EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E CIDADANIA: DESAFIOS E COMPROMISSOS DA ESCOLA BÁSICA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Cabral, L. (IFPA) ; Melo, G. (IFPA) ; Barbosa, W. (IFPA) ; Bentes, M. (IFPA) ; Costa, L. (IFPA) ; Rodrigues, A. (IFPA) ; Maciel, M. (IFPA) ; Lima, A. (IFPA) ; Silva Junior, J. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para uma educação química de qualidade da cidadania e formação de indivíduos consciente, critico e capaz de atuar com responsabilidade no meio social, exercendo o educador, o papel de criar mecanismos e estratégias, as quais em muitos casos superam os limites do currículo formal. Na execução deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica e posteriormente aulas expositivas com discentes da 2º e 3º séries do ensino médio, relacionando o ensino de química com a temática ambiental, com o objetivo de fomentar posturas dos alunos em relação aos problemas ambientais. A realização do trabalho deixa clara a necessidade de criação de metodologias, que possam promover a educação cidadã em química, tornando o conhecimento cientifico significativo para alunos.

Palavras chaves

Educação química; metodologias; educação cidadã

Introdução

A função social da escola, para uma educação de qualidade é a formação de um cidadão capaz de compreender os diversos fenômenos que acontecem na sociedade, assim como, possibilitar que este adquira atitudes de participar, refletir, discutir e intervir nas questões sociais que afetam o meio em que vive. No entanto, a forma tradicional, de como o currículo escolar está organizado e a resistência de docentes em criar um espaço propício a discussões, envolvendo valores éticos, moral, políticos, social e ambiental, abordando metodologias e criando mecanismos e possibilidades que permitam a contextualização dos conteúdos e conceitos científicos, que para a comunidade escolar ficam abstratos, na concepção dos alunos, haja vista que a partir do momento que o professor intermediador não cria uma didática diferente, em muitos casos há um alto nível de rejeição dos alunos por parte desta ciência, assim como, contribui para a formação de um indivíduo que não sabe agir de modo autônomo e não forma um cidadão crítico e reflexivo na realidade em que vive. Deste modo, considerando as dificuldades enfrentadas pelo ambiente escolar e pelos docentes, na promoção de um ensino de química comprometido com a idéia de cidadania, procurou-se desenvolver uma estratégia a que permitisse fazer um paralelismo entre os conceitos teóricos científicos apresentados em sala, com questões relevantes que contribuam para a formação cidadã dos jovens da escola, no ensino básico, pois essa é a melhor maneira de transmitir e o aluno aprender, quando o mesmo passa a ter contato diretamente com objeto de estudo (OLIVEIRA et. al., 2012). A educação nesse sentido contribui para a efetivação da democracia em sala de aula, onde todos os educandos, assim como o professor, exercem o direito de expor as suas opiniões.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho, realizou-se pesquisa e catalogação de materiais como artigos científicos, livros didáticos e revistas, pois através dos levantamentos desses materiais e em várias fontes literárias, foram encontradas e observadas as teorias que proporcionaram conhecimentos adequados para se discutir e refletir sobre o assunto e a temática abordada neste trabalho. No segundo momento,foi realizada aula expositiva de química com alunos de uma escola estadual localizada no município de Belém no estado Pará, sendo estes alunados, da 2ª e 3ª série do ensino médio. Deste modo verificou-se a importância de abordar nas aulas de química, questões relacionadas à poluição ambiental, cujo tema está em ampla discussão na mídia com relação ao futuro do nosso planeta. E posteriormente foram realizados uma discussão e os questionamentos surgiram por parte dos alunos, não com o intuito de avaliar o desempenho escolar desses sujeitos, mas de fomentar posturas críticas e reflexivas destes indivíduos em relação ao desenvolvimento sustentável, descarte de resíduos sólidos e líquidos, como lixo residual entre outros, possibilitando discussões em tornos de valores morais, éticos, políticos, ambiental e social e contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e críticos com a possibilidade de intervir na relação entre homem e meio ambiente, respeitado a natureza e tendo a atitude de preservar e conservar o ecossistema ambiental, desta forma, tornando o conhecimento científico significativo para os mesmos. Contudo os resultados foram significativos, observou-se que através da interação do professor intermediador na construção do conhecimento e do saber com a comunidade acadêmica foram satisfatória. Desta forma ficamos convictos que estamos construindo o conhecimento.

Resultado e discussão

A estratégia metodológica utilizada foi positiva, pois permitiu maior participação e melhor entendimento dos alunos sobre as questões ambientais propostas. Além disso foi possível estimular a capacidade crítica dos discentes em relação à preservação do meio ambiente, a fim de tornar o conhecimento significativo para os educando, desenvolvendo também a prática de ouvir e reconhecer a diversidade de opiniões em uma sociedade pluralista. A problemática ambiental, é um tema propício para a reflexão e para a possibilidade de abertura de espaços estimulantes para se implementar alternativas diversas de democracia participativa (JACOBI, 2003). A educação nesse sentido envolve uma ampla visão de mundo, onde o aluno deve participar ativamente identificando os principais problemas e buscando possíveis soluções, sendo preparado como agente transformador. A inserção de temas ambientais no currículo escolar, permite-nos a nos aprofundarmos em conceitos científicos e atividades diversificadas que possibilitam a discussão de atitudes, valores e responsabilidades dos estudantes. atentando para a inclusão de um conjunto de conteúdos ou temas agrupados, chamado de tema transversal, em que o meio ambiente aparece como um desses temas. No Ensino Médio, os PCNEM, Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1999), sugerem estudos sobre a hidrosfera que abordam as diferentes águas naturais, como recurso e fonte de materiais para a sobrevivência. As soluções aquosas, são tratadas em um contexto que envolve situações problema genuínas e não como um conteúdo isolado, favorecendo assim, o desenvolvimento de competências.Sem dúvida, é através da pratica e do conhecimento teórico a base para realização da atividade, ocorra de forma coerente, a partir de mecanismo de sua própria realidade cultural.

Conclusões

O desenvolvimento deste trabalho proporcionou a busca pela compreensão de como trabalhar a educação em química na perspectiva da cidadania com meio ambiente, dentro da escola básica, desenvolvendo nos alunos posturas críticas de discussões a respeito de conceitos, valores, atitudes e principalmente mudança de comportamento em relação ao meio ambiente despertando nesses educando um senso de responsabilidade e compromisso com a preservação do meio em que vivem. Portanto conclui-se que o professor tem a autonomia de decidir como abordar determinadas aulas com discentes em uma instituição escolar.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus a cima de tudo e a todos que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, no entanto deu-se a construção a partir da influencia e do entusiasmo

Referências

JACOBI, Pedro. Educação ambiental,cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, 2003. p. 189-205. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/cp/n1 18/16834.pdf>Acesso em: 08/11/2015.

BRASIL. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC. v.3, 1999.

OLIVEIRA, Malvina da Silva. et al. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagemdo lixo orgânico. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais aplicadas da EDUVALE, Jaciara/MT, Ano V, Nº 07, p. 1-20, 2012.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará