CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM BASE NOS MEDICAMENTOS COMUNS COM FOCO NA AUTOMEDICAÇÃO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Freitas, F.R.R. (UFC)

Resumo

O ensino de química orgânica no 3º ano do ensino médio, é por vezes um ensino descontextualizado com o cotidiano do aluno, onde pouco se explora os problemas que são enfrentados pela sociedade. Na ideia de minimizar essa situação este trabalho foi aplicado na turma do 3º ano da EEFM Adelino Alcântara Filho, em São Gonçalo do Amarante-CE, que teve como objetivo contextualizar o ensino de química orgânica na utilização da temática medicamentos, já que entre os componentes dos mesmos temos diversas substâncias orgânicas polifuncionais, e assim potencializar o entendimento entre os alunos sobre as funções orgânicas.

Palavras chaves

Ensino de Química; Contextualização; Medicamentos

Introdução

Dados do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 76,4% dos brasileiros praticam a automedicação, e 32% têm o hábito de aumentar as doses de medicamentos prescritos por médicos visando potencializar o efeito do medicamento no corpo humano (LENHARO, 2014). Além disso o uso irracional de medicamentos pode ocasionar diversos efeitos negativos a nossa saúde como o agravamento de doenças que inicialmente apresentam características de doenças comuns, aumento da resistência de microrganismos que pode ser ocasionada pelo uso indevido de antibióticos, corte ou potencialização de efeitos dos medicamentos ocasionado pela combinação de mais de um medicamento, como também reações alérgicas inesperadas, casos de dependência e até a morte (LOPES, 2015). “Desde tempos imemoriais a humanidade aprendeu a utilizar as propriedades biológicas de substâncias químicas exógenas, em rituais festivos, na cura de doenças e mesmo como veneno.” (BARREIRO, 2011). As atividades foram realizadas na EEFM Adelino Alcântara Filho, situada no distrito de Croatá, São Gonçalo do Amarante-CE, onde alunos do ensino médio foram convidados a participar de oficinas com o tema “Os perigos da Automedicação”, onde nas oficinas foram abordados temas de Química Orgânica: visando potencializar conceitos inerentes ao tema, uma vez que são elucidadas as propriedades físicas e química dos medicamentos e suas funções no organismo humano; e a sensibilização de jovens para realizarem o uso racional de remédios (naturais/sintéticos).

Material e métodos

Inicialmente foi realizada uma pesquisa teórica fundamentada a partir de assuntos que tratavam sobre a automedicação, sobre os medicamentos como forma de contextualizar o ensino de Química Orgânica e a pesquisa como propulsora do conhecimento, através de livros, artigos publicados, revistas científicas, dissertações e sites. Logo após a pesquisa teórica, foram convidados 02 (dois) alunos da escola para exercerem o papel de monitores durante a realização do projeto. Após esse evento foi realizada uma pesquisa de campo com 62 (sessenta e dois) alunos do ensino médio da EEFM Adelino Alcântara Filho, situada no distrito de Croatá-SGA. Com base nos resultados que foram obtidos, realizou-se o planejamento de 2 (duas) oficinas com 2 (dois) alunos monitores, para estudantes do turno da manhã e da tarde que estão matriculados na escola. O título das oficinas era “Os perigos da Automedicação”, onde foi abordado os riscos relacionados a prática da automedicação, que cuidados devem ser tomados para evitar danos posteriores, estudo dos princípios ativos dos medicamentos mais utilizados pelos alunos e efeitos dos mesmos no organismo humano, como também a utilização do jogo “Trilha da Saúde”, disponível para download no site da Anvisa. Após aplicação de todo o projeto e posterior avaliação dos impactos gerados na escola, o mesmo foi apresentado na VII Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da escola Adelino A. Filho, onde os alunos monitores foram os responsáveis em apresentar o projeto para os avaliadores e visitantes da Feira.

Resultado e discussão

Foram selecionados os medicamentos mais citados pelos alunos para se dar a pesquisa teórica acerca dos princípios ativos presentes nos mesmos e assim preparar as oficinas embasados nas propriedades desses fármacos. Segundo a pesquisa, 29% dos alunos costumam tomar o paracetamol para aliviar casos de dores. Já 27% dos entrevistados costumam tomar dipirona sódica, também sendo utilizado para combater sintomas relacionados a dores. E 11% dos entrevistados mencionam tomar Atroveran composto, que segundo relatos utilizado para combater tensões pré-menstruais. De acordo com a fig. 1, 33% usaram outros medicamentos. Questionados aos alunos se eles conheciam as propriedades desses medicamentos, 69% dos alunos entrevistados não conhecem nenhuma das propriedades dos medicamentos que utiliza. Já 31% conhece ao menos uma propriedade dos mesmos, como por exemplo a eficácia no alívio de determinados sintomas, porém, nenhum conhecia ao menos uma característica química dos princípios ativos (fig. 2). Segundo dados, 60% não conhecem as contra-indicações dos medicamentos, visto que essa é uma informação que deve ser conhecida e que é facilmente fornecida na bula dos medicamentos. Conforme se pode analisar, 53% dos alunos não conheciam o termo automedicação, sendo que a grande maioria a pratica. As oficinas aplicadas esclareceram as dúvidas por parte dos envolvidos na atividade, onde além de focar na sensibilização dos mesmos acerca da automedicação, foram também estudados conteúdos presentes no currículo escolar do ensino médio brasileiro. Uma das atividades exitosas das oficinas foi o uso do Jogo “Trilha da Saúde”, que teve por objetivo trabalhar conceitos relacionados a saúde, medicamentos, uso racional de medicamentos, automedicação, assim como hábitos saudáveis.

Figura 1 – Medicamentos

Quais os medicamentos que você já usou?

Figura 2 – Propriedades de alguns medicamentos

Conhece as propriedades desses medicamentos?

Figura 3 - Contraindicações

Conhece as contraindicações?

Conclusões

Este projeto foi o vencedor na categoria Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias da EEFM Adelino Alcântara Filho, obtendo muitos elogios e uma boa pontuação, assim como o convite para participar da Feira Regional de Ciências e Cultura. Os alunos que participaram das oficinas mencionaram que aprenderam bastante com as oficinas e que as mesmas poderiam ser levadas para a sala de aula, pois iriam contribuir muito para evitar os perigos relacionados a automedicação. A participação na Feira Regional foi bastante enriquecedora para os alunos.

Agradecimentos

EEFM Adelino Alcântara Filho, São Gonçalo-CE; Polo de São Gonçalo do Amarante e Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química da UFC Virtual.

Referências

BARREIRO, Eliezer J. Sobre a Química dos Remédios, dos Fármacos e dos Medicamentos. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, p.1-6, maio 2011. Disponível em: <qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/remedios.pdf>. Acesso em: 08 out. 2015.

LENHARO, Mariana. 76,4% dos brasileiros têm habito de se automedicar, segundo pesquisa. Disponível em:
<http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/764-dos-brasileiros-tem-habito-de-se-automedicar-segundo-pesquisa.html>. Acesso em: 30 set. 2014.

LOPES, Antônio Carlos. Automedicação: os riscos de uma atitude irresponsável. Disponível em:
<http://www.sbcm.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=2225:automedicacao-os-riscos-de-uma-atitude-irresponsavel-&catid=84:opiniao&Itemid=135>. Acesso em: 18 out. 2015.

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