ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Melo, L.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Bandeira, C.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Trindade, N.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo à aplicação de exercícios operatórios e não operatórios assessoram o aprendizado significativo dos conceitos Químicos de oxi-redução.Os fundamentos teóricos que serviram de alicerce para a realização desta pesquisa compreendem aos exercícios operatórios segundo Ronca e Terzi, a aprendizagem significativa de Ausubel.A amostra compreendeu 70 alunos, e a coleta de dados ocorreu por etapas.Os alunos da manhã compuseram o grupo experimental que sofreu a reconstrução da prática avaliativa através dos experimentos investigativos, e os alunos da tarde o grupo controle que não obteve esta intervenção.Foram aplicados exercícios e depois realizada uma comparação na média de acertos entre eles.Estratégia utilizada apresentou resultado satisfatório.
Palavras chaves
aprendizagemsignificativa; exercícios operatórios; químicos
Introdução
Para que possamos desenvolver habilidades necessárias para tornar o ensino significativo, devemos ter em mente que a Química é uma Ciência, e, portanto, necessitam de uma sistematização de conhecimentos baseada na observação de fenômenos, fatos experimentais e medidas (PCNEM, 2008), propondo teorias e modelos para explicar essas observações. Para, isso, o uso do laboratório deve ser uma constante no processo educativo. Para tanto, o ensino em Química deve enfatizar a construção do conhecimento químico e não a memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, reações, equações, teorias e modelos que, sem uma efetiva compreensão, parecem não ter quaisquer relações entre si. É importante que esse ensino ocorra de forma contextualizada, ou seja, as sequências dos conteúdos devem priorizar a construção do conhecimento de maneira concatenada, concedendo significado e sentido aos mesmos (PCNEM, 2008). De acordo com Ausubel et al. (1980) a aprendizagem se dá essencialmente de duas formas: significativa e mecânica (automática ou por memorização).Quando se fala em exercícios operatórios, o termo operação é definido por Ronca e Terzi (1995), como uma ação mais elaborada e complexa, como, por exemplo: analisar, classificar, comparar, conceituar, criticar e tais ações correspondem a operações intelectuais que requerem um alto nível de demanda cognitiva para a solução de um problema. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar de que modo à aplicação de exercícios operatórios e não operatórios assessoram o aprendizado significativo dos conceitos Químicos de oxi-redução.
Material e métodos
Antes de pensar nas opções metodológicas e nas técnicas de pesquisa, é necessário pensar em teorias que possibilitem ao pesquisador a análise dos dados e consequente elucidação do problema de pesquisa. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta caráter descritivo, de base empírica, baseada no método da pesquisa-ação com abordagem experimental com modelo quase experimental e enfoque misto ou quali-quantitativo, pois buscamos uma melhor compreensão da realidade estudada. A amostra da nossa pesquisa foi da maneira não probabilística- intencional; composta por 70 discentes da 1ª série do ensino médio pertencentes ao turno matutino e vespertino (no âmbito ensino-aprendizagem da disciplina Química em uma instituição educacional denominada Salomão Matos pertencente à rede Pública Estadual de Ensino Médio, situada na ilha do Marajó). Os alunos do turno matutino compuseram o grupo experimental o qual sofreu a intervenção da prática da reconstrução avaliativa, através dos experimentos investigativos, já os alunos do turno vespertino não sofreram esta intervenção e por isso foram denominados de grupo controle. Os dados foram coletados através da aplicação de exercícios operatórios e não operatórios. A seguir será mostrado as etapas de como os dados foram obtidos. Primeiro aplicou-se de dez exercícios, divididos de maneira igual em operatórios e não operatórios. Em seguida, foi feita a reconstrução da prática avaliativa através de um experimento investigativo. Seguido de aplicação de outros dez exercícios, divididos de maneira igual em operatórios. E por fim,reaplicação dos dez exercícios divididos de maneira igual em operatórios e não operatórios aplicados na etapa 01, após três meses da etapa 03.
Resultado e discussão
É preciso que se eleja uma teoria que permita interpretar e explicar os fenômenos educativos, ou seja, é preciso um método. A(s) metodologia(s) e/ou técnica(s) escolhida(s) estão em consonância e ao mesmo tempo se subordinam ao método de investigação, uma vez que os dados obtidos por meio das técnicas deixam apenas entrever a realidade. A técnica não possui elementos que possam por si mesmos, explicar a realidade é preciso ter um método para expor esta realidade: o mérito de uma pesquisa, ou melhor, a tese, é a maior ou menor capacidade do pesquisador para construir uma explicação da realidade investigada.
Conforme foi dito, anteriormente, estamos visando avaliar a eficácia da reconstrução da prática avaliativa no sentido de que através dela os alunos consigam resolver os exercícios que antes não tinham conseguido. Sendo assim, vamos comparar as médias de acertos do Grupo Experimental o qual sofreu a intervenção com aquele (Grupo Controle) que não sofreu. Isto pode ser visualizado na tabela 02 e nos gráficos 01 e 02.
- Comparação das médias dos resultados obtidos pelos alunos do 1º ano do turno da manhã (Grupo Experimental) e da tarde (Grupo Controle) nas etapas 03 e 04.
Comparação das médias de acertos do Grupo Experimental o qual sofreu a intervenção com aquele (Grupo Controle) que não sofreu. Isto pode ser visualizado na tabela 01 e nos gráficos 01 e 02.
Conclusões
Percebeu-se que a estratégia utilizada apresentou resultados positivos, assim como a eficácia da intervenção, tendo sido alcançado os objetivos planejados. Nota-se que a experimentação de cunho investigativo surtiu grande efeito na aprendizagem significativa, mas sabemos que grande parte dos professores de química não se sentem preparados para administrar aulas no laboratório, pois sua formação deixou esta lacuna, entretanto, o professor precisa buscar a sua qualificação.A principal contribuição deste trabalho à ciência foi revelar que é possível desenvolver estratégia para melhoria do ensino.
Agradecimentos
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
PCNEM 2008 - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.
Acesso em: 18 Ago. 2011.
REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
RONCA, A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: EDESPLAN, 1995.