ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Malaquias, D.S.L. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Cardoso, S.P. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
Resumo
Tendo em vista a carência de professores com formação específica atuando na educação básica, ações visando a fixação dos licenciados no magistério tornou- se necessária. Este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição do PIBID na fixação como docente de 13 egressos do curso de licenciatura em química do IFRJ, que atuaram como bolsistas no PIBID. Para metade dos egressos a participação no programa contribuiu na decisão de permanecer como docente, com destaque para a relevância das experiências adquiridas e a superação do medo e da tensão em lecionar. Um total de 7 egressos estava atuando na educação básica, com os outros 6 manifestando interesse de atuar no magistério após a conclusão de cursos de pós-graduação.
Palavras chaves
PIBID; formação docente; egresso
Introdução
Um dos desafios das políticas públicas no Brasil tem sido a formação de professores e sua permanência na carreira docente. O Tribunal de Contas da União constatou, em 2013, déficit de 32,7 mil docentes com formação específica para atuarem no ensino médio, sendo a maior carência em Física (30% do déficit), Química (15% do déficit) e Sociologia (14% do déficit). O Censo Escolar de 2013 mostrou que dos docentes que atuam na educação básica, 25% não possuem formação adequada em curso de graduação. Os cursos de licenciatura não possuem prestígio e reconhecimento social, levando os estudantes a não se motivarem a atuar na carreira docente. Parte dos licenciados desiste do curso durante a graduação ou optam por não seguir no magistério. Isto ocorre como consequência da desvalorização profissional da carreira, mas também pelas dificuldades encontradas no desenvolvimento da profissão, e pelo salário, geralmente não condizente com a responsabilidade. O PIBID é um programa do governo federal que se preocupa, incentiva e valoriza a formação dos docentes para atuarem na educação básica, tendo como meta principal à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, e a inserção dos licenciandos em escolas da rede pública de educação básica. No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o PIBID iniciou suas atividades em 2008, no Campus Nilópolis, totalizando em 2013 a participação de 140 alunos, vinculados a subprojetos na área de Ensino de Química, Física ou Matemática. O PIBID em município da Baixada Fluminense é ponto de destaque, pela carência de professores nas áreas de ciências exatas. Esta pesquisa teve objetivo de avaliar a contribuição do PIBID na fixação de egressos do curso de licenciatura em química do IFRJ/campus Nilópolis, como docentes na educação básica.
Material e métodos
Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa qualitativa desenvolvida nos anos de 2014 e 2015, que analisou aspectos da contribuição do PIBID na formação acadêmica e na atividade profissional de egressos do curso de licenciatura em Química do IFRJ/campus Nilópolis. Foram convidados a participar da pesquisa 25 egresso, bolsistas do subprojeto de química do 1º e 2º editais do PIBID no IFRJ/campus Nilópolis, que concluíram o curso de licenciatura em Química até o final do ano de 2014. Destes, 13 aceitaram participar respondendo a um questionário contendo perguntas semi-estruturadas.
Resultado e discussão
Um dos objetivos do PIBID é auxiliar na fixação do licenciado como docente
na educação básica. Dos 13 egressos participantes da pesquisa, 7 afirmaram
que estão lecionando, com 5 deles aplicando as propostas metodológicas
desenvolvidas no PIBID em sua prática docente. Os 6 egressos que não estavam
lecionando optaram por participar de curso de pós-graduação, manifestando
interesse de no futuro atuarem como docente. As colocações dos egressos
quanto às dificuldades do trabalho docente, e a valorização profissional e
salarial obtida com a pós-graduação, nos leva a questionar se no futuro
estes docentes atuarão na educação básica. As respostas fornecidas não
permitem uma clara avaliação sobre este tema, contudo, algumas falas apontam
para a necessidade dos cursos de pós-graduação para obter melhor condição
profissional, assim como o desejo de atuarem como professores de cursos de
graduação e pós-graduação, que, segundo os egressos, proporcionam melhores
salários e maior valorização por parte da sociedade. Quando questionados
sobre a influência do PIBID na decisão de permanecer como docente, dos 12
egressos que responderam a questão, 6 afirmaram que houve influência do
PIBID nesta decisão. Para eles, a participação no PIBID confirmou o desejo
em lecionar, apesar das dificuldades durante a participação no programa,
como, por exemplo, a difícil interação entre professor-aluno, destacando que
através do programa conseguiram vencer o receio de não conseguir lecionar.
Os 6 egressos que não foram influenciados pelo programa, já haviam decidido
atuar como docente antes de iniciarem sua participação no PIBID, destacando
que o programa foi importante por possibilitar a aquisição de novas
experiências, aprimorando seus saberes específicos e a construção da sua
identidade profissional.
Conclusões
A participação no PIBID foi importante para confirmar o desejo de atuar como docente em metade dos egressos participantes da pesquisa. Apesar das dificuldades encontradas nas escolas conveniadas, as experiências adquiridas em sala de aula foram consideradas relevantes, permitindo a superação do medo e da tensão em lecionar. No momento da pesquisa, sete egressos (53,8%) estavam atuando como docentes da educação básica, enquanto seis egressos (46,2%) não estavam lecionando, optando por participar de curso de pós-graduação, e manifestando interesse de no futuro atuarem como docente.
Agradecimentos
A CAPES pela bolsa e ao IFRJ pela ajuda financeira
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº. 16, de 23 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial [da] República Federativa da Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 2009. Seção 1, p.92.
BRITO, A. S. O impacto da exposição comemorativa do ano internacional da química nas escolas participantes do PIBID - IFRJ Nilópolis. 37 p. Monografia (Graduação). Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2012.
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