ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Morais Neto, M.D. (IFMA) ; Rojas, M.O.A.I. (IFMA) ; Nobre, E.M.C.S. (IFMA) ; Cavalcante, K.C. (IFMA) ; Pinheiro, G.D. (IFMA) ; Fernades, I.A. (IFMA) ; Silva, E.A.B. (IFMA) ; Reis, A.J.S. (IFMA) ; Novais, J.N. (IFMA) ; Silva, I.F.M. (IFMA)
Resumo
O trabalho versa sobre o aprendizado adquirido em química analítica experimental I através de experimentos que deduzam resultados qualitativos sobre a identificação de cátions dos grupos I,II, III e IV e V. O objetivo era que ao final da prática os alunos fossem capazes de desenvolver uma investigação crítica e discursiva dos resultados observados. Para isso, aplicamos um questionário online e avaliamos os relatórios dos alunos. Com isso, observamos que por ser uma prática que trabalha com conceitos de equilíbrio químico, soluções e reações, foi possível aos alunos adquirirem uma correlação prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula, articulando o ensino de química ao processo de construção do conhecimento.
Palavras chaves
Experimentação; Ensino de Química; Construção do Conheciment
Introdução
Abreu (2006, p.1381) afirma que o desenvolvimento da análise qualitativa como disciplina nos cursos de graduação em Química, esteve relacionada a importância que era dada à análise de minerais e a consequente determinação de suas composições. Na disciplina de Química Analítica Experimental I são realizadas reações consideradas essenciais para a fundamentação dos conceitos teóricos de equilíbrio ácido-base, precipitação, complexação e óxido-redução. Uma delas é o estudo de reações de identificação de cátions de metais representativos e de transição que são classificados em subgrupos com características similares. Nesse sentido, é conveniente a utilização de práticas qualitativas que fomentem a contextualização do ensino assim preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, colocando no inciso I do Art. 43º que quanto a educação no ensino superior, essa terá por finalidade “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo” (BRASIL, 1996). Dessa forma, o objetivo da prática fora a Identificação de Cátions dos Grupos I, II, III, IV e V através da identificação das reações características de cada grupo de cátions para que, a partir disso, os licenciandos tivessem a capacidade de compreendem à correlação da teórica fundamentada em sala de aula com a experimentação na disciplina de Química Analítica Experimental I, para que realizassem uma análise crítica e discursiva em relatório dos resultados observados, posteriormente analisados para avaliação da compressão dos licenciados.
Material e métodos
A prática foi realizada com a turma do 4º período de Química Analítica Experimental, no IFMA – Campus Codó. Para a prática dividimos a turma em 2 grupos para facilitar a compreensão. Para melhor entendimento, os alunos realizaram as reações de identificação acompanhados dos monitores da disciplina. Para a identificação, colocou-se uma gota de cada solução dos cátions na placa de spot test, e em seguida uma gota dos reagentes em cada solução dos cátions. Os alunos observaram e anotaram as equações das reações que ocorreram, a formação de precipitado e qual a coloração desenvolvida, tudo registrado em caderno, para que em seguida elaborassem o relatório da prática, para posteriormente serem analisados para visualização dos resultados interpretados. Ao final, aplicamos um questionário online para avaliar os benefícios concernentes à experimentação no ensino de Química Analítica Experimental I.
Resultado e discussão
Vemos que nos cursos de graduação busca-se um ensino verdadeiramente
formativo, onde o licenciando seja estimulado a pensar e raciocinar, para
que com base nos conhecimentos adquiridos, sejam capazes de desenvolver sua
capacidade criativa (ABREU, 2006). Isso se constata, uma vez que 83,3%
compreendem que a experimentação pode despertar o senso critico e
investigativo no mundo que vivem e atuam. Para isso, elaboraram o relatório
da prática, buscando através de fundamentação teórica correlacionar os dados
observados e assim explicarem o porquê ou não de algumas reações. Isso se
afirma, quando 91,7% disseram que as aulas práticas auxiliam no processo de
aprendizagem e 66,7% disseram que a discussão dos resultados observados na
prática de identificação de cátions possibilitou atuar na construção do seu
conhecimento de forma significativa, bem como da aquisição de habilidades a
sua formação profissional, isso possibilita atingirem os objetivos propostos
na atividade, e assim confirmados na análise dos relatórios. Além do mais,
91,7% afirmaram que a discussão crítica dos resultados em relatório garante
a formação de conceitos em Química Analítica Experimental I. Ou seja, a
prática garantiu aos alunos a aplicações de conceitos adquiridos em química
geral, como equilíbrio químico, soluções e reações químicas, pois 75%
colocaram a falta de articulação da teoria com a prática como uma
dificuldade para o aprendizado de Química. Ou seja, Dantas (2011) mostra que
é necessário auxiliar os estudantes do ensino superior na construção do
conhecimento químico que minimizem as dificuldades de aprendizagem. Nesse
contexto, vemos que para um ensino de qualidade é necessário indissociar a
teoria da prática para o bom aprendizado e formação dos licenciandos de
Química.
Fonte: elaborada pelo autores
Os sulfetos dos cátions do grupo IVA são insolúveis em solução de NaOH, já os do grupo IVB são(ABREU, 2006).
Conclusões
Vimos que quando o conteúdo é trabalhado de forma prática temos como resposta dos alunos a instigação como ser atuante na produção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades necessárias à boa formação profissional, bem como da qualidade no ensino de química analítica experimental I. Isso garante aos cursos de licenciaturas uma perspectiva diferente sobre os aprendizados necessários a formação pessoal, além do mais que por meio da experimentação é possível fortalecer a linha tênue entre teoria e prática e a tão importante aprendizagem significativa.
Agradecimentos
A CAPES, ao NASQA e ao IFMA pela concessão do laboratório à realização da prática.
Referências
ABREU, D. G. de e et al. Uma proposta para o ensino da química analítica qualitativa. Química Nova. nº 6. São Paulo: set. de 2006. p.1381-1386
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da Legislação. Brasília, dez. 1996. Extraído de: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm > Acessado em 01.06.2016
DANTAS, J. M.; SILVA, M. G. L. da; SANTOS FILHO, P. F. dos. Um estudo em química analítica e a identificação de cátions do grupo III. Educación Química. nº 22. jan. de 2011. p.32-37