ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Souza, A. (UFPA) ; Carvalho, A. (UFPA) ; Molffeta, F. (UFPA)
Resumo
A dificuldade de aprendizagem dos alunos no ensino de Química é evidente, visto que eles não correlacionam os conteúdos aprendidos com o cotidiano . Para isso, foram utilizadas as ferramentas computacionais,como um blog. O potencial pedagógico que o blog possui, interligado com a facilidade dos jovens com o computador tornam as aulas mais dinâmicas, interessantes e agradáveis, adequando-se à sociedade contemporânea. O uso deste instrumento contribui para minimizar as dificuldades de aprendizagem do aluno.
Palavras chaves
blog; ensino; química
Introdução
A dificuldade de aprendizagem dos alunos no ensino de Química é evidente, visto que eles não correlacionam os conteúdos aprendidos com o cotidiano, e a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) contribuem para minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Um dos recursos disponíveis na internet que pode ser utilizado para melhoria na qualidade de ensino é o blog. Este é um registro eletrônico, e o que o distingue de um site é a facilidade com que se podem realizar registros1. O potencial pedagógico que o blog possui, interligado com a facilidade dos alunos com o computador tornam as aulas mais dinâmicas, interessantes e agradáveis, adequando-se à sociedade contemporânea2. Assim, neste trabalho foi aplicado um questionário com o objetivo de analisar e validar o blog como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química Geral e Experimental, de maneira a descrever desde a etapa de construção, avaliação e a aceitação por parte dos alunos na referida disciplina.
Material e métodos
Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para criação de um blog, que fosse capaz de auxiliar os alunos de no seu processo de aprendizado. Nas primeiras etapas foram escolhidos os autores, modalidade, plataforma e layout. Após a organização da página foi disponibilizada no blog uma nova Apostila de Química Geral Experimental, além de listas de exercícios, livros e links. Os vídeos disponíveis no blog relacionados à ementa da disciplina e nomeados no blog como “apoio pedagógico”, foram “A viagem de Kemi”, “pontociência” e do “Khan academy”. Posteriormente, efetuou-se a apresentação do blog em sala de aula para alunos das turmas de Engenharias Elétrica e Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA), matriculados na disciplina de Química Geral Experimental I, no primeiro semestre de 2016. A exposição do blog se deu em uma aula, e após apresentação e utilização do mesmo por parte dos alunos, foi aplicado um questionário.
Resultado e discussão
A partir do questionário com cinco perguntas objetivas foi feita uma análise
qualitativa para avaliar a utilização do blog na disciplina de Química Geral
e Experimental. A primeira pergunta tinha como objetivo investigar se os
alunos já vivenciaram alguma experiência com sites ou blogs como auxílio
pedagógico. Através da análise do Gráfico 1 pode-se observar que mais de 80%
dos alunos utilizam ou já utilizaram algum site ou blog no ensino de
Química. O segundo questionamento realizado aos alunos foi sobre sites ou
blogs educativos e como estes podem melhorar o entendimento na disciplina. O
resultado desta questão se mostrou unânime, pois todos responderam que o uso
dessas ferramentas computacionais são importantes na educação. Na terceira
questão, os alunos tiveram que classificar o blog e a sua importância como
um facilitador. Todos os alunos consideraram o uso do blog como essencial
para auxiliar no ensino. Na quarta pergunta os alunos responderam se haviam
problemas no blog que poderiam atrapalhar o ensino. Através do Gráfico 2
pode-se observar que mais de 60% dos alunos não verificaram problemas no
blog, sendo aqueles que encontraram dificuldades sugeriram apenas que fosse
realizado um aprimoramento das ilustrações. Por fim, os alunos tiveram que
citar vantagens e desvantagens na utilização do blog em sala de aula como
método de ensino, sendo que a principal vantagem citada pelos alunos foi com
relação à facilidade que o blog oferece no amplo acesso a informação.
Conclusões
Deste modo, a utilização do blog como auxilio no ensino de Química Geral e Experimental mostrou-se eficaz, pois facilitou o processo de interação necessário para a construção do conhecimento, principalmente pela familiaridade que os alunos possuem com as ferramentas computacionais.
Agradecimentos
A Universidade Federal do Pará e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) pela bolsa de concedida no projeto monitoria.
Referências
1 BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. Blogs: aplicação na educação em química. Química Nova na Escola. n. 30, nov. 2008.
2 GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 7., 2005, Leiria. 2005, Actas... Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, 2005. P. 311-315