. A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 78-84.
NELSON,D. L.;COX, M. M.Princípios de Bioquímica de LEHNINGER, 6ª Edição.Artmed, São Paulo, 2014.
Galante, F; Araújo, M. F. Fundamentos de Bioquímica,2ª Edição. Editora: Rideel, 2014.