ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
dos Santos Gomes Matos, J.L. (IFPA- CAMPUS BELÉM) ; Maria Vinagre Corrêa, S. (IFPA- CAMPUS BELÉM) ; dos Santos Alves, B.E. (IFPA- CAMPUS BELÉM)
Resumo
O uso de aplicativo para celular como instrumento de auxilio no ensino vem crescendo no país, conotando a necessidade de maior aproveitamento deste instrumento como facilitador no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo demonstrar a utilização do aplicativo Força do Ácido como ferramenta auxiliadora no ensino da função inorgânica Ácido, para tornar a aula dinâmica e interessante aos alunos do Ensino Médio. Foi avaliado no curso Sinapsys, em Belém. Após revisão sobre ácidos, os alunos receberam o aplicativo via Bluetooth e uma ficha com ácidos para classificá-los de acordo com sua força, além de um questionário. A metodologia teve boa aceitação dos alunos e apontou bom reforço sobre o conteúdo.
Palavras chaves
Aplicativo; ácido; ensino de química
Introdução
Hoje em dia poucos já se questionam se a tecnologia digital deve estar presente ou não na educação, pois, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), encontram-se fortemente presentes no nosso cotidiano, de tal modo que podemos afirmar existir um entrelaçamento entre tecnologias e pessoas que se concretiza nas ações que juntos desenvolvem. (PASSERINO, 2010). No início do ano de 2013, a UNESCO publicou um guia com 10 recomendações para incentivar os governos nacionais a implementarem políticas públicas educacionais que valorizem a utilização de celulares como um recurso nas salas de aula (VIVIAN, 2012), reforçando a mentalidade que esse objeto deve ser utilizado pelo docente para tornar a aula mais atrativa ao aluno. Aplicativos como o Funções Orgânicas em química (SOLOVYEV, 2014) e o Química Auxiliar (CAMPOS, 2015), que possui uma calculadora com várias fórmulas químicas, além de uma tabela periódica interativa, são exemplos de alguns dos vários aplicativos disponíveis na loja do Google. O aplicativo Força do Ácido foi criado no ano de 2016, através do software do Google, o Android Studio e desenvolvido para o sistema operacional Android, que é o mais presente nos celulares atualmente (EDWARDS, 2014). O objetivo do trabalho é mostrar como aplicativos android podem ser novas ferramentas que auxiliam no aprendizado do discente, a partir de bases disponibilizadas no mesmo.
Material e métodos
O aplicativo Força do Ácido possui vantagens de não necessitar de acesso à internet, pouco memória e interface simples (Figura 1), possibilitando que qualquer aluno ou professor o utilize. Ele funciona como uma calculadora que mostra ao aluno qual a força que o ácido apresenta. O cálculo utilizado para a maioria dos ácidos oxigenados é a quantidade de oxigênios presentes na substância menos a quantidade de hidrogênios ionizáveis, no qual o resultado pode ser comparado com a tabela que mostra a força do ácido de acordo com o resultado da subtração. O aplicativo foi avaliado no curso Sinapsys Multidisciplinar, que oferece reforço escolar para aluno do ensino médio e preparatório para o ENEM, por cinco alunos que receberam o aplicativo via Bluetooth, para que os mesmos determinassem a força de sete ácidos, H2SO4, H4P2O7, H3PO4, HClO2, H3BO3, HBrO, H2CO3, além de um questionário com cinco perguntas: 1- O aplicativo reforçou o conteúdo visto na sala de aula? 2- Você conseguiu um maior aprendizado sobre a força dos ácidos com o aplicativo? 3- Ele é de fácil aplicação para o estudo da força dos ácidos oxigenados? 4- Dê uma nota ao aplicativo de um a dez. 5- Quais sugestões ou críticas ao aplicativo? Após a explicação de como o aplicativo funciona, foram realizados os cálculos e cada aluno respondeu ao questionário. Abaixo um dos questionários respondido (figura 2).
Resultado e discussão
Na correção das respostas dadas pelos alunos houve apenas um erro, com a
força do H2CO3, que é um ácido fraco, porém foi classificado como moderado,
demonstrado que não se pode calcular a força de todos os ácidos através do
aplicativo. Um dos aparelhos era do modelo Iphone, do sistema operacional
IOS, que não recebeu o aplicativo por não ser compatível. O aluno utilizou
outro celular para avaliar o aplicativo. A média da nota dada foi 9.2. Todos
os alunos responderam sim para as três primeiras questões avaliativas do
aplicativo. Foi sugerido que o aplicativo seja disponibilizado para outros
sistemas operacionais com o IOS e que fossem desenvolvidos mais aplicativos
sobre química. Segundo os alunos, o aplicativo é um bom instrumento didático
e está dentro da proposta de melhorar o ensino e torna-lo mais dinâmico.
Fonte: dos autores. 2016.
Fonte: dos autores. 2016
Conclusões
O aplicativo teve uma boa aceitação entre os alunos. Eles se mostraram bem focados e interessados durante a atividade, reafirmando a ideia de que aplicativos em aparelhos celulares podem ser um método didático para favorecer o ensino da química. A sugestão de se disponibilizar o mesmo para outras plataformas se torna inviável, pois o sistema android é o único que disponibiliza de forma gratuita programas para criação de aplicativos por terceiros. Com a difusão deste trabalho, esperamos que mais aplicativos sejam produzidos e aperfeiçoados em prol da educação.
Agradecimentos
Ao IFPA- Campus Belém e à instituição Sinapsys Multidisciplinar
Referências
CAMPOS, C. Química Auxiliar. Google Play[S.l.]Apps.Jogos.Disponível em:< https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.projeto.auxiliarquimica&hl=pt_BR >. Acesso em: 17 jul. 2016.
EDWARDS, J. The iPhone 6 Had Better Be Amazing And Cheap, Because Apple Is Losing The War To Android. 2014. Tech[S.l.] Business Insider. Disponível em:< http://www.businessinsider.com/iphone-v-android-market-share-2014-5 >. Acesso em: 17 jul. 2016.
PASSERINO, L. Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Revista Texto Digital, Florianópolis. v. 6, n° 1, p. 58-77, 2010. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p58/13164 > Acesso em: 22 jul. 2016.
SOLOVYEV, A. Funções orgânicas em química. Google Play[S.l.]Apps. Jogos. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.asmolgam.functional&hl=
pt_BR>.Acesso em: 16 jul. 2016.
VIVIAN, C.D; PAULY, E.L. O uso de celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: fala sério! Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, vol. 7. Número 27, 2012. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/195/167 >. Acesso em: 16 jul. 2016.