ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Trindade Souza, J.R. (IEMCI / UFPA) ; Valente, J.A.S. (IEMCI / UFPA) ; Almeida, A.C.P.C. (IEMCI / UFPA) ; Brito, L.P. (IEMCI / UFPA)
Resumo
Com o objetivo de analisar a influência do Estágio Supervisionado sobre a concepção de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de licenciandos em Química da UFPA, realizou-se uma pesquisa com alunos concluintes, que desenvolveram o estágio em escolas públicas e privadas. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário e memorial de estágio. Os resultados apontam que embora os alunos ainda não tenham uma compreensão ajustada do enfoque CTS, a maioria possui o entendimento de que o ensino de Química na Educação Básica objetiva a formação de cidadãos críticos e participativos, no entanto, na visão dos discentes, o estágio pouco contribuiu para esta formação. Concluiu-se que o uso dessa atividade pode influenciar na construção de cidadãos conscientes desde que melhor orientado neste sentido.
Palavras chaves
Estágio Supervisionado; Ensino de Química; CTS
Introdução
A importância desta pesquisa sobre a influência do Estágio Supervisionado de Licenciatura em Química para o exercício da cidadania, um dos objetivos do enfoque CTS, pode ser resumida pelo Artigo 205 da Constituição Brasileira de 1988, que instituiu como função geral para a educação a formação cidadã (BRASIL, 1988). Derivada da Constituição Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no seu Artigo 22, institui que “a Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (BRASIL, 1996). Assim, torna-se evidente a formação da cidadania como objetivo das disciplinas escolares que compõem a Educação Básica. Pela sua relevância e pela densa carga horária, uma das atividades inerentes aos cursos de formação de professores que pode exercer uma forte influência no processo de formação de cidadania é o Estágio Supervisionado. Na implementação do atual projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA), seguindo orientações (BRASIL, 2002), foram introduzidas 408 horas de estágio, no qual era esperado que os estagiários pudessem vivenciar e apreender, na presença de professores experimentados, além dos conhecimentos da ciência moderna, os conhecimentos afetivos, atitudinais e procedimentais, com o aumento da presença das “humanidades” no currículo formativo. Assim, é necessário realizar uma avaliação da influência que o estágio exerce na apreensão de princípios do enfoque CTS na construção da identidade docente e verificar se esta atividade contribui para a formação cidadã dos licenciandos.
Material e métodos
Segundo Gil (2010) o trabalho desenvolvido caracteriza-se como qualitativo. A pesquisa qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o indivíduo, fazendo parte dela a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados. A população investigada constitui-se de 20 alunos (11 mulheres e 9 homens, com média de idade de 25 anos). São prováveis concluintes de 2016 do curso de Licenciatura em Química da UFPA. Para este estudo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo 10 perguntas abertas, fechadas e mistas sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), além de indagações acerca do desenvolvimento e da influência que o Estágio Supervisionado exerceu sobre a apreensão dos princípios do enfoque CTS. Na análise, foi utilizado como elemento complementar, além dos registros da vivência do professor de estágio da UFPA com os alunos nos encontros presenciais, o memorial do estágio, em que o aluno livremente registra suas experiências em quatro períodos do estágio. Como avaliação final do ciclo de estágio do curso de Licenciatura em Química, propõe-se aos alunos, como tarefa acadêmica, a elaboração do seu memorial de formação no estágio, na perspectiva do autoconhecimento e da reflexão sobre o seu próprio processo de formação, dando a conhecer as experiências de formação pelas quais passaram e às quais atribuem significados, pois, como afirmam Pimenta (2011) e Pimenta e Lima (2004), “o estágio traz os elementos da prática para serem objetos de reflexão e que propicia um conhecimento da realidade na qual irão atuar”. Todos os registros que remeteram aos princípios da perspectiva curricular CTS, em especial a formação cidadã, contidas nos memoriais foram utilizados como referenciais para esta discussão.
Resultado e discussão
Em torno de 80% dos estágios foram realizados em escolas públicas e 20% em escolas privadas. 90% dos entrevistados responderam que já tinham algum conhecimento sobre o enfoque CTS, obtido em atividades de prática pedagógica, porém apenas 60% citaram alguns princípios deste enfoque, como por exemplo, os estabelecidos por Santos e Schnetzler (2010), tais como, “o ensino de Química para o cidadão deve estar centrado na interação de dois componentes básicos: a informação Química e o contexto social, pois para o cidadão participar da sociedade, precisa compreender a Química e entender esta sociedade”. Sobre os elementos constituintes do enfoque CTS que foram observados no desenvolvimento do estágio, os mais citados foram Ética, Meio Ambiente e Saúde Pública. Os menos citados foram Tomada de decisão, Economia e Aspectos da aplicabilidade da ciência e da tecnologia na sociedade. Observou-se que a maioria dos entrevistados considerou o estágio importante para a sua qualificação conteudista, no sentido da aprendizagem conceitual, no entanto, quanto à formação para a cidadania, poucos consideraram esta atividade expressiva, como é destacado nos excertos a seguir: “o modelo de ensino da maioria dos professores de Química da Educação Básica é ultrapassado, eles se preocupam só com conteúdos e com provas, poucos se preocupam com os efeitos da química para a sociedade e para o meio ambiente”. “Não observei situações em que os alunos necessitassem tomar decisões”. “Se o ensino de Química fosse significativo para os alunos não teríamos tanta evasão e reprovação nesta disciplina”. Queiroz e Ferreira (2014) citam que estas experiências deixam suas marcas e criam, em diferentes sujeitos, diferentes efeitos de sentidos que cada um deles manifestará ao longo da carreira profissional.
Conclusões
O estudo revelou que os alunos têm conhecimentos razoáveis sobre o enfoque CTS e que percebem o papel da Química na formação de cidadãos críticos, participativos e reflexivos. Porém, o estágio pouco contribuiu para este objetivo, apesar do potencial para isso. Assim, na visão dos estudantes pesquisados, o Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica que pode exercer influência no processo de formação cidadã, desde que seja induzido no sentido de responder à altura os desafios reais enfrentados pelos alunos e que ocorra a vinculação do conteúdo curricular de Química com o contexto social.
Agradecimentos
Os autores agradecem aos alunos concluintes do primeiro semestre de 2016 do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação dos professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
QUEIROZ, S. L.; FERREIRA, L.N.A. O estágio curricular supervisionado em química como espaço para o desenvolvimento de atividades didáticas pautadas no uso de textos de divulgação científica. Ciência & Ensino, v.3, n. 2, número especial, 2014. p. 32-48.
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química:
Compromisso com a cidadania. 4. ed. rev. atual. Ijuí (RS): Unijuí, 2010. 159 p.