Softwares Livres para Alunos de Terceiro Ano do Ensino Médio para o Ensino de Funções Orgânicas

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, E.B. (UEAP) ; Junior, J.A.S.C. (UEAP) ; Silva, H.J.F. (UEAP) ; Maciel Anjos, I. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA)

Resumo

Com o avanço da tecnologia, surgem várias teorias que relatam o seu uso na educação. Embasado nessas pesquisas, o presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns softwares de química livres em uma aula pratica para determinar qual deles seriam o mais adequado em questão de facilidade e desempenho para o professor e alunos em suas atividades escolares. Durante a prática foi repassado ao docente e discentes de uma turma um roteiro especifico para cada software em que os mesmos construíram e visualizaram composto orgânicos e ao mesmo tempo avaliaram os programas dando uma pontuação de 1 a 10 de acordo com suas praticidades. Com a analise dos resultados se destacaram o Marvinsketch para desenhar as funções orgânicas e o Chemitoriun em visualização em três dimensões (3D).

Palavras chaves

Ensino de Química; Funções Orgânicas; Software Educativo

Introdução

A humanidade no decorrer de sua história passou por diversas transformações, nesse contexto surge a pergunta qual a posição das instituições de ensino frente à essas alterações. (LIBÂNEO, 2003, p. 52). O pedagogo português Costa (2004) discute sobre o desenvolvimento tecnológico, e as novas exigências sociais que acarretou-se com isso e indaga em que porcentagem estão as escolas a tirar partido do seu imenso potencial. Ao abordarmos a transição do software livre para o contexto escolar, nos deparamos com a barreira da compatibilidade, pois programas livres embora muito discutidos nas universidades, continuam pouco conhecidos por muitos em contextos educacionais e com isso esses mesmos são raramente usados nas escolas. O discente precisa tomar conhecimento dos benefícios pedagógicos do uso desse auxílio tecnológicos, pois assim se sentirá mais motivado a usá-lo junto aos alunos. (COSTA, 2004) Os softwares livres podem ser utilizados na educação para auxiliar nas aulas em diversas disciplinas do ensino médio. O emprego dos mesmos não está para substituir as aulas comuns, mas sim auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas. (EICHLER, 2000). Com o intuito de minimizar os obstáculos aqui apresentados no que se refere a transição do software livre para o contexto educacional, foi repassado ao docente e aos discentes de uma turma uma lista com oito softwares livres de química em que foi ensinado na teoria e na prática a aplicação dos mesmos para fins educacionais, de modo que possam avaliar qual o mais adequado em questão de visualização, facilidade e desempenho no assunto de funções orgânicas, fazendo com que percebam como os programas poderão ser úteis e de que forma podem ser explorados para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.

Material e métodos

Foi aplicado um roteiro de aula prática sobre modelagem computacional de funções orgânicas para o professor e 20 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, situada no bairro perpétuo socorro zona central de Macapá, para avaliarem oito softwares gratuitos classificados na categoria de Produção de Gráficos e Moléculas (PGM): Avogrado, Chemsketch, Chemitoriun, Chemclean, Marvinsketch, Molekel, Jchempaint e Windrawchem. (SANTOS, 2010). Os programas foram instalados e configurados no Sistema Operacional Windows 8 no laboratório de informática da escola. A aula foi desenvolvida em dois dias, sendo apresentados quatro softwares em cada dia. No acompanhamento da aula foi desenvolvido os passos do roteiro específico de cada programa que envolvia desenhar e visualizar algumas compostos e funções orgânicas, na medida em que os participantes iam avaliando os mesmos atribuindo uma pontuação numa escala de 1 a 10 nos quesitos visualização, facilidade e desempenho de cada programa justificando o porquê de cada nota. No final da aula fez-se as somas das pontuações e foi tirada a média aritmética de cada item para o alcance dos objetivos. Para realização da prática foi utilizado impressora, notebook, computadores, projetor multimídia e quadro branco.

Resultado e discussão

Com a análise do resultado das médias de cada programa, os softwares que se destacaram para os participantes do projeto foram o Marvinsketch e o Chemitorium (figura 1). Pois segundo eles o Marvinsketch apresentou maior facilidade para desenhar as funções orgânicas, como por exemplo, o ácido benzoico (Figura 2), relataram que o programa possui um designer amigável, os mesmos desenharam rapidamente as moléculas através de funções básicas e funcionalidades avançadas, tais como: desenho pronto, atalhos personalizáveis, grupos abreviados, padrão da IUPAC e modelos definidos. O Chemitorium destacou-se em melhor visualização das moléculas orgânicas, por exemplo, a glicose (figura 2), que demonstrou a possibilidade de construção das mais variadas ligações químicas e sua devida visualização em três dimensões (3D), as moléculas e suas características e o átomo formado podem ser vistos de diversos ângulos, facilitando na hora de compreender de que forma cada ligação ocorre, e o nome dos átomos da composição molecular. Com esses resultados o objetivo do trabalho foi alcançado, pois tanto o professor quanto os alunos da turma através da utilização e avaliação dos programas educacionais, conseguiram perceber os benefícios de cada software e de que forma podem ser usados para o desenvolvimento cognitivo tanto em sala de aula como em ambientes domésticos.

Figura 1

médias da pontuação dos softwares educativos avaliados no trabalho

Figura 2

Exemplos feitos por um dos alunos nos dois programas em destaque.

Conclusões

A informática é um recurso didático relevante para a educação, e serve de apoio no aperfeiçoamento do processo pedagógico das disciplinas no ensino médio. Em suma, os softwares educacionais apresentaram atratividade por parte dos participantes da prática e eficácia apoiada aos conhecimentos prévios dos mesmos em relação ao assunto trabalhado, resultados da utilização dos recursos e ferramentas tradicionais disponibilizados pelo professor. Mostrando que os softwares não vieram para substituir as aulas comuns e sim auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas. (EICHLER, 2000).

Agradecimentos

Agradecemos aos profissionais da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes.

Referências

COSTA, Fernando Albuquerque. Avaliação de Software Educativo: Ensinem-me a pescar! in SEMINÁRIO SOBRE UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO. Universidade de Lisboa, 2004.

EICHLER, M.L.; DEL PINO, J.C. Computadores em Educação Química: Estrutura atômica e tabela periódica. Química Nova, v. 23, p. 835-840, 2000.

LIBÂNEO, Jose Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTOS, D.O; WARTHA, E.J; FILHO, J.C.S. Softwares Educativos Livres para o ensino de Química: Análise e Categorização. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, 2010.

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