Uso do Software Propriedades dos gases para o ensino de Físico-Química

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Jonnys Feitosa da Silva, H. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Amilton Santos da Costa Junior, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Barbosa de Souza, E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Silva Bittencourt, L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA)

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), é uma ferramenta promissora para o ensino de ciências especificamente de química, por meio de softwares educacionais que servem para descrever mecanismos ou simular teorias e experimentos. O uso na disciplina de físico-química ainda é pouco conhecido, existem muitos softwares, porém explorados em sala de aula. Tendo como referência pesquisas envolvendo (TICs) na educação objetivando repassar aos alunos uma aprendizagem significativa, foi elaborado uma aula envolvendo o uso do programa Propriedades dos gases para o ensino de Físico- Química numa turma do segundo ano do ensino médio, resultando numa aula mais participativa mostrando que os softwares podem vir a ser uma ferramenta de grande valia para didática em sala de aula.

Palavras chaves

Físico-química; Ensino; Tecnologia

Introdução

A tecnologia da informação vem evoluindo, desde muito tempo, pesquisas em educação vem crescendo gradativamente em busca de inovação em recursos didáticos para o ensino de ciências, uma das tecnologias muito utilizadas atualmente como veículo de comunicação é o computador. O uso educativo do computador pode ser considerado um subdomínio da tecnologia educativa (TAVARES et al., 2013, p.157). Atualmente temos atualização de mais diversos softwares, cada dia temos um novo recurso a ser utilizado para o ensino, agora basta entender e saber como utiliza-lo em sala de aula para tentar disseminar o conhecimento de forma, mas esclarecedora. Segundo (BRITO 2001, p.13-15)“A introdução de novas tecnologias na educação (principalmente da informática) deve-se à busca de soluções para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem, pois os recursos computacionais adequadamente empregados, podem ampliar o conceito de aula, além de criar novas pontes cognitivas” A dificuldade no ensino e aprendizagem em físico-química conteúdo de química, mais precisamente de ensino médio está na falta de interpretação, uma vez que o aluno além de interpretar as teorias envolvidas no processo deve aplicá-la usando fórmulas matemáticas. O ensino de química segue ainda de maneira tradicional gerando nos alunos um grande desinteresse pela matéria mesmo a química estando presente no nosso cotidiano (SILVA, 2013). Conforme (BALL, 2006) “os alunos podem até entender a química, no entanto dentro da Físico-química o entendimento matemático não é suficiente para o desenvolvimento das questões” o recurso a ser discutido é o uso das tics (tecnologia da informação e comunicação) para o ensino de propriedades dos gases onde irá simular de forma bastante visual as teorias abordadas.

Material e métodos

A proposta de ensino incluindo as TICs foi embasada seguindo os três momentos pedagógicos de Paulo Freire que de acordo com (DELIZOICOV, 1991) e (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2002), e o uso do software livre de ensino, propriedades dos gases 3.15 produzido pela Universidade de Colorado Boulder, consistem na problematização inicial, momento em que os alunos expõem seus conhecimentos, na organização do conhecimento, Onde foram abordados os conceitos científicos e pôr fim a aplicação dos conhecimentos, instante em que avaliamos o desenvolvimento do aluno em relação a que foi exposto. A prática foi executada na Escola Alexandre Vaz Tavares, localizada no bairro Trem em Macapá, numa turma de segundo ano do ensino médio para 23 alunos. A mesma foi dividida de acordo com os momentos pedagógicos aqui apresentados. No primeiro momento seguindo a problematização inicial, foi passado um questionário com perguntas relacionadas à temática para a obtenção dos conhecimentos prévios dos discentes, onde as mesmas posteriormente foram discutidas em sala com a participação de todos. No segundo momento houve a organização dos assuntos tratados, a aula que abordou os conceitos de: gases e suas propriedades, gás ideal, moléculas de um gás e pressão de um gás. Por último após o termino da aula, encaminhamos os discentes para a sala de informática da escola, onde ainda trabalhando os conceitos de gases, foi aplicado o software propriedades dos gases 3.15, que possibilita visualizar o em meio a simulação o gás submetido a pressão, temperatura e aumento de choques. Para exposição do trabalho foi utilizado, computadores, projetor multimídia e quadro branco. No terceiro momento houve aplicação do conhecimento com o uso de questionário com duas perguntas para analisar.

Resultado e discussão

O primeiro momento foi para analisarmos os saberes prévios dos 23 discentes, e foram questionados sobre o que poderia ser um gás e como a mudança de temperatura poderia afeta-lo em um recipiente? E se pressionarmos um pouco de ar dentro de uma seringa, porque visualizamos vapor? Explique o que acontece! 3 responderam de maneira incorreta (13%) e 11 responderam de maneira parcialmente correta com alguns erros e acertos (48%) e 9 responderam que não sabiam (39%). Verificamos que tinham conhecimento empírico sobre o que havia sido questionado, a maioria respondeu de forma parcialmente correta, pois não conseguiram explicar cientificamente. No segundo momento ouve maior participação, o desenvolvimento foi através do software, observou-se maior envolvimento onde poderão assimilar os conceitos de temperatura, pressão e ao mesmo tempo visualizar os movimentos das moléculas de um gás, figura 1 e foi mostrado a modificação do tamanho do recipiente, que dependendo da pressão exercida ele acabava liberando gás. Figura 2 No terceiro momento foi repassado o questionário onde as perguntas foram: Ao cozinhar em uma panela de pressão, qual a influência da temperatura no que se refere a vazão de vapor pela válvula? Seguido da indagação: Ao se jogar futebol percebeu-se que a bola aparentava estar, mas cheia em tardes ensolaradas, de acordo com o que foi ensinado, explique o que acontece com a bola! Fazendo com tentassem imaginar as situações e reproduzir os conceitos. Foi perceptível o aumento na quantidade de alunos que conseguiram responder cientificamente, dos 23 que participaram da avaliação 19 responderam de acordo com as teorias científicas ensinadas (83%), os outros 4 mesmo não tendo respondido corretamente (17%), mostraram uma melhora considerável.

Figura 1



Figura 2



Conclusões

O uso das TICs no ambiente escolar na disciplina de química é uma opção agradavel para uma aula diferenciada, pois permitem que os alunos possam visualizar através do computador as interações intermoleculares, algo que geralmente ficaria apenas no campo imaginação dos alunos, o que no ensino das propriedades dos gases dificulta o aprendizado. O uso de softwares é uma ferramenta inovadora para o ensino, é preciso que o professor tenha formação para o uso, pois tecnologia é algo que se renova e mostra um grau de complexidade já que não tem um padrão a ser seguido e predeterminado (MELO, 2007).

Agradecimentos

Agradecimentos os professores de química da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares pela disponibilidade de espaço para realização deste trabalho.

Referências

BALL, D.W. Físico-Química. São Paulo : Thomson, 2006.

BRITO, S. L. “Um ambiente Multimedializado para Construção do Conhecimento em Química.” Revista Química Nova na Escola, Novembro, p.13-15, 2001.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências:
fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1991.

SILVA, S. G. “AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.” IX Congresso de Iniciação Cientifica do IFRN, p.1613, 2013.

TAVARES, Ricarte. et al “UM ESTUDO SOBRE A “TIC” E O ENSINO DA QUÍMICA.” Geintec, p.157, 2013.

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