ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Maia, L. (INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ(IFPA)) ; Corrêa, S. (INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ(IFPA))
Resumo
O uso de novas metodologias no ensino de química está se tornando mais frequente. A História da Ciência (HC) e o lúdico são metodologias que dinamizam as aulas e instigam os alunos pela busca do conhecimento, tornando-se ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da utilização dessas duas metodologias para facilitar a aprendizagem. Sendo assim, a História da Ciência, juntamente com o lúdico “ludo periódico” foi utilizado como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Esse trabalho relata uma experiência na aplicação da HC e do lúdico no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP). Sendo apontada a importância dessas ferramentas no ensino e aprendizagem na área da química.
Palavras chaves
História da Ciência; formação de professores; lúdico
Introdução
A dificuldade de ensinar, especificamente a química, decorre da falta de flexibilidade na utilização de metodologias. O ensino de química segue ainda de maneira tradicional gerando nos alunos um grande desinteresse pela disciplina, mesmo a química estando presente no nosso cotidiano. (SILVA, 2013). Diante essa dificuldade, a História da Ciência vem como uma proposta metodológica, onde o estudo e discussão de episódios no desenvolvimento da Ciência podem propiciar aos estudantes reflexões a respeito de como os cientistas trabalham, suas motivações, sua interação com a comunidade cientifica e com a sociedade em geral, entre outros aspectos. (PORTO, 2011). Ao proporcionar aos alunos um conhecimento sobre a química em meio a uma nova perspectiva, pode ser despertando o interesse pelo conhecimento científico e pelas discussões em torno da ciência (DUARTE; EPOGLOU; JAYME, 2009). Associado à História da Ciência, o lúdico vem como importante instrumento na mediação do processo de aprendizagem, principalmente das crianças, favorecendo o uso do pensamento e facilitando o processo de construção do pensamento (MODESTO; RUBIO, 2014), possibilitando uma aprendizagem dinâmica, uma aproximação do aluno com o professor e uma melhora no raciocínio (PINTO; TAVARES, 2010). Neste sentido, este trabalho objetivou apresentar a importância da utilização dessas duas metodologias aos professores de Ciências, como facilitadoras no processo de aprendizagem e mostrar como as aulas podem se tornar dinâmicas com a utilização dessas metodologias.
Material e métodos
Realizou-se uma Oficina no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), para professores de Ciências oriundos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Foi abordada durante essa Oficina a trajetória da organização dos elementos químicos, onde foram expostas as ideias dos cientistas sobre essa organização, desde a época da Grécia Antiga até a classificação atual, em um quadro chamado Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Em seguida foi apresentado um jogo educativo, desenvolvido com materiais alternativos, baseado na discussão do tema, o qual é composto por um tabuleiro, dezesseis pinos, dois dados e cartões com perguntas sobre o tema. Em certos pontos do tabuleiro os alunos responderam a perguntas relacionadas com o tema exposto. Após o término do jogo houve a aplicação de um questionário para obter a opinião dos participantes em relação ao lúdico aplicado.
Resultado e discussão
Para que pudéssemos conhecer o perfil e a visão dos participantes em relação
à aplicação do lúdico (figura 1) e da HC, foi aplicado um questionário com
questões abertas. Ao serem questionados se a História da Ciência é uma
ferramenta metodológica que facilita a aprendizagem do conteúdo “Tabela
Periódica” o professor A relatou que “a abordagem faz com que se tenha uma
compreensão mais aprofundada e diversificada sobre o tema, bem como realiza
apontamentos diferenciados de uma aula normal”. Através desse relato
percebe-se que a HC se mostrou uma importante ferramenta de aprendizagem que
permite motivar e seduzir os alunos, tornando as aulas mais interessantes,
humanizando a visão de Ciência mostrando-a como processo e não como um
produto acabado (MATTHEWS, 1995). Outro ponto levantado foi quanto à
utilização do recurso didático de caráter lúdico com o seguinte relato:
“trabalhar com recursos didáticos é uma das melhores contribuições que se
pode ter dentro de sala de aula, pois reflete numa aprendizagem lúdica e
significativa”, professor B. O professor C relatou “Sim, principalmente por
que as crianças gostam de cores, formas e de materiais concretos, pois esses
recursos, com outros, facilitam a aprendizagem, principalmente se forem bem
explorados e utilizados”. Assim, percebe-se que o lúdico tem uma influência
positiva na criança ou jovem, pois conforme Kishimoto (1994), o lúdico é um
instrumento de desenvolvimento da linguagem e do imaginário, despertando no
aluno o desejo pelo saber. Sendo uma ferramenta importante na mediação do
conhecimento, pois estimula o interesse do indivíduo enquanto trabalha com
material concreto, jogos. A aprendizagem acontece com mais facilidade e
entusiasmo, pois aprende-se sem perceber, aprende-se brincando (MODESTO;
RUBIO, 2014).
Figura 1- Aplicação do lúdico "ludo periódico".
Conclusões
A História da Ciência e o lúdico são metodologias que possibilitam ao professor uma nova forma de ensinar, pois ao serem adotadas, possibilita uma forma de aprendizagem interdisciplinar com um amplo número de conhecimentos de uma maneira atrativa e dinâmica para a aprendizagem. Ao buscar e utilizar novas metodologias que proporcionem um melhor entusiasmo no processo de aprendizagem dos alunos, como trazer reflexões sobre como se desenvolveu a Tabela Periódica e testar seus conhecimentos através de um lúdico, por certo o professor recolherá bons resultados no processo do ensino.
Agradecimentos
Referências
DUARTE, C. B.; EPOGLOU, A.; JAYME, C. C. A História da Ciência e o livro Didático de Química: uma análise do conceito de equilíbrio químico. Anais do XVI Encontro Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química, 2009.
KISHIMOTO, I. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 12, n. 3. 1995.
MODESTO, M. C; RUBIO, J.A.S. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, Volume 5, nº 1, 2014.
PORTO, P. A. História e filosofia da ciência no ensino de química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In: SANTOS, W. L. P. dos; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí. 2011. p. 159-180.
PINTO, C. L.; TAVARES, H. M. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica. Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010.
SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio. IX CONGIC. Rio Grande do Norte. P. 1612-1616, 2013.