Analise de livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2015 volume 2 em relação ao conteúdo equilíbrio químico

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, E.A.S. (UFPI) ; Matos, J.M.E. (UFPI)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma analise realizada em dois livros didáticos (LD) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD). A analise preocupou-se em verificar aspectos como: Representações visuais; Legibilidade visual e aspectos gráficos editoriais e textuais do livros, voltado para o ensino de Química no ensino médio. Os resultados apontam em relação ao uso das imagens, que todos os LD tiveram um bom desempenho, em relação Legibilidade visual e aspectos gráficos editoriais e textuais. Os LD, tiveram um ótimo resultado, pois todos tem um aspecto gráfico que proporciona uma leitura coerente, sobre o Livro do professor, os LD oferecem um total apoio didático ao professor, por intermédio de ações pedagógicas para que o professor faça uso em sala de aula.

Palavras chaves

Livro Didático; Equilíbrio Químico; Ensino de Química

Introdução

Segundo Lajolo (1996) os livros didáticos (LD) no Brasil são centrais quando se referem à circulação, produção e apropriação de inúmeros conhecimentos; têm, portanto, papel muito importante no contexto escolar. Assim são utilizados sistematicamente nas aulas e, muitas vezes, acabam determinando os conteúdos a serem trabalhados nos diversos componentes curriculares, direcionando e condicionando as diversas estratégias de ensino. Dessa forma o LD é responsável pelo que se ensina e de que forma se ensina, nas escolas, tornando-se um instrumento fundamental na pratica pedagógica dos professores e um aliado importante no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Gérard e Roegiers (1998) a função do livro está direcionada para a aprendizagem escolar e para estabelecer uma ligação entre as aprendizagens escolares e a vida cotidiana e profissional. Além disso, ao LD compete formar capacidades e competências. Essas capacidades formam um conjunto de conhecimentos que permitem um saber-fazer e saber-ser. As competências são consideradas como sendo um conjunto de capacidades que permitem enfrentar novas situações e resolvê-las de maneira adequada. O ensino de Química subtende uma postura em que o processo ensino- aprendizagem desperte no aluno uma postura que se valoriza a construção de conhecimentos pelo aluno (que elabora conceitos) e a extensão do processo ensino-aprendizagem ao cotidiano, a práticas de pesquisa experimental e ao exercício da cidadania (SILVA et al., 2012). Analise de LD é um dos temas que serão abordados neste trabalho, pois é necessário uma analise criteriosa e critica a respeito dos LD para que no final do processo de escolha, o aluno tenha em mãos um material de qualidade e que possibilite um aprendizado significativo.

Material e métodos

Desejando mais informações sobre a Química apresentada nas séries iniciais do Ensino Médio, recorremos ao que julgamos ser um objeto de pesquisa adequado para um primeiro estudo: os livros didáticos. Afinal, estes apresentam uma Função referencial (CHOPPIN, 2004), também chamada de curricular ou programática, desde que existam programas de ensino: o LD é então apenas a fiel tradução do programa ou, quando se exerce o livre jogo da concorrência, uma de suas possíveis interpretações. Mas, em todo o caso, o LD constitui o suporte privilegiado dos conteúdos educativos, o depositário dos conhecimentos, técnicas ou habilidades que um grupo social acredita que seja necessário transmitir às novas gerações. O método de procedimento utilizado neste trabalho foi uma pesquisa exploratória, esse tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições (GIL, 2008). Assim seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos que são de fato estudados. Visto a complexidade e importância do LD e do PNLD, a presente investigação buscou analisar os livros de Química do 2º do Ensino médio. O foco nos livros desta série deve-se às características dos conteúdos abordados em relação ao Equilíbrio químico, assim observando se realmente esses livros seguem alguns dos critérios exigidos de acordo com o Quadro 1 e qual a importância que esses critérios possuem como agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento da Ciência Química.

Resultado e discussão

Segundo Santos (2006) as imagens adquiriram uma importância significativa no mundo moderno e com a melhoria da qualidade gráfica e o uso de computadores, passaram a ter um status que em décadas anteriores era conferido somente às palavras. Nos livros analisados, observa-se que discutem de forma objetiva a categoria sequencia didática, na qual determina os textos ou parágrafos usados para geração de imagens, dessa forma, procuramos não divergir dos significados atribuídos a elas por Perales e Jiménez (2002). Entretanto, algumas modificações foram realizadas a fim de melhor adaptá-las para esta análise. Em relação a Evocação, Descrição e Problematização não foram encontrados conceitos que se enquadrava nesta categoria, apesar do resultado, isso não modifica a qualidade do LD em analise. Tais categorias tem uma grande importância, pois poderiam contribuir com a qualidade do ensino e aprendizagem do aluno, deixando assim o ensino de química mais distante da maneira tradicional de ensinar. Em relação à definição, aplicação e interpretação,encontrados nos livros analisados, os resultados contribuem para uma maior qualidade do livro, fazendo com que o aluno, tenha uma maior facilidade no momento da aprendizagem, assim cumprindo com a finalidade de facilitar a interpretação dos conceitos químicos apresentados no LD em analise. Os aspectos gráfico-editoriais e textuais estão relacionados com as especificações técnica da obra. O que é exigido é definição de formato, qualidade e tipo do papel, encadernação, legibilidade textual, ilustrações adequadas etc, (Gérard e Roegiers, 1998; Brasil, 1994). Em relação a esses aspectos, todos os livros permitem uma boa assimilação do conteúdo.

Conclusões

A imagem como uma forma de representar o conhecimento químico, torna-se um importante recurso na construção de modelos conceituais adequados para a aprendizagem. Os dados obtidos a partir da análise dessas categorias indicam que há uma diversidade na forma como as imagens são apresentadas em cada livro. É evidente que as representações visuais presentes nos LD analisados neste trabalho, influenciam na construção do conceito de equilíbrio químico pelos estudantes. No entanto, conclui-se que os todos livros analisados estão de acordo com exigências legais.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao DQ-UFPI e à UFPI.

Referências

BRASIL. MEC. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos. Brasília, 1994.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p.549-566, 2004.
GÉRARD, F. M; ROEGIERS, X. Conceber e avaliar manuais escolares. Porto: Porto Ed. 1998. 344 p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAJOLO, M. Livro didático: um (Quase) manual de usuário. Revista Em Aberto, ano 16, n. 69, p. 3-9, 1996.
PERALES, F. J. e J.D. JIMENEZ (2002). Las ilustraciones en la enseñanza –aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 369-386.
SILVA, H. C.; ZIMMERMANN, E.; CARNEIRO,M. H. S; GATAL,. M. L.; CASSIANO, W .S. Cautela ao Usar Imagens em Aulas de Ciências. Ciência E Educação, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.
SILVA, T.P.; SOUZA, M. M.; BARROS, A. P. M.; BARBOSA, D.B. Análise de livros didáticos de química do PNLEM 2012. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

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