A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA) ; Reis, A.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo utilizar a História da Ciência como ferramenta facilitadora no Ensino de Química, onde se proporcionou a compreensão do conteúdo através da construção ao longo do tempo. Desta forma, desenvolveu-se uma oficina “Desvendando a estrutura do benzeno de Kekulé” aplicada a 13 graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará – UEPA, onde foram apresentados alguns passos que Kekulé utilizou para a montagem da estrutura do benzeno. Os relatos foram promissores, pois, constatamos que ao utilizarmos a HC, demonstrou-se aos estudantes os avanços, as descobertas e a construção do conhecimento que resultaram nos conteúdos atuais, promovendo a contextualização e a compreensão sobre a temática.

Palavras chaves

História da Ciência; Ensino de química; Oficina

Introdução

O conhecimento científico tem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade por meio de tecnologias, onde os responsáveis por esses avanços é a mente humana que elucida, formula e concretiza as teorias e leis que são bases para a construção da ciência. Mas, infelizmente a ciência é apresentada nas escolas de maneira anacrônica, fragmentada em pacotes fechados à argumentação, ao questionamento e à dúvida, procedimento através do qual teorias e leis científicas passam a ser divulgadas como se fossem dogmas, ou então como se fossem mágica, surgidas “do nada”, ou da manga dos cientistas (GOULART, 2005). Desta forma, a História da Ciência tem o objetivo de quebrar esses paradigmas no ensino, trazendo a contextualização e sentidos aos conteúdos ensinados, pois de acordo com (DIAS, 2001) a história da descoberta de um conceito mostra não somente como o conceito foi criado, mas, sobretudo, seu porque. A HC mostra as questões para cujas soluções o conceito foi introduzido, e revela o que o conceito faz na teoria. O Ensino de Química tem sido apresentado nas salas de aulas de forma metódica, onde ao desenvolver fórmulas, definições de leis, conceitos e resoluções de exercícios reduzem a aprendizagem a um processo de memorização. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, (PCNEM BRASIL, 2000) os conteúdos químicos devem ser ensinados de forma criativa, explorando a vivência cotidiana e a tradição, de modo a promover mudanças nas perspectivas de mundo dos educandos e tornar a aprendizagem significativa. Este trabalho teve por objetivo propor uma metodologia para facilitar a abordagem dos conteúdos de química tornando-os mais interessantes e motivadores através da História da Ciência.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido através de uma oficina intitulada “Desvendando a estrutura do benzeno de Kekulé” realizada para 13 graduandos, onde foram apresentados os seguintes passos: Histórico: os cientistas que contribuíram para a descoberta do benzeno, de onde foi extraído pela primeira vez, de onde surgiu o nome benzeno, os cientistas que descobriram a composição química e fórmula molecular e os que propuseram estruturas moleculares do benzeno no século XIX. Conceitos Químicos: a tetravalência do carbono, valência e os tipos de ligações covalentes (simples, dupla ou tripla). Idéia de Simetria: ao passar retas na molécula do benzeno que é um hexágono suas áreas deveriam ser iguais e o Sonho que teve: onde ele via os átomos de carbono como cadeias longas girando e torcendo-se como cobras, e uma delas mordia o próprio rabo tendo idéia da disposição dos átomos do benzeno que formam um ciclo hexagonal. Todos esses conceitos foram fundamentais para a construção da estrutura da molécula do benzeno de Kekulé. Logo após houve a montagem da molécula do benzeno com suas ressonâncias, utilizando - se materiais alternativos. Ao final da oficina, aplicou-se um questionário com perguntas abertas aos participantes para que pudéssemos obter o entendimento dos graduandos.

Resultado e discussão

Após análise dos resultados dos graduandos, verificou-se que quando questionados se a História da Ciência auxiliou na compreensão do tema abordado, foram dados os seguintes relatos: “Facilita o entendimento e esclarece que o produto final passou por evoluções, construções de diferentes cientistas” Graduando A. “O assunto contextualizou a idéia de formação do conteúdo no nosso imaginário científico” Graduando B. “A partir de uma construção sistemática a História da Ciência da à base de construção desde a fórmula molecular à sua estrutura” Graduando D. De acordo com (MATTHEWS, 1995) acredita-se que a História da Ciência pode motivar e seduzir os alunos, tornando as aulas mais interessantes, humanizar a visão de ciência mostrando-a como processo e não como um produto acabado e promover uma compreensão melhor da construção do conhecimento ao longo do tempo e sua dinamicidade. Quando questionados se História da Ciência contextualizada com a Química Orgânica influenciaria na aprendizagem dos alunos, os graduandos relataram: “Influencia de maneira positiva, pois é necessário abordar a História da Ciência para a fixação e compreensão dos conteúdos” Graduando G. “Sim, pois contextualiza o ensino e facilita a aprendizagem”,Graduando A. “Sim, pois os alunos compreenderiam que o conhecimento de química foi construído por meio de questionamentos e experimentos” Graduando F. Assim, podemos perceber que a História da Ciência pode ser uma importante ferramenta no Ensino de Química, pois gera contextualização do conteúdo trabalhado e o seu desenvolvimento é considerado fator primordial para que o ensino-aprendizagem apresente resultados positivos, uma vez que, quando se trabalha um conteúdo em consonância com a História da Ciência, as aulas tornam-se mais atraentes e motivadoras.

Conclusões

Concluiu-se que a partir dos relatos dos graduandos a História da Ciência pode ser utilizada como metodologia no Ensino de Química, pois ao utilizar o passado como uma ferramenta para a compreensão do presente pode ser uma alternativa pedagógica eficaz na busca de tornar as aulas de química mais estimulantes e desafiadoras para os alunos (CALLEGARIO, 2015). Além de difundir a alfabetização científica no Ensino de Química, pois se aborda varias informações sobre cientistas, sociedade e teorias que foram base para construir o conhecimento científico.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natuireza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec 2000.

CALLEGARIO, L.J.; HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O.; LUNA, F. L.; LINHARES, M. P.: A história da ciência no ensino de química: Uma revisão. Revista Virtual de Química., 2015, 7 (3), 977-991. Data de publicação na Web: 10 de maio de 2015.

DIAS, P. M. C.; A (Im)Pertinência da História ao Aprendizado da Física (Um estudo de caso). In: Rev. Bras. Ens. Fís. 23 (2). 2001.

MATTHEWS, M. R.; História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 1995, 79, 257.

GOULART, S. M.; História da Ciência: Elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. Publicado no livro: Educação na era do conhecimento em rede e transdiciplinaridade. LIBANEO, J. C. & SANTOS, AKIKO (orgs). Campinas, SP: Alínea, 2005.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará