QUÍMICA: UMA VISÃO EMPREENDEDORA PARA OS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Lopes, T.C. (UFPA) ; Melo, K.C. (UFPA) ; Couto, A.M. (IEC/SAMAM)

Resumo

O propósito do trabalho foi totalmente direcionado ao público do EJA, sabe-se por meio de diversas pesquisas que a aula prática aliada a aula teórica aumenta a capacidade de interpretação por parte do aluno, então o trabalho traz uma nova visão sobre fabricação de sabão, uma visão empreendedora e sustentável. O Projeto foi realizado no Projovem Urbano, no município de Ananindeua/PA. Foi possível aproximar o aluno ao conhecimento cientifico, destacando sua importância na sociedade, utilizando a ciência de forma sustentável e tecnológica, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Palavras chaves

Projovem Urbano; Sustentabilidade; Empreendedorismo

Introdução

O PROJOVEM URBANO é um programa do Governo Federal, tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Ministério de Educação). O perfil de um aluno PROJOVEM, gira em torno vários fatores que o levaram a parar de estudar, em alguma fase da sua vida, tais como: criminalidade, gravidez precoce e falta de tempo e/ou oportunidade. São donas de casa com vários filhos, jovens/adultos em liberdade condicional, inclusive ainda envolvidos na marginalidade, ou seja, um público bastante carente de informações, que traz consigo diversos saberes advindos das experiências de vida, bem como a maioria dos alunos da modalidade EJA. O programa conta com a disciplina “Ciências da Natureza”, onde são abordados assuntos das disciplinas: química, física e biologia de forma bastante contextualizada, facilitando assim a compreensão por parte do aluno. As aulas práticas, com utilização de materiais alternativos atualmente apoderaram as escolas, principalmente no ensino público (onde a maior parte das escolas não contam com a estrutura de um laboratório), e foi realizada a aula prática “Fabricando Sabão: Daqui pode surgir o meu ganha-pão”, onde além de mostrar o conteúdo de forma prática e contextualizada os alunos também tiveram uma visão empreendedora sobre a prática.

Material e métodos

O projeto foi realizado em uma das escolas que sediam o Projovem Urbano, do município de Ananindeua- PA. A execução durou aproximadamente um mês. Na primeira parte, durante as aulas teóricas, os questionamentos levantados foram: 1- Como devo proceder com meu Lixo? 2- Como o meio ambiente reage as minhas ações? 3- Eu posso ganhar dinheiro transformando o inutilizável?; Dentro desses assuntos, foi abordado o descarte indevido de óleo de cozinha, principalmente nas redes de esgoto. Na segunda parte, foi solicitado aos alunos que trouxessem para sala de aula óleos de diferentes tipos de fritura e soda cáustica (NaOH) comercial, os outros reagentes foram fornecidos pela escola. As aulas práticas foram realizadas na cozinha da escola. Em outro momento, foram fabricados os sabões para brindes da festa das mães, da escola.

Resultado e discussão

O aluno do Projovem traz consigo uma gama de conhecimentos populares ou da própria vivência, durante as aulas teóricas alguns sabiam como se fabricava sabão, outros nunca nem tinham ouvido falar e ficaram curiosos em ver como o processo era feito.Nas respostas do questionário subjetivo, os alunos demonstraram saber que qualquer tipo de descarte precisa ser feito de forma adequada, não importando o tipo de material, porém a maioria confessou não agir de tal forma. Quando perguntados sobre “Ganhar dinheiro transformando o inutilizável”, quase todos direcionaram aos sólidos (como garrafa pet- que é o mais comum na reciclagem),pouquíssimos tiveram a percepção de reaproveitamento do óleo como fonte de renda. Despertando a curiosidade e incentivando-os a ganhar sua renda de modo econômico e sustentável, além de ter uma ocupação no tempo livre. Durante a realização das aulas práticas (fig 1), eles puderam perceber um apanhado geral, desde o uso correto e obrigatório de EPI’s quanto sobre o que aquelas aulas poderiam influenciar na parte financeira de alguns. O perfil que mais despertou interesse para a comercialização foi o feminino desempregado, elas puderam ver que mesmo sendo dona de casa era possível ganhar uma renda extra com a produção de sabão em barra. Os alunos elogiaram bastante a dinâmica utilizada em sala de aula. Para a produção e confecção dos brindes para o dia das mães (fig 2), foram necessárias aulas extras, onde frequentaram em massa. O retorno foi excelente, as mães ficaram surpresas ao saberem que o brinde foi produzido na escola, por seus próprios filhos. O projeto ajudou e se expandiu para outras escolas, alguns continuaram a prática da produção de sabão em barra, visando levantar recursos para complementar a renda, com o auxilio do professor.

Figura 1

Aula Prática

Figura 2

Confecção dos Brindes para o dia das mães: sabão em barra.

Conclusões

A experiência realizada para o trabalho teve um impacto na vida dos estudantes do Projovem, despertando curiosidades e busca por outros descartes para serem reaproveitados, fazendo com que o aluno queira buscar informações cientificas. A iniciativa permitiu que o aluno tenha mais uma fonte de renda, além de um ganho ambiental, devido a reciclagem, onde esse óleo que é descartado de forma inadequada por muitos poluindo grandes quantidades de água, que para os alunos que passaram a reutilizar esse óleo criaram uma consciência ecológica, ampliando sua visão na sustentabilidade.

Agradecimentos

SEMED/Ananindeua.

Referências

CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1168p.
DA SILVA, V. G. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. 42 f. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Faculdade de ciências, Universidade Estadual Paulista- UNESP Bauru,2016.
REGINALDO, C.C; SHEID, N.J; GULLICH, R,I,C. O ensino de ciências e a experimentação. IX – ANPED SUL Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012.

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