USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Silva, M.D.L. (UECE)

Resumo

Os avanços tecnológicos proporcionaram a introdução de equipamentos eletrônicos modernos, em especial a lousa digital interativa no ambiente escolar. O trabalho faz um estudo acerca da utilização desse recurso que vem sendo usado durante as aulas de química. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino, uma da rede particular e a outra da rede pública, localizados na região metropolitana de Fortaleza-CE. O estudo analisa se a utilização dessa nova tecnologia pode realmente contribuir no processo de ensino e aprendizagem da disciplina e de que modo os recursos presentes na lousa digital podem auxiliar professores e alunos no entendimento dos conteúdos da matéria. Através da pesquisa, dados foram coletados através das aplicações de questionários para alunos e professores.

Palavras chaves

Ensino de Química; Tecnologia; Lousa digital

Introdução

O avanço da tecnologia possibilitou diversas transformações na sociedade ao longo do tempo, levando o homem a desenvolver cada vez mais sofisticadas técnicas de aperfeiçoamento. Atualmente o ambiente educacional tem usufruído das facilidades e comodidades projetadas pela tecnologia inserida nas várias formas de aprendizagem. Os avanços tecnológicos permitiram que o ensino e a aprendizagem se desenvolvessem de forma sistemática com ênfase na dinâmica e aperfeiçoamento dos conhecimentos através de meios interativos principalmente a internet e o computador. Inserido em todo esse contexto exposto, a lousa digital interativa surge como um equipamento que possibilita integrar a linguagem audiovisual na prática educativa dos professores. A finalidade de se integrar mais uma tecnologia na educação, além do retroprojetor, da televisão, do rádio, dos computadores, dentre outros, está relacionada, principalmente, com a ideia de como esse recurso poderá complementar e potencializar os processos educativos em sala de aula, inovando os modos de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a lousa digital fará a mediação entre as atividades propostas pelo professor e a compreensão e assimilação das mesmas pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho mostra de que forma o uso dessa nova tecnologia pelos professores de química pode contribuir para ensino da disciplina, principalmente no entendimento de fenômenos químicos por meio da visualização de simulações dos processos químicos microscópicos. As novas tecnologias de informação e comunicação no modo de pensar e nas relações sócias, criam uma nova cultura e um novo modelo social (KENSKI, 2004).

Material e métodos

Nesta pesquisa sobre o uso da lousa digital no ensino de química, a metodologia utilizada foi qualitativo, cujo objetivo foi o estudo de possibilidades para o ensino e aprendizagem através da Lousa Digital. Bogdan e Biklen (1994) destacam que neste tipo de pesquisa o investigador é o seu principal instrumento para coleta. Araújo e Borba (2004) enfatizam que à medida que o pesquisador aprofunda seus referenciais teóricos e sua própria experiência com o estudo de campo, pode levá-lo a uma nova perspectiva em relação ao seu trabalho. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino, uma da rede particular e a outra da rede pública. O colégio particular disponibiliza desde de 2012 de recursos tecnológicos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A escola conta com lousas digitais em todas as salas de aulas das suas sedes, acopladas ao quadro branco, espalhadas pela cidade de Fortaleza-CE. Todos os professores passam por treinamentos para trabalharem com as atualizações dos softwares presentes na lousa. A instituição pública de ensino fica na região metropolitana de Fortaleza, na cidade de Caucaia-CE. A escola pública que participou da pesquisa conta com uma lousa digital. A lousa tem sido pouco utilizada pelos professores, inclusive os de química por falta de incentivo e de um treinamento adequado. Os alunos escolhidos para responder ao questionário pertenciam ao 1° ano, 2° ano e 3° ano letivo, totalizando 100 alunos. Os professores selecionados somaram um total de seis. Após ser ministrada uma aula com o uso da lousa digital nas escolas selecionadas fez-se uso de um questionário para os alunos e outro questionário para os professores. São disponíveis na lousa, acionados pelo touch screen, recursos tais como o 3D, vídeos e animações.

Resultado e discussão

Todos os alunos responderam que as aulas de química ficam mais interessantes quando os conteúdos da disciplina são ministrados fazendo o uso da lousa digital. Sobre a visão geral da relação aluno versus novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, dos 100 alunos, 67% não fizeram ou não fazem uso da tecnologia para estudar química (fig. 1). O restante (33%) afirmou que sim, que já usavam recursos tecnológicos e que ainda usam equipamentos eletrônicos para estudar os conteúdos de química. Com relação a importância da lousa digital nas aulas de química, 95% dos alunos veem o uso da lousa digital como ferramenta importante nas aulas de química. Apenas 5% não acreditam que a lousa seja importante para auxiliar na explicação dos conteúdos (fig. 2), embora muitos dos professores desempenhem um bom trabalho usando ferramentas tradicionais, como a lousa de pincel ou de giz e os livros. Questionado aos alunos sobre a compreensão da utilização da lousa digital para atuar com um fator motivacional para o aluno na busca do conhecimento, 77% se sentem à vontade e conseguem interagir com a lousa. Os outros 23% dos alunos não se sentiram à vontade ou seguros para fazerem o uso da lousa digital (fig. 3). Sobre a opinião dos professores se a utilização da lousa digital no ensino de química consegue provocar no aluno o desenvolvimento de estratégias para a construção de conceitos científicos, 83% afirmou que sim, o uso da lousa durante as aulas de química consegue estimular o aluno a trabalhar os conceitos científicos de forma mais aprofundada, visto que passam a entender melhor o conteúdo dado em sala (fig. 4).

Figura 1 - Uso da Tecnologia

Consulta aos alunos se fazem uso da tecnologia

Figura 2 - Lousa Digital

Importância da lousa digital nas aulas de química

Figura 3 - Compreensão da Lousa Digital

Compreensão da utilização da lousa digital

Figura 4 - Opinião dos Professores

Opinião dos professores sobre a utilização da lousa digital

Conclusões

A pesquisa desenvolvida apontou para a influência positiva que a tecnologia, em particular o uso da lousa digital interativa pode exercer no ambiente escolar, ao contrário do que se pensava, de que o uso da tecnologia na educação podia ser um fator negativo, pois desviaria a atenção dos alunos. Importante ressaltar que a combinação de giz, pincel e a lousa digital ainda é, e sempre será por um longo tempo, o instrumento tecnológico mais usado e de maior necessidade em sala de aula. A pesquisa chama a atenção para a necessidade do advento de outros recursos, como por exemplo a lousa digital.

Agradecimentos

Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Referências

ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo Pesquisas Coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BOGDAN, R., BIKLEN, S.. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas: Papirus, 2004.

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