ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
de Castro, D.L. (IFRJ) ; dos Santos, D.S. (IFRJ)
Resumo
No presente trabalho foi desenvolvida uma pesquisa para identificar o conhecimento de Química obtido pelos alunos a partir das aulas de Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental através de um questionário com questões abertas .A pesquisa foi realizada com alunos do quinto ano de três escolas, um total de 67 alunos.A partir dessa pesquisa foi possível comprovar que as crianças são capazes de assimilar conteúdos e registrar informações. Porém, o conhecimento químico obtido pelos alunos é fortemente influenciado pela educação familiar e informações provenientes da mídia, e essas informações, em sua maioria, são negativas. Logo, a criança tende a relacionar a Química como algo nocivo, o que torna necessário evidenciar a existência da química no ensino de Ciências.
Palavras chaves
Ensino fundamental; Ensino de Química; Aprendizagem Infantil
Introdução
Na maior parte das escolas, o ensino de Química é iniciado no 9º ano do Ensino Fundamental. Mas a Química não está presente nos anos anteriores? Podemos definir Química como a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.As transformações de estado da água, o estudo do solo e a composição do ar, assuntos tratados nas séries inicias do Ensino Fundamental, não são conteúdos que envolvem Química? Sim, são! Então por que não destacar a presença da Química nas aulas de Ciências?De certa forma a natureza química e física existente nas ciências durante os anos iniciais do Ensino Fundamental acaba por ser ignorada e os fenômenos vistos têm foco apenas na Biologia. Seria interessante para o aprendizado que termos como fenômenos químicos, matéria, energia, entre outros fossem citados quando existisse a conexão com algum assunto abordado no ensino de Ciências, inserindo assim a linguagem própria da Química ao cotidiano do aluno. Desta forma eles já estariam familiarizados com alguns termos, o que contribuiria para iniciar e ampliar o significado da Química no aprendizado (MATOS; KOTOWISK, WENZEL; 2013).Ao perceber que a Química está presente no mundo que o cerca, na sua alimentação, na chuva, nos medicamentos, até mesmo em seu próprio corpo, será menor a tendência de o aluno criar a imagem de ciência distante, complicada, de difícil aplicação e entendimento, como ocorre com a maioria dos estudantes que chega ao Ensino Médio e estuda Química, sem um conhecimento prévio da ciência.Conhecendo a Química mais cedo, melhor será a familiarização dos alunos com a ciência e mais efetiva será a aprendizagem química.
Material e métodos
Para identificar o conhecimento químico e a imagem que os estudantes do Ensino Fundamental possuem sobre a Química realizou-se uma pesquisa para detecção e análise destes fatores. A pesquisa foi realizada com alunos do quinto ano de três escolas, onde um total de 67 alunos participou deste trabalho. O quinto ano foi escolhido por ser o encerramento do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, o que permite avaliar os conhecimentos de Química obtidos do início ao fim desse período. O instrumento escolhido para a pesquisa foi um questionário com questões abertas com caráter exploratório e abordagem qualitativa e quantitativa através do método dedutivo. O questionário é um conjunto de perguntas que têm como objetivo extrair informações através das respostas dadas pelas pessoas que são alvo da pesquisa. Lakatos e Marconi(2008) conceituam o questionário como: “Um instrumento para recolher informação. É uma técnica de investigação composta por questões apresentadas por escrito a pessoas” As questões mostradas foram aplicadas aos alunos para que estes expressassem suas opiniões, de forma resumida, relatando seu conhecimento químico, um possível impacto das substâncias químicas na saúde e a relação das aulas de Ciência com a Química. São elas: 1)Você sabe o que é Química? 2)Você conhece alguma substância Química que faça mal a saúde? 3)Você acha que a química tem alguma relação com as suas aulas de ciências?
Resultado e discussão
Na questão 1, a maioria dos alunos (68%) afirma não saber o que é química,
um indicativo de que durante o ensino fundamental a disciplina não está
sendo
inserida explicitamente nas escolas pesquisadas, corroborando com alguns
estudos citados neste trabalho que indicam a dificuldade dos alunos em
aprender química no ensino médio, visto que provavelmente a maioria passou a
ter contato com a química apenas no início dessa etapa. Ao se perguntar aos
alunos: “Você conhece alguma substância química que traga danos ou
benefícios à saúde?” a maioria afirmou conhecer. A maior parte das
crianças (72%)entrevistadas conhece substâncias químicas que são benéficas
ou maléficas à saúde. É possível atribuir este fato ao cotidiano dos alunos
que através da televisão, redes sociais, amigos ou até mesmo da escola,
assimilam a informação de que determinadas substâncias fazem bem ou mal para
a saúde das pessoas. Esse fato vai em oposição ao resultado da primeira
pergunta, onde a maioria (68%) dos alunos respondeu não saber o que é
química, já que 72% deles conhecem alguma substância química. De certa forma
as crianças não têm conhecimento para explicar o que é química em sua
definição, mas a maioria mostrou possuir algum conhecimento químico. É
possível observar que
substâncias que aparecem na mídia como maléficas foram citadas pela maioria
(72%)
dos entrevistados.Existe uma grande campanha de combate a drogas e cigarro
dentro das escolas, assim como em casa os familiares advertem sobre
acidentes domésticos com produtos de limpeza, apesar dos produtos citados,
como o cigarro e outros, não serem classificados como substâncias químicas.
Na pergunta 3, 82% dos alunos responderam que não veem relação da química
com suas aulas de ciências, enquanto 18% veem esta relação.
Conclusões
Foi possível comprovar que as crianças são capazes de assimilar conteúdos e registrar informações. Porém, o conhecimento químico obtido pelos alunos é influenciado pela educação familiar, e essas informações, em sua maioria, são negativas, logo, a criança tende a relacionar a Química como algo nocivo à saúde, por exemplo, poucos entrevistados conseguiram relacionar a água como substância química, mas associaram a produtos de limpeza e tintas.É importante destacar a presença da Química nas aulas de ciências para que os alunos sejam capazes de se familiarizar com essa área específica.
Agradecimentos
Ao IFRJ pela possibilidade da pesquisa e a Pró- reitoria de pós graduação do IFRJ, pelo apoio financeiro para a participação no evento.
Referências
MATOS, A.P., KOTOWSKI, L.D., WENZEL, J.S., A Concepção de Experimentação no Ensino de Ciências/Química para diferentes sujeitos num ambiente de
Formação de Professores,EDEQ, N. 33, 2013. Disponível em www.revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2593/2173. Acesso em 19 jul. 2016.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.