ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Barbosa, W.R. (IFPA) ; Farias, M.S. (ESAMAZ) ; Maciel, M.S. (IFPA) ; Melo, G.N. (IFPA)
Resumo
O presente trabalho objetiva relatar a importância da FBN como exemplo prático de Educação Ambiental, utilizando-a como uma ferramenta fundamental para a prática de desenvolvimento sustentável. Por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas aos alunos da rede pública de ensino, e baseando-se nesse diagnóstico, juntamente com fundamentação teórica sobre o nitrogênio e sua essencialidade na natureza; desenvolveu-se uma proposta de aplicação pratico-teórica, com a finalidade de se trabalhar a FBN de forma transversal e interdisciplinar. A aplicação dessa metodologia de ensino foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ruth Rosita de Nazaré Gonzáles, que fica localizada na Rua Paes de Souza s/n, no bairro do Guamá na cidade de Belém.
Palavras chaves
Educação Ambiental; FBN; Sustentabilidade
Introdução
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (LDB, 1996), que tratam dos temas transversais, a educação para a construção da cidadania exige uma prática voltada para a “compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação á vida pessoal, coletiva e ambiental. Sendo assim, estudiosos organizam-se para incorporar como temas transversais assuntos que pudessem facilitar tal compreensão e preparar os aprendizes para o exercício da cidadania (BRASIL, 1997, p.17). Atendendo a essa necessidade, os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), vêm propor um conjunto de diretrizes, que buscam inserir nas escolas os temas transversais, que instigam a interdisciplinaridade (LDB, 1996). Esses temas vêm envolver as mais diversificadas frentes de debates, como: Ética, Saúde, Meio ambiente, Orientação sexual, Pluralidade cultural, que propõe interligar todas as disciplinas do currículo escolar de forma interdisciplinar. Como afirma o professor MACHADO (2011), “a interdisciplinaridade surgiu, não para que as disciplinas mudassem, mas para que houvesse relações mais fortes entre elas”. Nesse ínterim o estudo da Fixação Biológica do nitrogênio é um tema muito rico e estimulante, o que possibilita a abordagens de conceitos e metodologias repletas de conhecimentos, envolvendo as mais variadas disciplinas, destacando-se em particular, estudo da química e da biológica, além de proporcionar questionamentos e suscitar temáticas que exigem um aprofundamento e uma abrangência perfeitamente aplicável à proposta de transversalidade, sendo muito relevante nas áreas de Meio Ambiente, Saúde, entre outras.
Material e métodos
Para a contextualização e aplicação do tema, esse trabalho foi desenvolvido em dois momentos essenciais, que permitiram, a partir de uma seqüência didática e lógica, conduzir os assuntos que deram suporte a compreensão do estudo da Fixação Biológica de Nitrogênio como exemplificação prática de tema transversal e interdisciplinar. Sendo assim, optou-se primeiramente por uma abordagem teórica expositiva, e concluindo-se com parte prática e experimental. Para este trabalho, lançou-se mão de dois questionários, com finalidades distintas. O primeiro questionário teve como função principal, diagnosticar o nível de conhecimentos dos alunos com relação ao ciclo do nitrogênio e a fixação biológica nitrogênio; O segundo questionário teve como finalidade, a avaliação das atividades desenvolvidas ao final da aplicação desse trabalho; para esse fim, também utilizou-se de perguntas onde os alunos pudessem, de forma objetiva, escolher as respostas que melhor representassem as suas idéias e opiniões. Foram utilizados folders, confeccionados com informações básicas e práticas com relação à FBN e as plantas leguminosas, também realizou-se uma palestra, com a finalidade de proporcionar uma abordagem teórica sobre a FBN, sendo feitas importantes considerações em diversas áreas de relevância ambiental, agrícola e socioeconômica. Para a realização da pratica experimental os alunos receberam orientações sobre os procedimentos para a realização da fixação biológica do nitrogênio, bem como o manuseio dos insumos: Sementes de Feijão Caupim, inoculante (bactéria fixadora de nitrogênio do tipo Rhizobium) e solução açucarada. Posteriormente os alunos foram levados ao campo, onde os mesmos puderam manipular os insumos, executando todo o roteiro, desde a inoculação até a semeadura.
Resultado e discussão
Os resultados obtidos por meio dos questionários e analisados de forma
estatística, bem como nos contatos pessoais com os alunos, por meio de
entrevistas, mostra-nos claramente um desconhecimento dos alunos a respeito
da FBN e as suas conseqüências, assim como a importância desse mecanismo
biológico de incorporação de nitrogênio na natureza. Pode-se observar que
durante a parte prática, houve um interesse bem maior por parte dos alunos,
e conseqüentemente um envolvimento e o desejo de participação voluntária da
grande maioria dos participantes. A quantidade de perguntas a respeito da
FBN e as dúvidas sobre a inoculação e semeadura das sementes, foram bem mais
expressivas que durante a parte teórica expositiva. O trabalho em equipe,
com auxílio mútuo por parte dos discentes, foi algo bem mais evidente
também. A facilidade com que os alunos puderam assimilar o roteiro das
atividades lhes conferiu certa autonomia para auxiliar na execução da
inoculação e da semeadura. Cada um dos estudantes se dispôs a “adotar” uma
muda, o que lhes permitiam poder acompanhar os seus respectivos
desenvolvimentos, e conseqüentemente lhes atribuir os devidos cuidados.
Apreciou-se de forma muito positiva toda a integração proporcionada à turma
com o engajamento de todos, como indivíduos atuantes na execução das tarefas
do experimento, conferindo assim um incentivo ao trabalho em equipe e ao
senso de companheirismo.
Palestra sobre FBN e ciclo do Nitrogênio e orientações dos procedimentos para realização da Inoculação.
Prática experimental de Fixação Biológica de Nitrogênio com ênfase em Leguminosas, utilizando inoculação com bactérias do gênero rhizobium.
Conclusões
O desenvolvimento do assunto possibilitou uma visão atualizada das propriedades do nitrogênio na natureza, além de aprimorar o entendimento dos alunos sobre compostos nitrogenados, bem como, proporciona uma maior familiarização ao ciclo do nitrogênio. Considerando o tema como uma abordagem contextualizada, inserido nas ciências e suas tecnologias, ou como tema transversal da “Química Verde”, a Fixação biológica do nitrogênio (FBN), vem sendo de maneira recorrente abordado no exame nacional do ensino médio (ENEM), firmando assim sua relevância como assunto primordial para o ensino médio.
Agradecimentos
À Escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzáles, por ceder seu espaço para realização deste trabalho.
Referências
BRASIL – Lei n°. 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do senado, 1995.
CÂMARA, G. M. S. Fixação biológica de nitrogênio em soja. International Plant Nutrition Institute - IPNI. Informações agronômicas. nº147. Piracicaba-SP. 2014.
GALLO, L. A.; BASSO, L. C. Fundamentos de bioquímica para ciências biológicas, ciências dos alimentos, agronomia e florestais. ESALQ-USP. Piracicaba. 2012.
MACHADO, N. J. – Faculdade de Educação da USP 2011 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cNpTwye78Vk. (Acesso em: 27/11/2014).
MARTINELLI, L. A. Os Caminhos do Nitrogênio – Do Fertilizante ao Poluente. Informações Agronômicas, nº 118, j unho/2007, p. 6-10, IPNI, Piracicaba, SP, 2007.