ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Souza, A. (UFPA) ; Dantas, G. (UFPA)
Resumo
A disciplina de química ainda e vista como a vilã das materias, e segue com esse titulo devido a vários factores que interferem no ensino,Entre todas as dificuldades a maior ainda estar na forma como o professor atua em sala de aula, utilizando como recurso pedagógico o ensino tradicional deixando de trabalhar o processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada, ligando o ensino aos acontecimentos do cotidiano.
Palavras chaves
Aprendizagem ; Dificuldade ; Química
Introdução
O ensino de química ainda segue uma vertente tradicional na qual gera nos alunos um grande desinteresse pela matéria, mesmo esta estando presente no dia-a-dia do aluno, verificou-se então a necessidade de saber quais são os fatores que agravam esse desinteresse em relação à educação química1. Entre todas as dificuldades a maior ainda estar na forma como o professor atua em sala de aula, utilizando como recurso pedagógico somente a educação tradicional deixando de trabalhar o processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada, ligando o ensino aos acontecimentos do cotidiano do aluno, para que estes possam perceber a importância da química para a uma sociedade avançada2. Deixado de caracterizar essa disciplina como a vilã de toda a matéria, e percebendo que os conteúdos apresentados em sala podem estar presentes em qualquer lugar.
Material e métodos
A princípio foi feita uma pesquisa bibliográfica para elucidar o melhor método de obter os resultados qualitativos da pesquisa, posteriormente foram escolhidas as escolas as quais seriam feita a pesquisa, sendo uma pública (escola A) e outra particular (escola B) ambas da região metropolitana de Belém. Apos a escolha das escolas e uma reunião pedagógica com os diretores, pode-se passar um questionário contendo 3 questões objetivas e subjetivas relacionadas as dificuldades dos alunos na aprendizagem de química no 2° ano do ensino médio. Essa pesquisa se deu em uma semana e teve como sujeito 50 alunos sendo (20 da Escola A e 30 da Escola B) matriculados regularmente no 2° ano do ensino médio das escolas selecionadas.
Resultado e discussão
Para avaliar as dificuldades dos alunos na disciplina de química, foi
apliacado aos mesmos um questionário composto de três perguntas objetivas e
subjetivas a primeira pergunta tinha como finalidade investigar se os alunos
gostavam de química. Foi obtido o seguinte resultado:escola(A)50% sim,30%
não, 20 indecisos, escola(B)60% sim,27% não,13 indecisos.Como se percebe a
maioria dos alunos,tanto da escola A como da escola B, gostam da disciplina.
O segundo questionamento aos alunos foi: “ Você tem dificuldade em Química?
Se sim, exemplifique.A partir dos gráficos 2, é possível notar que 40% da
escola A e 57% da escola B têm maior dificuldade nos fundamentos de
matemática,observa-se uma grande rejeição por parte do aluno com a
disciplina, já que a mesma exige vasta compreensão dos cálculos matemáticos.
Na terceira questão os alunos deram sugestoẽs de acordo com a situação de
sua respectiva escola, com isso notou-se que os alunos da Escola A (rede
pública), anseiam por melhores didáticas, aulas mais elaboradas com
resoluções de exercício, exigindo assim do professor mais compromisso com a
educação. E o gráfico 3, mostra que os alunos da Escola B (rede privada),
requerem mais aulas práticas para poderem relacionar com conteúdo
ministrados em sala, tendo em vista que a escola possui uma boa estrutura.
Conclusões
Nota-se que a maioria dos alunos vem tendo dificuldades, não somente com a química, mas também com a matemática e português, matérias estas que desempenham um grande papel na compreensão da disciplina. Mas esta dificuldade pode ser minimizada deixando-se de lado o tradicionalismo e passando a elaborar, planejar e conduzir aulas dinâmicas, que permita ao aluno desenvolver seu senso crítico. Mas é importante ressaltar que não existe uma receita pronta e acabada que possamos seguir para enfrentarmos os desafios de ensinar química.3
Agradecimentos
A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação(PROEG)
Referências
1 Marques, A. da S.Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará.2011
2 S. G. da Silva.as principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio