O software Crocodile Chemistry como recurso pedagógico no ensino de eletrólise

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, S.G. (PPGQ-UFPA) ; Barbosa, C.B. (SEDUC-PA) ; Machado, J.R.C. (FAED/UFPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a eficiência do software Crocodile Chemistry como ferramenta educacional no ensino de eletroquímica (eletrólise), em 3 turmas de 3º ano médio de uma escola de Abaetetuba-PA. Este objetivo foi sintetizado no seguinte questionamento: o software Crocodile Chemistry consegue contribuir com o ensino do assunto eletrólise por meio de suas simulações de uma de situação real?. Como instrumento para coleta de dados, foi usado um questionários com perguntas objetivas. Concluímos que a utilização de softwares como ferramenta pedagógica no ensino pode contribuir significativamente para a melhoria deste e propomos que trabalhos desta natureza sirvam de referência para auxiliar professores na introdução da informática na educação.

Palavras chaves

Crocodile Chemistry; ferramenta educacional; Software

Introdução

A Química historicamente é uma disciplina que o aluno tem muita dificuldade de entendimento. Isso se deve pelo fato dessa disciplina estudar muitos termos abstratos, a não visualização dos processos, apenas os efeitos, a dificuldade de relacionar esta disciplina com seu dia-a-dia, entre outros. Nesse contexto, surge a necessidade de utilizar diferentes materiais didáticos relacionados com as novas tecnologias, que no caso deste trabalho, foi o software Crocodile Chemistry que é um software de simulação. A utilização dos softwares educativos, poderão ajudar a simular uma situação real contribuir assim com o entendimento daquilo que é abstrato por conseguinte com o processo ensino aprendizagem. O software que foi utilizado para a realização desta pesquisa é o Crocodile Chemistry 605 versão inglês que, apesar de não ser um freeware, está disponível para download no site http://www.imagina.pt para utilização durante trinta dias gratuitamente. Este laboratório virtual pode ser utilizado com alunos do 9º ano em diante. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivos analisar a eficiência do software Crocodile Chemistry como ferramenta educacional no que concerne ao entendimento do assunto eletrólise pelos alunos; investigar se a atuação do software Crocodile Chemistry por meio de suas simulações de uma de situação real pode contribuir para que a Química deixe de ser vista como abstrata e verificar se a informática atua significativamente, como ferramenta educacional, no ensino de Química dos alunos pesquisados.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado com 3 (três) turmas do 3º ano do ensino médio sendo uma de cada turno de uma escola conveniada do município de Abaetetuba. Trata-se de um estudo de caso, no qual o aspecto qualitativo se sobressai em relação aos quantitativos. Tendo em vista que iremos realizar a pesquisa em laboratórios de informática com alunos do ensino médio, trata-se de uma pesquisa-ação, pois haverá a intervenção do pesquisador no meio com o intuito de se averiguar mudanças ocorridas ou não durante a utilização do software Crocodile Chemistry. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: Na primeira etapa, foi trabalhado nas três turmas o assunto eletrólise durante 90 minutos sem o uso do software, todavia com aula expositiva dialogada, de forma convencional. Passado um mês, foi realizado a segunda etapa, que foi a realização da mesma aula com o mesmo conteúdo e tempo, porém utilizando como recurso pedagógico o software Crocodile Chemistry que os próprios alunos fizeram o uso no laboratório de informática sob a supervisão do professor. Na última etapa, aplicou-se um questionário relacionado ao processo de aprendizagem dos estudantes de ambas as turmas, referente ao assunto estudado e comparado as duas metodologia de ensino.

Resultado e discussão

Tendo em vista o fato de todos os alunos entrevistados já terem estudado o assunto Eletrólise (tópico desta pesquisa) em sala de aula sem o software Crocodile Chemistry e após ministrarmos a mesma aula com o software, lançamos o questionamento de como os alunos melhor entenderam esse assunto e a vasta maioria dos respondentes (94%, Gráfico 1) considera que com o software foi mais fácil. Segundo Valente (1994) a informática é uma ferramenta que contribui significativamente com o ensino quando o professor tem formação para entender o computador e os softwares como uma nova forma de representação do conhecimento. Já na Figura 2 mostra que 93% dos respondentes consideram que o software Crocodile Chemistry por meio de suas simulações contribui para que a Química deixe de ser vista como uma ciência abstrata. Percebemos ainda por meio da pesquisa que as simulações apresentadas por este software é um atrativo nas aulas, pois 72,36% (Gráfico 3) dos alunos declararam isto. As respostas dos questionamentos sobre o software nos permitem afirmar que estes auxiliam no processo ensino-aprendizagem, pois ajudam na visualização daquilo que é abstrato e despertam o interesse do aluno em aprender. Já quando há introdução de uma nova metodologia se consegue resgatar o interesse do aluno levando ao melhor desempenho destes. Através desta pesquisa constatamos que 99% (Gráfico 4) dos alunos pesquisados reconhecem que a informática pode atuar como ferramenta significativa no ensino de Química e quando perguntamos se eles gostariam que outros assuntos fossem trabalhados através de software no laboratório de informática o “sim” foi unânime, ou seja, 100% dos alunos entrevistados. Com isso constatamos quão é grande o interesse dos alunos por novas metodologias de ensino.

Figura 1 e 2



Figura 3 e 4



Conclusões

Através da pesquisa foi possível concluir que o software Crocodile Chemistry conseguiu contribui com o avanço do aprendizado do assunto eletrólise, devido apresentar simulações de uma situação real contribuindo assim para que a Química deixe de ser abstrata. Também é possível concluir que os alunos do 3º ano, reconhecem que a informática atua como ferramenta significativa no ensino. Deste modo, entendemos que se pode, apesar das dificuldades, promover mudanças na educação, mudanças estas que venham beneficiar o aluno e contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecemos ao Colégio São Francisco Xavier que nos possibilitou a realização deste trabalho e ao Professor Jorge Ricardo Coutinho Machado pela orientação.

Referências

Software Laboratório Virtual Crocodile Química, disponível para download em: http://www.imagina.pt. Acesso em: 26 fev. 2014.

VALENTE, J.A. (org). Diferentes uso do computador na educação. Em aberto, Brasília. 1994 V 12, nº 57, p 3-16.

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