ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Ferreira, E. (UEMA) ; Vasconcelos, A. (UEMA) ; Azevedo, E. (UEMA) ; Jesus, M. (UEMA)
Resumo
A cromatografia em papel tem sido utilizada para separar e identificar pigmentos em extratos de pimentões verdes, beterraba, grama roxa e cenoura.Para um compreendimento da cromatografia em papel aborda-se três conceitos básicos fundamentais: polaridade, solubilidade e densidade. (RIBEIRO e NUNES; 2008). Este trabalho tem como objetivo principal a visualização, por alunos do ensino médio, de um método de separação de substâncias através de uma demonstração simples e de fácil acesso, interagindo o tema polímeros e a técnica da cromatografia.
Palavras chaves
cromatografia em papel; polimeros; ensino-aprendizagem
Introdução
Observou-se ao longo das últimas décadas, um crescente desinteresse dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Química, com o intuito de familiarizar os mesmos com a Química, formulou-se um projeto de aproximação com a ajuda da cromatografia em papel abordando o tema polímeros, tendo como titulo: ”Conhecendo a Química dos polímeros” Sendo assim, têm-se observado uma crescente substituição de produtos naturais, como madeira, alumínio, cerâmica e algodão, por produtos poliméricos sintéticos, como náilon, PVC, poliéster e polímeros condutores (CANGEMI, 2009), pois os últimos atendem às necessidades do homem tão bem quanto os primeiros, ou melhor. A cromatografia em papel tem sido utilizada para separar e identificar esses pigmentos em extratos de pimentões verdes, beterraba, grama roxa e cenoura.Para um compreendimento da cromatografia em papel aborda-se três conceitos básicos fundamentais: polaridade, solubilidade e densidade. (RIBEIRO e NUNES; 2008). Este trabalho tem como objetivo principal a visualização, por alunos do ensino médio, de um método de separação de substâncias através de uma demonstração simples e de fácil acesso, interagindo o tema polímeros e a técnica da cromatografia.
Material e métodos
Este trabalho envolveu uma turma da 3ª série do Ensino Médio, onde foi abordado o tema Polímeros, com a utilização de experimentos cromatográficos, como elementos de estímulos para as aulas expositivas. Primeiramente foi realizada uma redação pelos alunos, abordando o tema polímeros sem terem nenhum contato com o tema. O tema polímeros foi apresentado pela professora supervisora com as devidas intervenções das bolsistas. Logo após, um pré-teste foi aplicado. E para a realização da parte experimental, aplicou-se a técnica da cromatografia em papel, envolvendo os conceitos trabalhados. A turma foi dividida em cinco grupos de sete alunos, com atribuição das tarefas abaixo: - Construir uma torre de líquidos com polaridade, solubilidade e densidade dos líquidos diferentes, para entender na prática os três conceitos. - Extrair os corantes das verduras e legumes, cortando-os e colocando álcool para extraí-los, logo em seguida filtrá-los. Na figura 1 retrata a extração e filtração dos corantes. - Produzir a cromatografia em papel dos mesmos, colocando uma gota de cada corante no papel de filtro (que representa a parte estacionária ou fixa) e depositando-os num recipiente com um dos solventes: álcool ou acetona, numa posição que o corante não entre em contato com o solvente, utilizado para construir a parte móvel da cromatografia. - E observá-los durante o tempo em que ocorre o aparecimento ou não das cores presentes nestes pigmentos.Na figura 2 demonstra a cromatografia feita a partir dos corantes. Uma segunda redação foi elaborada pelos alunos, para se avaliar a evolução conceitual dos mesmos, de acordo com o conteúdo apresentado. O mesmo pré-teste aplicado antes do projeto foi aplicado após todos os passos anteriores.
Resultado e discussão
Na cromatografia das verduras e legumes observou-se uma diversidade de cores,
o que percebeu-se as diferentes afinidades com os solventes presentes.
Fazendo com que os alunos pudessem compreender na prática os conceitos:
polaridade, solubilidade e densidade. Interagindo a cromatografia com o diário
do aluno. Após análise dos resultados observou-se que a maioria dos alunos
gostariam de ter mais aulas utilizando a técnica da cromatografia em papel,
como uma forma de melhor exploração dos conceitos da química. E que essas
atividades facilitam a aprendizagem.
Neste sentido, os resultados foram satisfatórios tendo em vista, que
aproximadamente 100% da turma tiveram avanço nos seus conhecimentos sobre
polímeros, mostrando que, assim, a importância da cromatografia em papel no
ensino-aprendizagem. A figura 3 apresenta o desempenho da turma, referente à
média dos alunos que fizeram os questionários antes e depois da aplicação do
trabalho.
Gráfico que retrata o desempenho dos alunos antes e depois das atividades.
Conclusões
A técnica cromatográfica mostrou-se eficaz na separação de misturas interagindo os conceitos estudados na teoria: polaridade, solubilidade e densidade, o que conclui que o objetivo foi almejado, considerando a aprendizagem dos alunos com maior rapidez referente ao assunto abordado. Assim esta ferramenta mostrou-se satisfatória como uma forma de ensino aprendizagem dos alunos, o que os fez aproxima-se mais das ciências e a terem maior interatividade nas aulas.
Agradecimentos
UEMA, PIBID e CAPES.
Referências
CANGEMI, J.M. Poliuretano: de travesseiros a preservativos de um polímero versátil. Química nova na escola. Vol.31, 2009.
Ribeiro, M.; Nunes, C. R.; Análise de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel. Química nova na escola, 2008.