ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Jales, A.A. (IFRN) ; Silva, D.M. (IFRN) ; Aquino, R.F. (IFRN) ; Buriti, F.J. (IFRN) ; Ferreira, W.S.S. (IFRN) ; Nobrega, M.B. (IFRN) ; Silva Júnior, C.A.B. (IFRN) ; Silva, J.C.H.A. (UERN) ; Teixeira, I.M.M. (UFERSA) ; Lima, M.S.L. (UERN)
Resumo
Este trabalho propõe a utilização da temática “A Química dos Plásticos”, como estratégia didática para o ensino da Química Orgânica com o intuito de incentivar o futuro professor de Química a trabalhar com estratégias contextualizadas para o ensino da Química Orgânica em sala de aula. Espera-se que, o aluno ao analisar a estrutura desses plásticos possa observar que, embora muitos deles sejam constituídos somente de carbono e hidrogênio, outros elementos podem estar presentes em sua estrutura, como oxigênio, cloro, flúor e nitrogênio. A proposta abordada, não garante o aprendizado, mas proporciona o despertar do aluno ao se trabalhar a Química com seu cotidiano.
Palavras chaves
Estratégia didática; Química dos plásticos; Química Orgânica
Introdução
A atividade docente é caracterizada pelo desafio permanente dos profissionais da educação em estabelecer relações interpessoais com os educandos, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seja articulado e que os métodos utilizados cumpram os objetivos a que se propõem. O ensino de Química deve estar centrado na inter-relação de componentes básicos: a informação Química e o contexto social, pois a formação do cidadão passa não só por compreender a Química, como entender a sociedade em que está inserida (SANTOS & SCHNETZLER, 2003). O licenciando em Química, precisa ter em mente a importância de se buscar a associação dos conceitos químicos com a vida e com o cotidiano do seu futuro aluno para ocasionar estratégias de abordagem na sala de aula. Na intenção de atender a necessidade, de realizar uma abordagem contextualizada, este trabalho propõe a utilização da temática “A Química dos plásticos”, como estratégia para o ensino da Química Orgânica. Normalmente o conteúdo de Química Orgânica é desenvolvido na terceira série do ensino médio. Considerando esses pressupostos, por intermédio dos plásticos, é possível abordar vários tópicos de Química Orgânica. Um tópico a se destacar nesse trabalho é a analise das estruturas químicas dos componentes dos plásticos, possibilitando a abordagem de conteúdos como cadeias carbônicas, nomenclatura, tipos de ligações, grupos funcionais e reações químicas. O plástico é um tipo de polímero sintético. Eles são produzidos a partir de monômeros, a unidade química básica que forma os polímeros. O termo polímero é aplicado quando há pelo menos 50 monômeros unidos uns aos outros por ligações covalentes numa cadeia, sempre com a participação de carbono e hidrogênio, no caso de polímeros orgânicos.
Material e métodos
Esse trabalho busca incentivar o futuro professor de Química a trabalhar com estratégias para o ensino da Química Orgânica em sala de aula. Nesse contexto, utilizando a temática “A Química dos Plásticos”. Determinadas atividades diferenciadas podem ser desenvolvidas a partir dessa temática, por exemplo, pesquisar sobre a composição química dos plásticos mais utilizados, quais os danos que eles causam ao meio ambiente, oficinas de reciclagem, entre outras. A partir dessa temática “A Química dos Plásticos”, pode-se, também, optar por trabalhar de uma forma interdisciplinar, na qual a partir de uma aula de Química Orgânica fosse envolvido tanto questões químicas, quanto questões ambientais e éticas. Para trabalhar essa temática, serão necessárias duas aulas/dias, ambas com dois horários de 45 minutos cada. - A primeira aula encontra-se dividida em três momentos: ► Uma introdução inicial, demonstrando a importância da temática e porque estudá-la; ► Pesquisar sobre a composição química dos plásticos mais utilizados, quais os danos que eles causam ao meio ambiente e a partir dessa pesquisa, sugerir medidas que visem evitar tais situações; ► Utilizar as composições/estruturas dos plásticos para trabalhar os conteúdos de hidrocarbonetos, nomenclaturas e grupos funcionais. - A segunda aula encontra-se apenas em um momento: ►Oficina - Confecção de cadeias carbônicas utilizando tampas e garrafas pet’s.
Resultado e discussão
Ao futuro professor de Química. A temática Química dos plásticos permite o
resgate do conhecimento cientifico do aluno a respeito da Química Orgânica.
Espera-se que, essa estratégica didática possa contribuir no processo ensino-
aprendizagem e que, ao se trabalhar com essa temática, os alunos consigam se
sentir mais “atraídos” pela Química, percebendo que ela está tão presente no
nosso dia a dia.
Ao se trabalhar com a estrutura orgânica dos plásticos como pode ser
visualizada a seguir, pode-se pedir ao aluno para ele identificar o tipo de
ligação em sua estrutura, às funções orgânicas presentes e até mesmo sua
nomenclatura. Espera-se que, com essa metodologia adotada para se trabalhar o
conteúdo, possibilite que o aluno ao analisar a estrutura desses plásticos
possa observar que, embora muitos deles sejam constituídos somente de carbono
e hidrogênio, outros elementos podem estar presentes em sua estrutura, como
oxigênio, cloro, flúor e nitrogênio. O PVC, ou poli(cloreto de vinila), contém
cloro; o nylon contém nitrogênio; o teflon contém flúor; o poliéster e os
policarbonatos contêm oxigênio.
Os polímeros orgânicos são compostos de estruturas complexas que se unem em
longas cadeias moleculares que podem ser modeladas em vários formatos e
transformadas em filamentos para serem usadas como fibras têxteis. O processo
de produção normalmente começa com o tratamento de componentes do óleo cru ou
do gás natural em um processo de craqueamento. Este processo resulta na
conversão destes componentes em monômeros de hidrocarbonetos, como etileno e
propileno. Eles são formados pelas ligações de muitos monômeros entre si em
longas cadeias, que formam uma estrutura, dando origem a tipos diferentes de
plásticos, como polietileno, polipropileno e poliestireno.
Fonte: Google imagens.
Conclusões
A abordagem dessa temática, “A Química dos Plásticos”, contribui para a formação humana, pois parte dos conhecimentos prévios dos educandos e do seu cotidiano. A proposta é relevante por causa da participação ativa dos educandos no sentido de superar o conhecimento cotidiano, construindo conhecimentos cada vez mais complexos, aproximando-se do que a Ciência produziu sobre o fenômeno, sendo essa uma das funções da educação escolar. É de suma importância ressaltar que, a proposta abordada, não garante o aprendizado, mas proporciona o despertar do aluno ao se trabalhar a Química com seu cotidiano
Agradecimentos
Referências
Conselho Regional de Química. Plásticos. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/quimicaviva_plasticos>. Acesso em: 20 Jul. 2016.
Recicloteca. Tipos de plásticos. Disponível em: <http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/plastico/>. Acesso em: 20 Jul. 2016.
SANTOS, W. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.