Ligação Química: um site elaborado por alunos para conectar professores e alunos em prol do Ensino de Química

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, L.A. (IFTO) ; Sinesio, M.C. (IFTO) ; Bezerra, M.E.A. (IFTO) ; Dionysio, R.B. (UFT) ; Dionysio, L.G.M. (IFTO)

Resumo

Este trabalho apresenta a criação de um site por alunas do Ensino Médio da modalidade técnico em Informática do Instituto Federal do Tocantins campus Araguaína. As estudantes desenvolveram o site com o objetivo de reunir materiais didáticos na forma de hipertextos, vídeos, softwares entre outros. Serão disponibilizados também links de diversos portais educacionais. O trabalho é inovador e foi arquitetado como ambiente de construção colaborativa uma vez que se criou a possibilidade de professores colaborarem através de postagens. As alunas envolvidas estão apresentando uma grande motivação com o projeto e buscam atender aspectos de ensino e tecnologia de forma integrada e visando a acessibilidade confortável do usuário.

Palavras chaves

Tecnologia da Informação ; Ambiente Virtual ; Ensino de Química.

Introdução

Segundo Delors (1998), o aluno precisa aprender a conhecer e para isso os professores precisam fornecer ou disponibilizar instrumentos da compreensão. Além disso, o mesmo autor defende que é necessário “aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes” (DELORS, 1998, p.90). Dessa forma o professor age como um mediador de situações de ensino aprendizagem permitindo que o aluno se aproprie do conhecimento de forma individualizada e realize as conexões necessárias para a construção do conhecimento de forma integra. Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias(BRASIL, 2006), o contexto da sociedade atual exige diferentes abordagens práticas e teóricas que criem novas dinâmicas sociais através de artefatos tecnológicos baseados nas novas formas de produção e circulação de conhecimentos e saberes. E nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o protagonismo discente na criação de um site que disponibiliza informações nas mais diversas matrizes da linguagem para o Ensino de Química. Estudos de Adell (2012) apontam para o desenvolvimento de inteligência coletiva através de TIC que possibilitam os usuários acessar não somente como espectador, mas como colaborador ativo. O autor destaca que “Inteligência coletiva significa uma forma de inteligência que surge da colaboração e participação de muitos indivíduos”. (ADELL, 2012, p.32)

Material e métodos

A criação do site Ligação Química vem com o intuito de auxiliar estudantes do Ensino Médio por meio de uma plataforma de estudo online. A proposta é compilar um grande número de recursos sobre diversos conteúdos curriculares de Química que são abordados no Ensino Médio. Para isso, utilizaram-se conhecimentos da área de técnica de informática trabalhados durante as disciplinas específicas do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do IFTO campus Araguaína. Para a elaboração das páginas utilizou-se as ferramentas Php, Mysql e HTML5 que são específicas para linguagens de programação. Para viabilizar a criação do site foram utilizados programas específicos como Netbeans e Mysql workbench. Dessa forma, esse projeto que integra conhecimentos específicos de Informática para criar um ambiente de aprendizagem onde os conteúdos curriculares de Química estejam hospedados juntamente com outras informações e links afins.

Resultado e discussão

A construção do site está oportunizando situações de aprendizagens múltiplas. As alunas precisaram acessar conhecimentos técnicos de construção da ferramenta e juntamente agregar aspectos estéticos e pedagógicos. A discussão acerca do que irá ser disponibilizado no ambiente virtual e de como ia ser organizado criou redes de debate sobre temas curriculares de Química e sua importância no Ensino Médio. Os encontros catalisavam ideias que foram sendo organizadas e gerenciadas. Inicialmente foi pensado num ambiente que fosse disponibilizado documentos teóricos e exercícios para que os alunos pudessem acessar e baixar. Para que houvesse organização mais clara, decidiu-se que os conteúdos estariam disponíveis em grandes eixos temáticos, como por exemplo, Atomística. Com a evolução do projeto, considerou-se relevante haver a disponibilização de links e materiais didáticos de outras matrizes da linguagem como vídeos, software e simulações. Isso fez com que houvesse um replanejamento na disposição do layout do site. E percebe-se que a cada ideia que surge faz-se necessário modificar/adequar o formato para que se mantenha a harmonia estética do produto sem perder a facilidade de acesso. O nome do site, Ligação Química, sugere que seja um ambiente de construção coletiva e que possibilite interações aluno-aluno, aluno-professor e professor-professor.

Conclusões

Incentivar o protagonismo discente e trabalhar de modo a mediar situações onde ele se posicione como produtor é um desafio, mas que pode ser muito construtivo para todos os sujeitos envolvidos no processo. A utilização das TIC na Educação mostra-se uma ferramenta medial bastante adequada se vier sustentada por situações pedagógicas planejadas adequadamente. O projeto mostrou-se importante porque além de partir das alunas agregou os conhecimentos que elas desenvolveram ao longo do curso técnico com demandas que tiveram durante sua formação básica.

Agradecimentos

IFTO, UFT.

Referências

ADELL, J. Educação 2.0. In: BARBA, C. et al. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações curriculares do Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (v.2). Brasília: Ministério de Educação Básica, 2006.

DELORS, J. (Coord).Educação: um tesouro a descobrir.São Paulo/Brasília:Cortez/Unesco/MEC, 1998.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará